GUJ atinge a marca de um milhão de mensagens

O Marco Biscaro abriu um tópico avisando sobre esse número: um milhão de mensagens é uma incrível marca, e o GUJ só pode agradecer aos mais de 100 mil usuários que já passaram por aqui. O GUJ não seria essa referência se não fosse pelos usuários, colaboradores e moderadores, além da ajuda que teve de outras comunidades, como o SouJava, o JavaFree, CeJUG, RioJUG, DFJUG e tantos outros grupos.

Como novidade para esse ano, estamos reativando a newsletter do GUJ, que traz as principais notícias do site, assim como os tópicos mais discutidos. Uma reorganização do layout também está sendo estudada.

Escrevi um post sobre minhas impressões pessoais dessas um milhão de mensagens, e como elas podem nos dizer algo em relação ao rumo da comunidade:

E você, o que acha sobre o rumo da comunidade? Para onde os desenvolvedores Java estão caminhando?

abraços

quem foi a pessoa que postou o poste de número 1 milhão??? hehehehe :lol:

se os ids do rafael seguirem uma logica eh esse cara aqui
http://www.guj.com.br/posts/list/198950.java#1000000

Sensacional… de uma pequena vila com poucos habitantes a uma megalópole.

Sobre o rumo da comunidade, vejo o crescimento e a adoção de novas tecnologias. Isso realmente é muito bom para nós deixarmos um pouco de lado o orgulho e abrirmos nossas cabeças para novos conceitos.

Abraços

[quote=Paulo Silveira]O Marco Biscaro abriu um tópico avisando sobre esse número: um milhão de mensagens é uma incrível marca, e o GUJ só pode agradecer aos mais de 100 mil usuários que já passaram por aqui. O GUJ não seria essa referência se não fosse pelos usuários, colaboradores e moderadores, além da ajuda que teve de outras comunidades, como o SouJava, o JavaFree, CeJUG, RioJUG, DFJUG e tantos outros grupos.

Como novidade para esse ano, estamos reativando a newsletter do GUJ, que traz as principais notícias do site, assim como os tópicos mais discutidos. Uma reorganização do layout também está sendo estudada.

Escrevi um post sobre minhas impressões pessoais dessas um milhão de mensagens, e como elas podem nos dizer algo em relação ao rumo da comunidade:

E você, o que acha sobre o rumo da comunidade? Para onde os desenvolvedores Java estão caminhando?

abraços[/quote]

se ja tinha sido criado um tópico a respeito então por que foi necessário criar outro? :lol:

[quote=Paulo Silveira]O Marco Biscaro abriu um tópico avisando sobre esse número: um milhão de mensagens é uma incrível marca, e o GUJ só pode agradecer aos mais de 100 mil usuários que já passaram por aqui. O GUJ não seria essa referência se não fosse pelos usuários, colaboradores e moderadores, além da ajuda que teve de outras comunidades, como o SouJava, o JavaFree, CeJUG, RioJUG, DFJUG e tantos outros grupos.

abraços[/quote]

Bom sou membro do GUJ desde 2003, apesar de alguns dos membros da minha época ou mais velhos terem perdido aquela vontade de postar, muitos mais novos vem aqui e esclarecem dúvidas.
Acho que aquele barato de se achar melhorou muito durante os anos, vc nao lê mais mensagens do tipo: “Afe vc nao sabe fazer isso?”

Creio que o GUJ continue por muito tempo como uma referência brasileira para foruns sobre Java, web e até novas tecnologias como Ruby que sempre aparecem por aqui dúvidas e respostas.

Sobre os desenvolvedores Java: Eu acho que muitos andam preocupados com o rumo, achando que Java vai morrer, perder mercado, etc…
Até hj vcs acham vagas para VB, Delphi, Clipper, etc?
Então acho q temos que focar mais e se preocupar menos, vagas de Java tem milhares pelo mundo todo.

