Hibernate - Exclusão lógica

Olá a todos!

Estou com uma pequena dúvida e gostaria de por em discução.

A alguns dias as bases de dados aqui da empresa estão trabalhando com exlcusões lógicas (por questões de clusterização e replicação de dados…), ou seja, em vez de excluir fisicamente o registro da base de dados, cada registro conta com uma flag (0 ou 1) indicando se o registo é válido ou inválido(excluído).

A dúvida que me apareceu é, se ao invés de utilizar uma cláusula WHERE nos HQLs e Criterias, eu não consegueria mapear o POJO excluíndo já esses registros…
Em outras palavras, no arquivo de mapemanto do hibernate, os HBMs, eu poderia dizer que o registro só deve aparecer se essa flag for 1? excluindo da pesquisa os com valor 0?

Olhei a documentação, mas o mais próximo que encontrei por exemplo é a tag @hibernate.set where="" (do xdoclet) que cria uma restrição where nos meus HBMs… mas isso só funciona quando estou trabalhando com relacionamentos entre tabelas…
Quando a consulta é em um único POJO, isso torna-se inútil…

Bom, alguém tem alguma sugestão ou acham que isso é realmente impossível?!

Abraços! :grin:

Problema resolvido logo após o post… :grin:

Mas fica a dica para quem necessitar algo desse genero,
Na definição do Classe que irá representar o Pojo, há como definir uma clausula where =D
no hbm:

<class
        name="com.xxx.xxxx.persistence.pojo.UsuarioPOJO"
        table="PAG_USUARIO"
        where="FG_REPSTATUS=1"
    >

ou XDoclet

[code]
@hibernate.class name=“com.xxx.xxxxx.persistence.pojo.UsuarioPOJO” table=“PAG_USUARIO” where=“FG_REPSTATUS=1”

[code]

Abraços