Hibernate 3.5 beta 3 lançado

Olá

O Hibernate 3.5 acaba de lançar o beta 3. Essa é uma versão importante, pois implementa quase que totalmente a api da JPA 2, em especial a API de Criteria, que agora está 100%:

http://in.relation.to/Bloggers/Hibernate350Beta3Release

Na MundoJava desse mês há uma artigo sobre a Criteria do JPA2, e algumas queries não funcionavam no Hibernate, apenas no EclipseLink. Passando para o Hibernate 3.5 beta 3 todos os testes unitários do artigo passam.

Eu pessoalmente tenho o Hibernate como meu framework preferido (em qualquer categoria) e fico contente deles agora terem uma implementação a altura (ou melhor?) que a do EclipseLink (que foi reference implementation da JPA2).

Pensei que o Hibernate tinha sido a implementação de referência do JPA, até achei estranha a notícia antes de ler a última parte.

Bem, de qualquer forma, ótimo! Aqui uma lista das novas features da versão 3.5 no JIRA do Hibernate.

Ótima Noticia!!! O Hibernate também tem sido o meu framework preferido. Mesmo sendo o beta já vou baixar

JPAQL, Criteria… a JPA 2 so faz se adaptar ao Hibernate e sua vasta gama de recursos :wink:

Boa notícia mesmo, também gosto muito do Hibernate, e também de Criteria!

Eu também achava isso…

Parece que na JPA 1.0 o hibernate foi a referencia sim, mas estamos falando da 2.0 agora… a Spec evoluiu e o hibernate acaba de se adequar :slight_smile:

Curiosamente para a JPA 1.0 o Oracle TopLink Essentials foi o RI.

hummm, que bom…

Ueh… tem certeza Paulo? O Gavin KIng nao foi chamado pela Sun pra ajudar na especificacao da JPA 1.0, gracas a enorme aceitacao do Hibernate ?

Oi TiD. Pois é, eu tambem nao sabia, tive de pesquisar. O Gavin King realmente foi um dos lideres da especificacao (que na epoca era junto com a do EJB 3, a JSR 220), mas a ref foi mesmo a topliink essentials:
http://www.oracle.com/technology/products/ias/toplink/jpa/index.html

[quote=Paulo Silveira]
Curiosamente para a JPA 1.0 o Oracle TopLink Essentials foi o RI.[/quote]
Outra curiosidade, para quem não sabe, o TopLink foi doado da Oracle para a fundação Eclipse e se tornou o EclipseLink.

Também não sabia. hehehe
Mas agora com a Sun pertencendo à Oracle, fico imaginado como via ser o JPA3.

noticia boa sim… muito boa… este também é meu framework preferido também…

não sei se cabe a este tópico a pergunta mas… quanto tempo vocês acham que as empresas vão demorar para usar estas especificações recentes, jsf 2, jpa 2, ejb 3.1… ?

Oi TiD. Pois é, eu tambem nao sabia, tive de pesquisar. O Gavin King realmente foi um dos lideres da especificacao (que na epoca era junto com a do EJB 3, a JSR 220), mas a ref foi mesmo a topliink essentials:
http://www.oracle.com/technology/products/ias/toplink/jpa/index.html

[/quote]

Até onde eu sabia, a SUN na época das primeiras versões do Hibernate copiou a idéia de framework ORM e mais um monte de features legais do Hiberante e com o surgimento da EE5, especificou o JPA e usou como implementação padrão o TopLink da Oracle. Além disso, aliados ao JSE5 passou a permitir também o uso de “Annotations” ao invés de arquivos XML (*.hbm) para mapeamento de entidades.

De qualquer forma, acho muito legal o Hibernate em si. Acredito que junto do Struts, são as frameworks mais conhecidas da grande maioria dos desenvolvedores. Porém ainda acho o Hibernate ainda mais “jiraya”, porque considero que ele exerça maior soberania em uso nos atuais projetos do que as atuais versões do Struts (perdeu muito espeço para o JSF principalemente) e atue numa camada muito mais “sombria”, pesada e crítica de uma aplicação.

e agora usar JPA 2.0 ou Hibernate diretamente… afinal o hibernate teoricamente é projeto mais antigo e com mais recursos ?.. outra coisa que não entendo tb… é seguinte o hibernate que criou essa ideia de Criteria, certo ? então na verdade quem se adaptou foi a JPA 2.0…

[quote=ualex]e agora usar JPA 2.0 ou Hibernate diretamente… afinal o hibernate teoricamente é projeto mais antigo e com mais recursos ?.. outra coisa que não entendo tb… é seguinte o hibernate que criou essa ideia de Criteria, certo ? então na verdade quem se adaptou foi a JPA 2.0…

[/quote]

Sim, tinha primeiro no Hibernate e sua falta no JPA fez com que as pessoas continuassem ‘atreladas’ as APIs org.hibernate.*. O fato da RI ser o EclipseLink (aka TopLink) provavelmente seja por “estrategias de negócio” favoraveis ao próprio hibernate. Creio eu que, eles queriam colocar a responsabilidade de RI numa implementação de licença Eclipse e ganhar tempo para fazer uma implementação bacana para o Hibernate.

[quote=ualex]e agora usar JPA 2.0 ou Hibernate diretamente… afinal o hibernate teoricamente é projeto mais antigo e com mais recursos ?.. outra coisa que não entendo tb… é seguinte o hibernate que criou essa ideia de Criteria, certo ? então na verdade quem se adaptou foi a JPA 2.0…

[/quote]

Sim, a ideia veio do Hibernate, mas o Criteria da JPA2 é bem diferente da antiga.

Alguém poderia me passar o link de um repositório do maven que já tenha essa versão.
Googlei aqui mas não consegui achar.

http://repository.jboss.com/maven2/org/hibernate/hibernate-core/3.5.0-Beta-3/