HIBERNATE - dúvida na inserção em relacionamento 1-1

e ae galera do GUJ

Tenho o seguinte problema:

Uma tabela Cliente e uma tabela Endereço ligadas em um relacionamento 1 - 1.

Só que quando eu insiro o cliente, eu não necessariamente preciso inserir o endereço dele.
Como eu faço isso?

Tipo… só insere o endereço se o usuário clicar em algo do tipo… preencher todos os dados.
Pra inserir cliente só precisa do email e da senha.

Meu banco de dados é o PostgreSQL, e no relacionamento no cliente eu coloquei que o codigoEndereço pode ser null.

Acontece o seguinte erro:

2006-11-07 18:47:41,767 DEBUG hibernate.util.JDBCExceptionReporter -> Could not execute JDBC batch update [insert into public.cliente (codigoEndereco, email, nome, sobrenome, senha, dataNascimento, cpf, codigoCliente) values (?, ?, ?, ?, ?, ?, ?, ?)]
java.sql.BatchUpdateException: Batch entry 0 insert into public.cliente (codigoEndereco, email, nome, sobrenome, senha, dataNascimento, cpf, codigoCliente) values (NULL, andrei, NULL, NULL, andrei, NULL, NULL, 2) was aborted. Call getNextException to see the cause.
at org.postgresql.jdbc2.AbstractJdbc2Statement$BatchResultHandler.handleError(AbstractJdbc2Statement.java:2512)

já agradecendo,

Andrei Ribas

Tem certeza que o erro é relacionado a isso? O que acontece se tentar salvar sem declarar o relacionamento?