Essa vai mais para os mantenedores do guj. Observando a quantidade de posts e informações que circulam pelo guj diariamente, não consigo deixar de fazer uma pergunta: por que não um GUJ Wiki?
Já há um tempo q penso nisso, e nesse tempo todo já vi vários assuntos serem tratados e espalhados por diversos topics pelos vários fóruns do guj. Um wiki moderado, sendo propostos novos temas de tempos em tempos, com toda a discussão sobre o assunto em um topic, e com a conclusão do mesmo resumida em uma página. Não seria interessante?
[quote=tatianaesc]Oi Daniel,
Eu gosto muito do TWiki - http://twiki.org/.
[]´s
Tatiana[/quote]
Bom eu particularmente nao sou muito fã de wiki em java.
estava discutindo isso com o rafael steil, a parte de link e tags consome muito recurso da maquina a toa. sendo que faz o mesmo trabalho que o mediawiki com uma performance e aproveitamento muito melhores do que um wiki em java.
Formato? Algo como a aparência do wiki, ou como o mesmo se comportaria na criação de novos artigos (ou sei lá o que)? Se for o último caso, acho q poderia ser discutido, já partindo do pressuposto de ser moderado, para evitar a publicação de conteúdo falso.
[editado]
Ah sim!!! O engine do wiki. Que ignorância a minha. E a propósito, valeu pelas estrelinhas
[/editado]
Sim, exato: que tipo de conteúdo e como este conteúdo vai ser mantido dentro do do wiki? Mais ou menos este tipo de discussão que temos e nunca chegamos a nenhuma conclusão. Portanto, sugestões?
Bom, começando:
:arrow: haveria um grupo de moderadores
:arrow: seriam definidos pelos moderadores, de acordo com a política do guj, os assuntos que deveriam constar no wiki
:arrow: definido um assunto, o mesmo entraria em uma fase “esboço”
:arrow: poderia ser criada uma nova categoria de usuários, que, além dos outros, poderiam apenas editar o esboço (os usuários poderiam chegar a esse status, automaticamente, por um tipo de pontuação, como as estrelinhas)
:arrow: estando o esboço bom o suficiente, este seria publicado
:arrow: para acompanhar a evolução de um artigo, pode ser criado um novo fórum, que receba posts automáticos a cada alteração de um esboço ou artigo
… e tantas outras mais que me vêem à mente, mas que preciso de tempo para organizá-las…
Acho que usar um wiki para escrever artigos e tutoriais seria uma boa idéia, e pode ser que dê bons resultados. Mas para isso, basta o próprio Wikipedia, não precisa de um GUJ Wiki. No entanto, ainda achei legal a idéia de um GUJ Wiki.
Bom, então minhas sugestões:
Quanto ao tipo de conteúdo, acho que tutoriais e artigos estaria ótimo.
Acho que para manter o wiki, deveria ser solicitada a um moderador do GUJ para criar o tutorial ou artigo. Uma vez que a solicitação é aprovada, o amigo pode começar a escrever seu material junto com outros interessados também do GUJ.
Para ser sincero, parece ser dificil manter isso. Não tenho experiência com isso, por isso minha opinião pode ser meio inválida. Mas fica ai a idéia.
Antes de mais nada, acho interessante um wiki por manter conteúdo relacionado. Um crescente de artigos e tutoriais relacionados deixa de ser apenas isso, passa a ser um fonte interessante de conhecimento. Outro ponto é poder estender um artigo/tutorial a um nível maior do que o hello world, que é o que muitos artigos fazem. Quanto ao fato da moderação, de qualquer forma os artigos/tutoriais publicados no guj são selecionado (eu acho). O trabalho seria semelhante.
Que interessante, eu nem sabia que o JavaFree tinha um wiki. Ponto pra eles.
Gostaria também de aproveitar e dizer que estou disposto a ajudar caso essa idéia resulte em produção de código.
Interessante esse JavaAlmanac. Mas talvez um pouco restrito. Uma abordagem um pouco mais interessante talvez fosse um discussão mais abrangente sobre a tecnologia. Um lugar para organizar e concentrar muitos dos temas debatidos no fórum. Entenda-se concentrar como manter as conclusões de uma determindada discussão enxuta e acessível.
Imagine só: um iniciante vem e posta “como eu conecto em um banco de dados?”, ae vem outro e posta “como eu conecto em oracle?”. Todos aqui sabem como esse tipo de pergunta é comum. Bom, a resposta imediata seria utilizar o mecanismo de busca. Mas nem sempre o mesmo é eficiente, por não manter uma conexão forte entre os tópicos mostrados no resultado. Uma outra opinião que tenho é que todo post do fórum deveria ter uma espécie de ata de reunião. Temas interessantes ficam espalhados pelo fórum, e uma forma interessante de juntá-los seria através de um wiki.
Temas ainda mais complexos como arquitetura, utilização de patterns, etc., se beneficiariam muito com isso.
Vejo a wikipedia como um lugar para conter informações sobre as mais diversas áreas do conhecimento. Já um wiki do guj seria para conteúdo java, exclusivamente.
Só temos que tomar cuidado para sermos um cidadão virtual, e não um robert virtual. Se já existe um ambiente colaborativo para tal finalidade, deveriamos colaborar com ele.
A não ser que esse mesmo tivesse problemas (lingua, politica de uso, controle) ou então que possamos fazer algo bem melhor.
Nem estou certo se o Wikipedia é o lugar certo para tudo e se não há espaço para um GUJ wiki, só gostaria que fosse pensado antes (como parece está sendo).
Já conversamos sobre isso lá pelas bandas do JavaFree, mas a questão é que codigo é bem mais universal do que entradas em uma wiki, onde o idioma conta muito. Eu ia gostar um bocado se o GUJ tivesse uma wiki, já que o forum é excelente.
A idéia é legal e eu não me preocuparia tanto com o formato, afinal os wikis se estruturam e evoluem com o tempo. Talvez uma boa idéia fosse criar para poucos usuários, sem divulgação, e liberar para a comunidade quando uma proto estrutura surgisse. A tendência seria que as adições novas sigam o estilo que já estava lá. Ou não, sei lá