Hibernate, Tá dificil começar a usa-lo!

Boa tarde a todos…
Sou ininciante no framework hibernate, recém baixei o mesmo e tentei acompanhar um tutorial basico do site do guj (“Livre-se do sql: uma introdução ao hibernate”. http://www.guj.com.br/java.artigo.125.4.guj).
O problema é que esse tutorial foi preparado para o hibernate versão 1 e muitas coisas mudaram e partes do tutorial ficaram muito obscuras (para os iniciantes).

Por exemplo esse construtor que apresenta problemas em sua compilação:
public AmigoDAO() throws Exception{
Datastore datastore = Hibernate.createDatastore();
datastore.storeClass(Amigo.class);
factory = datastore.buildSessionFactory();
}

Pelo que vi em outros sites ele deveria ser algo semelhante a:
public AmigoDAO(){
Configuration cfg = new Configuration();
try{
cfg .addClass(Amigo.class);
}
catch(MappingException mp){}

try{
        SessionFactory factory = cfg.buildSessionFactory();
    }
    catch(HibernateException he){}               
}

soh que a linha: Configuration cfg = new Configuration(); apresenta o seguinte erro:

log4j:WARN No appenders could be found for logger (net.sf.hibernate.cfg.Environment).
log4j:WARN Please initialize the log4j system properly.

Não sei se é assim que deve ser a instanciação dessa classe. Ou se o que esta errado é a configuração do meu arquivo de propriedades.
Para facilitar vou dizer o que eu fiz exatamente quando baixei e configurei o hibernate:

• Extrai o hibernate para c:\hibernate-2.1
  • Setei o classpath pra o arquivo hibernate2.jar contido neste diretorio

Copiei da pasta etc do hibernate um arquivo chamado hibernate.properties para a pasta do meu projeto descomentando as linhas pertinentes ao bd que estou usando (mySql).
Criei (conforme inidica o tutorial) um arquivo .xml contendo as associações e salvei tb conforme manda o dito tutorial.

Se por acaso algum dos passos está incorreto ou pode ser feito melhor não deixem de posta, se alguem tiver uma versão mais atualizada do tutorial também eh de grande ajuda.

Gostaria muito de aprender hibernate mas estou tendo dificuldades em encontrar material sobre o assunto, pricipalmente material atualizado.

Muito obrigado,

de uma olhada nos tutoriais disponiveis em:
http://www.hibernate.org/

Na versão do hibernate 2, você precisa trocar os import de cirrus.hibernate para net.sf.hibernate

Ola Rodrigo, eu ja realizei esta troca de pacotes, caso não o tivesse feito não seria possivel sequer compilar as linhas do Configuration…
o problema que acontece e runtime…
Mas mesmo assim muito obrigado kra…

Muito obrigado Denis, eu econtrei um First Step se não me engano acho q vou começar por ele.
É claro que um em pt seria mais rápido pra quem está começando ne mas… não adianta: quer moleza? senta no pudim!! hehe

ola caiozanchetti, tb passei pelos mesmos problemas que vc enfrentou e com muita persistencia eu consegui resolver, nao tenho os exemlos aqui, pois estou em outro micro, se quiseres posso postar. Mas vc pode me passar o endereço desse First Step?

Abraços e sorte para todos…