Hibernate 3.6 final lançado

21 respostas
Paulo_Silveira

A equipe do Hibernate é rápida mais uma vez, e já temos uma nova versão estável, a 3.6, depois da recente migração para o GitHub:
http://in.relation.to/Bloggers/HibernateCore360FinalRelease

Vale lembrar que o Hibernate 3.5 já estava compliant com a JPA2, e que essa release traz diversas melhorias, além de um já esperado guia rápido para os iniciantes:
http://docs.jboss.org/hibernate/core/3.6/quickstart/en-US/html_single/

21 Respostas

Luca

Olá

Muito bom. O Hibernate é um dos principais responsáveis pela adoção em massa do Java. E a documentação dele sempre foi excelente. Vou baixar já.

Agora mesmo estou aqui tentando descobrir se vale a pena usar o Hibernate com Stored Procedures, se peço ajuda aos universitários do Spring, se recorro ao iBatis ou vou de JDBC na raça…

Segundo o Java Persistence with Hibernate, pag 358, há algumas restrições no uso dele com Stored Procedures do Oracle > 9. Meu próximo passo é buscar respostas no manual.

Mas se alguém tiver uma resposta mais rápida, agradeço.

[]s
Luca

Alessandro_Lazarotti

Boa notícia Paulo!

Hey Luca, via JDBC tbm não é muito complicado, mas com Hibernate/JPA você teria alguma coisa como:

@Entity 
@NamedNativeQuery(
    name = "TestBean.findBean", 
    resultClass = TestBean.class,
    query = "{call findBeans()}", 
    hints = {@QueryHint(name = "org.hibernate.callable", value = "true"), 
             @QueryHint(name = "org.hibernate.readOnly", value = "true") }) 
public class TestBean 

...

javax.persistence.Query namedQuery = em.createNamedQuery("TestBean.findBean"); 
List users = namedQuery.getResultList();
davidbuzatto

Ótima notícia! Hoje mesmo vou atualiza-lo em um projeto que estou trabalhando.

[]´s

G

O Hibernate é um dos projetos que eu acompanho a movimentação do source code. Agora no Github ficou bem mais fácil acompanhar a movimentação do pessoal. Semana passada já deu um watch neles.

Quando ao 3.6 uma das coisas que eu mais esperava era o fim do suporte ao legado JDK 1.4. Finalmente mais um framework parou de dar suporte a ele.

De resto ví apenas correções de alguns bugs que já vinham sendo corrigidos no branch da 3.5.x.

De qualquer forma uma boa notícia.

eduardoac

++

Uso o Hibernate há muito tempo, desde as primeiras versões. Muito bom ver sua evolução!
:slight_smile:

M

Que boa notícia já vou migrar meu projeto para essa versão

M

Você já está usando JPA2?

B

é tudo uma questão do que você vai usar a maior parte do tempo. se for pra vc usar 90% do tempo o hibernate de forma nativa, ou seja sempre escrevendo o sql específico para o oracle em vez de hql, compensa adotar o ibatis. tenho trabalhado com o ibatis, ajuda bastante nesses casos, e estou muito feliz por não ter que usar jdbc diretamente.

paulohbmetal

Você já está usando JPA2?

Desde o 3.5…

renanreismartins

utilizo jpa 1 com toplink e infelizmente soh utilizei procedures com chamadas jdbc, achei chato, vc tem obter a conexao, tratar a SQLException e etc

Alessandro Lazarotti, esta forma de chamada funciona no JPA1?

abrasss

Brn_SI

Muito boa noticia

Atualmente o Hibernate é uma das grandes vantagens de se utilizar java nas aplicações.

E alem de facilitar na comunicação com o banco de dados traz uma grande performace.

Alessandro_Lazarotti

renanreismartins:
utilizo jpa 1 com toplink e infelizmente soh utilizei procedures com chamadas jdbc, achei chato, vc tem obter a conexao, tratar a SQLException e etc

Alessandro Lazarotti, esta forma de chamada funciona no JPA1?

abrasss

Yeap

Adelar

Legal :smiley:

romarcio

Hj rolou um post aqui no guj, sobre um bug no Hibernate com Firebird.

Problema apresentado quando se usa substring no HQL, dei uma olhada agora nos fontes da versão 3.6 e parece que não foi corrigido ainda.

FernandoCartaxo

Excelente notícia!

Gostei disso, a maioria dos projetos novos usam o annotations e nada mais justo que tudo venha junto num único jar.

namor

Gente, entrei nesses sites citados mas só achei o .zip pra download.

Onde encontro o .lib do 3.6?

Obrigado.

Guevara

O que mata é o tamanho do download, esse Hibernate tá cada vez mais gordo. ¬¬

romarcio

namor:

Obrigado.

Aqui: http://sourceforge.net/projects/hibernate/files/hibernate3/

namor

romarcio:
namor:

Obrigado.

Aqui: http://sourceforge.net/projects/hibernate/files/hibernate3/

Valeu, obrigado.

gledson85

Até que enfim! Achei que isso nem ia mais acontecer!!! :smiley:

M

gledson85:
garcia-jj:

Quando ao 3.6 uma das coisas que eu mais esperava era o fim do suporte ao legado JDK 1.4. Finalmente mais um framework parou de dar suporte a ele.

Até que enfim! Achei que isso nem ia mais acontecer!!! :smiley:

Pois é, o Java 5 teve muita melhoria, mas tem muita gente presa no 1.4 ainda. Isso é bom pra fazer pressão pra mudarem.

Criado 13 de outubro de 2010
Ultima resposta 18 de out. de 2010
Respostas 21
Participantes 18