Antes material de Java era difícil, vc tinha que se matar pra achar, traduzir mta coisa, hj com o GUJ, na epoca PortalJava, o JavaFree, SouJava, etc abriram muitas portas, diversos desenvolvedores abriram blogs e sites e assim facilitou demais a vida de todos nós, assim melhorando a qualidade dos desenvolvedores Java no Brasil.

Os eventos de Java antes em abundância, hoje em dia só alguns poucos não são mais vistos como pontos novos e sim como networking oq melhora o relacionamento entre os desenvolvedores e só aumenta a qualidadedos códigos.

Ou seja, o futuro de quem programa em Java está garantido, desde q esse continue aprendendo, pq SEMPRE aparecerão novos frameworks, todo dia quase um é criado, alguns bons, outros ruins, mas no fundo contendo a idéia principal, que é: pegar a idéia principal da ferramenta, aprender e implementar em seu código coisas com mais qualidade.

Parabéns a todos. 8)

[quote=fmeyer]se os ids do rafael seguirem uma logica eh esse cara aqui
http://www.guj.com.br/posts/list/198950.java#1000000[/quote]
Mas olha a data do post do cara.
23/02/2010 10:41:15

[quote=fabiofalci][quote=fmeyer]se os ids do rafael seguirem uma logica eh esse cara aqui
http://www.guj.com.br/posts/list/198950.java#1000000[/quote]
Mas olha a data do post do cara.
23/02/2010 10:41:15[/quote]

É que muitas mensagens foram deletadas, então esse id não reflete a milhonésima mensagem válida.

Eu vejo profissionais que trabalham com Java agregando diversas outras tecnologias ao seu dia a dia, e sendo agregado a outras também (Oracle), talvez num futuro não muito distante o GUJ passe a englobar não só Java, mas também Rails, Oracle, Grails…sei que isso já esta acontecendo… Mas pelo andar acredito que seremos muito mais expressivos.

Essa contagem considera as mensagens do Portal Java que foram migradas pro GUJ?

contam sim, que sao 180 mil mensagens, bastante consideravel para a marca.

Eu acho que comunidade Java de forma em geral ficou muito mais profissional. Isso tem seu lado bom e ruim. Mas o desenvolvimento Java ainda eh amador.

O Eduardo comentou que o pessoal nao da mais voadora no peito, na epoca que o GUJ tenha algumas poucas mil mensagens. Eu gostava dessa epoca, mas eh uma coisa meio saudosista. O GUJ cresceu e mereceu crescer, com isso recebe os (muitos) louros e como tudo que cresce demais, tem seus problemas tambem, discutidos diariamente em varios posts.

Acho que o desenvolvimento Java nao acompanhou esse crescimento. Eu sinto que o desenvolvimento de software aqui no Brasil… no Brasil todo nao, mas ate onde meus olhos e meu teclado enxerga, sendo Java ou nao, ainda esta amador, mas com uma sensivel melhora nos ultimos dois anos.

Parece que as pessoas estao comecando a se preocupar mais em desenvolver software com qualidade. Mas eh uma impressao superficial, particular. Espero que essa continue sendo a tendencia.

De qualquer forma, parabens GUJ pela expressiva marca! :wink:

Abraco

Realmente é uma marca muito expressiva… Como usuário do GUJ fico muito satisfeito em ajudar os outros e ser ajudado tbm… Parabéns ao GUJ e a todos que tbm colaboram com o site… :slight_smile:

Que bom…

parabéns a todos que por todos os tempos dispuseram suor e prazer por manter este espaço querido, aberto e democrático como ambiente de aprendizado e colaborativo para evolução da comunidade brasileira de computação!

Parabéns ao GUJ e a todos os usuários que fizeram isso acontecer!
:smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:
vlw

Parabéns a nós :thumbup: !

Sem dúvida alguma eu sou um profissional melhor graças ao GUJ. :slight_smile:

Isso sem contar aquelas mensagens perdidas em 2006 né?

Poderia ser bem mais :frowning:

Valeu.