Hibernate - problemas ao finalizar a sessão de uma transação

Estou estudando hibernate para utilizar em um projeto pequeno. Com ele, utilizo o NetBeans 8 (uma versão antiga, mas na nova não encontrei o suporte a JSF e Hibernate como nessa antiga versão)

Acontece que faço uma operação de inserir um aluno, e ela está OK. quando tento inserir outro, recebo uma exceção. O detalhe é que:

Se eu NÃO fechar a sessionFactory, não há erros, mas o programa fica rodando eternamente. Estou utilizando uma classe com o método main para testar. Ao rodar a classe de teste, 2 alunos são inseridos no banco, mas a classe simplesmente fica como em um loop eterno, não chega ao final, mesmo sem ter nenhum comando após a inserção

Se eu chamar o método session.getSessionFactory().close(); , apenas o primeiro aluno é inserido e, no segundo, recebo a seguinte exceção: Exception in thread “main” org.hibernate.service.UnknownServiceException: Unknown service requested [org.hibernate.engine.jdbc.connections.spi.ConnectionProvider]

SessionFactory sessionFactory = HibernateUtil.getSessionFactory();
    Session session = sessionFactory.openSession();        

session.beginTransaction();
        session.saveOrUpdate(aluno);
    session.getTransaction().commit();

session.close();
    session.getSessionFactory().close();

Não precisa dar close na Factory, somente fechar a sessão corrente da transação que você está utilizando, que foi o que você já fez uma linha acima!

Boa tarde!

Então… Já tentei fazer isso. Porém, ao fazê-lo, o programa simplesmente continua a rodar. Imaginando que estivéssemos num programa em C++, ele não chega à linha “return 0” hehehe.

Porém não há mais nenhuma linha de código, o que é completamente estranho, para mim. É como se tivesse um while (true); invisível.

Tens ideia do que poderia ser?

Consegue compartilhar como está todo o seu código?

Oi, boa noite. Estou viajando no momento, sem computador. Mas no início da semana consigo enviar, sim.

De antemão, muito obrigado pela boa boa vontade em ajudar!

Bom dia,

Um colega de estudos conseguiu resolve o problema alterando uma propriedade relacionada ao c3p0