Hibernate - problemas ao finalizar a sessão de uma transação

Estou estudando hibernate para utilizar em um projeto pequeno. Com ele, utilizo o NetBeans 8 (uma versão antiga, mas na nova não encontrei o suporte a JSF e Hibernate como nessa antiga versão)

Acontece que faço uma operação de inserir um aluno, e ela está OK. quando tento inserir outro, recebo uma exceção. O detalhe é que:

Se eu NÃO fechar a sessionFactory, não há erros, mas o programa fica rodando eternamente. Estou utilizando uma classe com o método main para testar. Ao rodar a classe de teste, 2 alunos são inseridos no banco, mas a classe simplesmente fica como em um loop eterno, não chega ao final, mesmo sem ter nenhum comando após a inserção

Se eu chamar o método session.getSessionFactory().close(); , apenas o primeiro aluno é inserido e, no segundo, recebo a seguinte exceção: Exception in thread “main” org.hibernate.service.UnknownServiceException: Unknown service requested [org.hibernate.engine.jdbc.connections.spi.ConnectionProvider]

SessionFactory sessionFactory = HibernateUtil.getSessionFactory();
    Session session = sessionFactory.openSession();        

session.beginTransaction();
        session.saveOrUpdate(aluno);
    session.getTransaction().commit();

session.close();
    session.getSessionFactory().close();

Não precisa dar close na Factory, somente fechar a sessão corrente da transação que você está utilizando, que foi o que você já fez uma linha acima!

Boa tarde!

Então… Já tentei fazer isso. Porém, ao fazê-lo, o programa simplesmente continua a rodar. Imaginando que estivéssemos num programa em C++, ele não chega à linha “return 0” hehehe.

Porém não há mais nenhuma linha de código, o que é completamente estranho, para mim. É como se tivesse um while (true); invisível.

Tens ideia do que poderia ser?

Consegue compartilhar como está todo o seu código?

Oi, boa noite. Estou viajando no momento, sem computador. Mas no início da semana consigo enviar, sim.