Olá pessoal
Gostaria de opiniões sobre o livro Head First Rails. Eu estou aprendendo Ruby com apostilas, internet, enfim. E quero a partir do mês que vem dar um “UP” com Rails.
Esse livro é recomendado? E a tradução?
Obrigado pela atenção
Olá pessoal
Gostaria de opiniões sobre o livro Head First Rails. Eu estou aprendendo Ruby com apostilas, internet, enfim. E quero a partir do mês que vem dar um “UP” com Rails.
Obrigado pela atenção
Man, primeiro uma pergunta…
vc já viu algum livro da serie Head First ruim? rsrsrs
eu comprei nao me arrependi.
Eu já tive oportunidade de ler alguns livros da série e realmente são muito bons e muito didáticos.
Já ouvi comentários de que o livro traduzido possui erros grotescos de tradução. Então, a dica que fica é, se for comprar compre em inglês.
abraço.
Eu tenho a edição original desse livro, e me decepcionei um pouco. Em geral, os livros da série Head First, além de possuirem uma didática excelente, são razoavelmente completos, o que não ocorre com o Head First Rails. Ao fim da leitura, você terá uma boa visão geral sobre o Rails, mas não vai realmente saber muito sobre ele.
Por exemplo, no capítulo sobre Ajax, no fim das contas, você só aprenderá 3 helpers (link_to_remote, periodically_call_remote e remote_form_for), sendo que o livro sequer menciona a existência de templates RJS.
Enfim, eu só recomendo o Head First Rails para quem não sabe nada sobre Rails e quer ter uma introdução mais detalhada ao assunto através de um livro realmente agradável de ler. Mas se você já sabe um pouco sobre o Rails e/ou quer realmente aprendê-lo a fundo, ele não é uma boa escolha (ao contrário do Agile Web Development with Rails).
Obrigado pelas sugestões pessoal. Eu também conheço a série Head First (já li o Java e JSP), mas ainda não conheço a versão Rails.
elomarns,
Eu não conheço nada de Rails, só Ruby mesmo. Estou pensando em comprar esse livro então pra ter uma base, pois sei que a didática da série é boa.
Aí depois vou avançando um pouco mais, com o Agile Web Development with Rails.
Mais uma vez obrigado pelas dicas. []s
[quote=leandronsp]Olá pessoal
Obrigado pela atenção[/quote]
Se você dominar o inglês (ou pelo menos lê bem) dê preferencia para livros em ingles. Você inclusive vai achar mais opções de livros sobre rails na amazon.com do que nas livrarias do Brasil. Eu tenho o Head First Rails. O livro é legal. A tradução tem alguns erros, mas nada que interfira no seu aprendizado.
Agora, se você quer aprender Ruby antes de se envolver com Rails, compre o livro A Linguagem de Programação Ruby (http://www.submarino.com.br/produto/1/21499198/linguagem+de+programacao+ruby,+a-+10+volumes). O livro é muito bom e cobre tanto a versão 1.8 quanto a 1.9 do Ruby.
Outro lugar muito bom para aprender Rails, sem gastar nada: http://guias.rubyonrails.pro.br/
Abraços!
Abraços!