Pessoal, eu sou novato no hibernate!
já consegui fazer uma inserção na webapp, e também validar login, ou seja, usei uniqueResult do hibernate.
Agora eu preciso fazer uma consulta na tabela LICENCA das empresas que tem id_empresa =1 por exemplo.
o id_empresa que está na tabela LICENCA, é como se fosse uma chave estrangeira da minha tabela EMPRESA, ela não é a chave primária, a chave primária da tabela LICENCA é id_licenca. eu não liguei as duas tabelas diretamente, eu simplesmente estou usando um recurso que copia o id_empresa e registra na tabela LICENCA o id da empresa no campo id_empresa!
eu queria saber como faço uma consulta que busca as licenças da empresa que tem id = 1!
Eu tentei capturar o resultado em um List, para buscar os resultados, mas não deu certo…
alguém pode me mostrar por favor um exemplo de uma busca que deu certo pelo hibernate???
Preciso descobrir isso com urgência!!!
vou mandar um exemplo simples q fiz aki.
eu entedi que vou usar o createquery!!
eu só não entendi o q.addEntity(Pessoa.class); do pessoadao
o que ele faz?
Isso tem haver com serialização?
eu estou tentando entender também o negócio de serialização!! Desculpe as perguntas bobas mas eu sou novato nisso!
public List buscaPessoa(String nome){
SQLQuery q =HibernateUtil.getInstance().createSQLQuery("SELECT * FROM PESSOA WHERE NOME='"+nome+"'");
------->>> q.addEntity(Pessoa.class);
return q.list();
}
esta linha indica ao Hibernate que o resultado da consulta é do Tipo Pessoa(Classe Pessoa) q no caso vc vai armazenar numa List parametrizada
E sobre serialização, isto não tem haver com serialização. Mas sobre este assunto tb sou novato, hehehe, sugiro q vc de uma pesquisada no forum e no google sobre serialização.
esta linha indica ao Hibernate que o resultado da consulta é do Tipo Pessoa(Classe Pessoa) q no caso vc vai armazenar numa List parametrizada
E sobre serialização, isto não tem haver com serialização. Mas sobre este assunto tb sou novato, hehehe, sugiro q vc de uma pesquisada no forum e no google sobre serialização.
É isso mesmo vc tem razão!!! eu não testei ainda porque o meu eclipse aqui tá dando erro… mas isso tem lógica pois quando vc armazena uma lista de array vc determina ArrayList ou coisa do tipo, então pra armazenar do tipo da minha classe eu também devo ter que especificar!!!
você não idéia de como me ajudou, apesar de eu não ter testado ainda!!!
Eu estou ligando minhas classes à tabela pelo .hbm.xml sabe… e estou desenvolvendo pelo Tomcat e JNDI, queria usar o JBOSS, como vc desenvolve? pelo JBOSS?
fiko feliz em poder ter ajudado. Sou bem + novato q vc, rsrs, uso hibernate com anotações(agiliza bastante o desenvolvimento…), Ide: Netbeans:5.0 e o container q uso é o Tomcat msm.