Trabalho com um sistema ERP feito em Delphi.
O sistema está codificado da forma estruturada, sem divisão de camadas ou orientação a objeto.
O Sistema possui 3 anos de desenvolvimento e continua crescendo.
A dificuldade é que existem muitos processos dependentes de outros processos.
Gostaria de saber quais ferramentas ou metodologias, poderiam ser usadas para documentar de forma
clara as “DEPENDÊNCIAS e RELAÇÕES” entre os processos.
De forma que quando fosse haver a inclusão ou alteração de algum processo, o Programador
pudesse já saber quais processos terão impacto.
Cara, se eu estivesse no seu lugar primeiramente eu iria me preocupar em fazer uma ótima documentação UML da sua aplicação. Descrevendo todos os cenários, fluxos, entidades a serem utilizadas.
Como você disse que o crescimento do sistema atual é constante, você já poderia fazer um levantamento das possíveis entidades que participaram do seu sistema; descrever as possíveis interações com os fluxos atuais. Basicamente a minha saída seria essa: documentação UML do seu sistema.
Como um exemplo, uma vez trabalhei em um projeto de troca de plataforma, no caso, aplicativos em mainframes para JAVA/ORACLE. Eu fui um dos analistas que estavam no projeto desde do início, definimos com os outros dois analistas e um consultor, dar um foco maior na documentação inicial, com o risco de sairmos do projeto no meio do caminho, para que dessa forma os que fossem implementar, tivesse um ótimo conhecimento funcional do negócio.
A estratégia foi:
definir a modelagem em dgs UML;
documentação funcional (regras de negócio, requisitos, tecnologias a serem utilizadas, descrição das etapas do processo de implantação…)
documentação técnica (mapeamento de entidades canônicas, atributos, objetos, métodos…)
Acredito que dessa forma, e pela experiência obtida… uma ótima documentação, coerente, revisada e completa é o grande legado que você pode deixar para os seus sucessores.
Poste depois para nos contar o procedimento que efetuaram…