[quote=Paulo Silveira]O Marco Biscaro abriu um tópico avisando sobre esse número: um milhão de mensagens é uma incrível marca, e o GUJ só pode agradecer aos mais de 100 mil usuários que já passaram por aqui. O GUJ não seria essa referência se não fosse pelos usuários, colaboradores e moderadores, além da ajuda que teve de outras comunidades, como o SouJava, o JavaFree, CeJUG, RioJUG, DFJUG e tantos outros grupos.
Como novidade para esse ano, estamos reativando a newsletter do GUJ, que traz as principais notícias do site, assim como os tópicos mais discutidos. Uma reorganização do layout também está sendo estudada.
Escrevi um post sobre minhas impressões pessoais dessas um milhão de mensagens, e como elas podem nos dizer algo em relação ao rumo da comunidade:
E você, o que acha sobre o rumo da comunidade? Para onde os desenvolvedores Java estão caminhando?
abraços[/quote]
Bom sou membro do GUJ desde 2003, apesar de alguns dos membros da minha época ou mais velhos terem perdido aquela vontade de postar, muitos mais novos vem aqui e esclarecem dúvidas.
Acho que aquele barato de se achar melhorou muito durante os anos, vc nao lê mais mensagens do tipo: “Afe vc nao sabe fazer isso?”
Creio que o GUJ continue por muito tempo como uma referência brasileira para foruns sobre Java, web e até novas tecnologias como Ruby que sempre aparecem por aqui dúvidas e respostas.
Sobre os desenvolvedores Java: Eu acho que muitos andam preocupados com o rumo, achando que Java vai morrer, perder mercado, etc…
Até hj vcs acham vagas para VB, Delphi, Clipper, etc?
Então acho q temos que focar mais e se preocupar menos, vagas de Java tem milhares pelo mundo todo.
Antes material de Java era difícil, vc tinha que se matar pra achar, traduzir mta coisa, hj com o GUJ, na epoca PortalJava, o JavaFree, SouJava, etc abriram muitas portas, diversos desenvolvedores abriram blogs e sites e assim facilitou demais a vida de todos nós, assim melhorando a qualidade dos desenvolvedores Java no Brasil.
Os eventos de Java antes em abundância, hoje em dia só alguns poucos não são mais vistos como pontos novos e sim como networking oq melhora o relacionamento entre os desenvolvedores e só aumenta a qualidadedos códigos.
Ou seja, o futuro de quem programa em Java está garantido, desde q esse continue aprendendo, pq SEMPRE aparecerão novos frameworks, todo dia quase um é criado, alguns bons, outros ruins, mas no fundo contendo a idéia principal, que é: pegar a idéia principal da ferramenta, aprender e implementar em seu código coisas com mais qualidade.
Parabéns a todos. 8)