Hibernate 3.6 final lançado

A equipe do Hibernate é rápida mais uma vez, e já temos uma nova versão estável, a 3.6, depois da recente migração para o GitHub:
http://in.relation.to/Bloggers/HibernateCore360FinalRelease

Vale lembrar que o Hibernate 3.5 já estava compliant com a JPA2, e que essa release traz diversas melhorias, além de um já esperado guia rápido para os iniciantes:
http://docs.jboss.org/hibernate/core/3.6/quickstart/en-US/html_single/

Olá

Muito bom. O Hibernate é um dos principais responsáveis pela adoção em massa do Java. E a documentação dele sempre foi excelente. Vou baixar já.

Agora mesmo estou aqui tentando descobrir se vale a pena usar o Hibernate com Stored Procedures, se peço ajuda aos universitários do Spring, se recorro ao iBatis ou vou de JDBC na raça…

Segundo o Java Persistence with Hibernate, pag 358, há algumas restrições no uso dele com Stored Procedures do Oracle > 9. Meu próximo passo é buscar respostas no manual.

Mas se alguém tiver uma resposta mais rápida, agradeço.

[]s
Luca

Boa notícia Paulo!

Hey Luca, via JDBC tbm não é muito complicado, mas com Hibernate/JPA você teria alguma coisa como:

@Entity 
@NamedNativeQuery(
    name = "TestBean.findBean", 
    resultClass = TestBean.class,
    query = "{call findBeans()}", 
    hints = {@QueryHint(name = "org.hibernate.callable", value = "true"), 
             @QueryHint(name = "org.hibernate.readOnly", value = "true") }) 
public class TestBean 

...

javax.persistence.Query namedQuery = em.createNamedQuery("TestBean.findBean"); 
List users = namedQuery.getResultList();

Ótima notícia! Hoje mesmo vou atualiza-lo em um projeto que estou trabalhando.

[]´s

O Hibernate é um dos projetos que eu acompanho a movimentação do source code. Agora no Github ficou bem mais fácil acompanhar a movimentação do pessoal. Semana passada já deu um watch neles.

Quando ao 3.6 uma das coisas que eu mais esperava era o fim do suporte ao legado JDK 1.4. Finalmente mais um framework parou de dar suporte a ele.

De resto ví apenas correções de alguns bugs que já vinham sendo corrigidos no branch da 3.5.x.

De qualquer forma uma boa notícia.

++

Uso o Hibernate há muito tempo, desde as primeiras versões. Muito bom ver sua evolução!
:slight_smile:

Que boa notícia já vou migrar meu projeto para essa versão

Você já está usando JPA2?

é tudo uma questão do que você vai usar a maior parte do tempo. se for pra vc usar 90% do tempo o hibernate de forma nativa, ou seja sempre escrevendo o sql específico para o oracle em vez de hql, compensa adotar o ibatis. tenho trabalhado com o ibatis, ajuda bastante nesses casos, e estou muito feliz por não ter que usar jdbc diretamente.

Você já está usando JPA2?[/quote]

Desde o 3.5…

utilizo jpa 1 com toplink e infelizmente soh utilizei procedures com chamadas jdbc, achei chato, vc tem obter a conexao, tratar a SQLException e etc

Alessandro Lazarotti, esta forma de chamada funciona no JPA1?

abrasss

Muito boa noticia

Atualmente o Hibernate é uma das grandes vantagens de se utilizar java nas aplicações.

E alem de facilitar na comunicação com o banco de dados traz uma grande performace.

[quote=renanreismartins]utilizo jpa 1 com toplink e infelizmente soh utilizei procedures com chamadas jdbc, achei chato, vc tem obter a conexao, tratar a SQLException e etc

Alessandro Lazarotti, esta forma de chamada funciona no JPA1?

abrasss[/quote]

Yeap

Legal :smiley:

Hj rolou um post aqui no guj, sobre um bug no Hibernate com Firebird.

Problema apresentado quando se usa substring no HQL, dei uma olhada agora nos fontes da versão 3.6 e parece que não foi corrigido ainda.

Excelente notícia!

Gostei disso, a maioria dos projetos novos usam o annotations e nada mais justo que tudo venha junto num único jar.

Gente, entrei nesses sites citados mas só achei o .zip pra download.

Onde encontro o .lib do 3.6?

Obrigado.

O que mata é o tamanho do download, esse Hibernate tá cada vez mais gordo. ¬¬

[quote=namor]Gente, entrei nesses sites citados mas só achei o .zip pra download.

Obrigado.[/quote]

Aqui: http://sourceforge.net/projects/hibernate/files/hibernate3/

[quote=romarcio][quote=namor]Gente, entrei nesses sites citados mas só achei o .zip pra download.

Obrigado.[/quote]

Aqui: http://sourceforge.net/projects/hibernate/files/hibernate3/[/quote]

Valeu, obrigado.