Hibernate - failed to lazily initialize a collection of role

Srs,

estou começando a usar o Hibernate 3.2 no Jboss 4.0.4 e acho que tenho uma dúvida conceitual…

Tenho um mapeamento de 1 Funcionário para N Listas. Quando desatacho o objeto Funcionário e trago para o cliente, não é possível colocar mais Listas em Funcionário …

func_3.getListasAbertas().add(lista_1);
            func_4.getListasEncerradas().add(lista_1);

e eu tomo a exception abaixo…

[java] Exception in thread "main" org.hibernate.LazyInitializationException: failed to lazily initialize a collection of role: com.simac.entity.FuncionarioSimac.listasAbertas, no session or session was closed
 [java] at org.hibernate.collection.AbstractPersistentCollection.throwLazyInitializationException(AbstractPersistentCollection.java:358)
 [java] at org.hibernate.collection.AbstractPersistentCollection.throwLazyInitializationExceptionIfNotConnected(AbstractPersistentCollection.java:350)
 [java] at org.hibernate.collection.AbstractPersistentCollection.initialize(AbstractPersistentCollection.java:343)
 [java] at org.hibernate.collection.AbstractPersistentCollection.write(AbstractPersistentCollection.java:183)
 [java] at org.hibernate.collection.PersistentBag.add(PersistentBag.java:271)
 [java] at com.simac.clients.Client.main(Client.java:177)
 [java] Java Result: 1

Alguma idéia?

Você está usando Lazy Instantiation e está tentando carregar a coleção depois que a sessão já foi fechada…

Ops, faltou completar…

eu não queria ser obrigado a fazer o FETCH EAGER para todos os acessos a Funcionário só por causa desse problema.

Gostaria de saber se vcs têm um workaround para esse problema.