Hibernate - é viável mesmo?

Pessoal, desculpa a ignorancia, mas sou iniciante em Java… comecei a dar uma lida em framework…hibernate, e li q serve pra ajudar na reutilizacao do codigo, poupar tempo e etc…

Masss… só com os codigos e tempo que gastaria pra configurar o hibernate e fazer o mapeamento, já teria feito o meu sistema eu creio… rs

Aliás, to migrando do Delphi pro Java, racicionios totalmente diferentes, mas notei que tudo no Java exige códigos enormes.

Não existe uma forma prática e rápida de , por exemplo, ligar um BD atraves do Netbeans , construir a interface e colocar o negócio pra funcionar?

Sim, existe.

A utilização do Hibernate é totalmente viável e recomendada. Como você está configurando os seus relacionamentos?

Ainda não tentei trabalhar com isso, somente li a respeito e pesquisei alguns códigos. Não entendi a praticidade do negócio ainda

Obrigado pela atenção

O Hibernate abstrai toda a camada JDBC e também possui relacionamento ORM, ou seja, você poderá mapear todo o seu banco de dados para objetos usando o Hibernate.

É fácil começar por ele.

Ok, vou confiar em você… rsrs

Prosseguirei com os estudos.

Muito obrigado mais uma vez…

aproveitando… gostaria que me indicasse alguns materiais a respeito de Hibernate.

Valeu!

Oi André,

tem muito material na web, basta procurar no google, no site da DevMedia (JavaMagazine), no próprio PortalJava, no GUJ e principalmente no site do projeto: hibernate.org.

No site j2eebrasil também tem muito material.

[]s

Ok. Já procurei vários materiais, mas gostaria de saber quais o pessoal aqui usa pra aprender, materiais com mais qualidade e tal.
Vou continuar pesquisando.
Muito obrigado!

[quote=andre freitas]Ok. Já procurei vários materiais, mas gostaria de saber quais o pessoal aqui usa pra aprender, materiais com mais qualidade e tal.
Vou continuar pesquisando.
Muito obrigado![/quote]

A referência (hibernate.org).

Boa Noite Rafael
Meu nome é William, sou do PR e estou terminando minha POS em Engenharia de Software. Escolhi como tema da minha monografia Mapeamento Objeto-Relacional. Estou fazendo um projeto teste para apresentar as tecnicas de mapeamento, utilizando JPA. Sou iniciante no assunto ainda. Tenho que falar sobre Vantagens e Desvantagens do Uso de O.R.M. Vc teria alguma coisa sobre isso ??
Grato.

William

Oi William,

não tenho muita coisa a respeito do seu assunto, então acho que você deve procurar no google por temas semelhantes ao seu TCC (que com certeza deve ter).

[]s

André,

Sou programador Delphi, e tenho idéia das dificuldades de adaptação que você deve estar encontrando. Existem muitos termos que programadores “delphinianos” não estão acostumados, e mapeamento Objeto Relacional é apenas um deles. Mesmo porque apesar desta ferramenta possibilitar a programação OOP, a maioria das aplicação desenvolvidas segue o padrão procedural, e a lógica da aplicação se mistura a camada de Modelo, normalmente através da utilização de ClientDataSet´s. O Hibernate é viavél sim só que é um padrão radical mente diferente do que se utiliza no Delphi. A dificuldade maior para quem vem do Delphi é a mudança de conceitos, deixar de pensar de forma procedural para um pensamento OOP, o Hibernate é apenas a ponta do iceberg, rsrsrsrsrs.

Boa sorte e bons estudos.

fernandojsjr … heheh então… chega ser constrangedor pra alguem q trabalha a mais de 5 anos com Delphi ficar 1 mes no Hello World do Java…kkk (não riam!!)

Mas eu comecei ler muita coisa ao mesmo tempo, sobre interface, frameworks e a linguagem Java em si, acho que é por isso que não to conseguindo me desenvolver. Decidi que vou focar somente a linguagem Java por enquanto.

Obrigado!

Eu sou programador a anos , escolha o JSF ou Struts , mesmo assim eu prefiro o JSF