Gui em C

Olá a todos.
Estou querendo criar janelas em C. No Windows basta adicionar a biblioteca windows.h. Mas e no linux, como faz?
Outra dúvda. Muitos lugares falam que pode-se usar o qt creator para desenvolver um janela para C/C++.
Eu já tenho instalado o qt desing. Serve? Ou necessito do qt creator? Caso sirva, alguém poderia indicar um tutorial ensinando a usar o qt desing para C?
Abraços.

É muito genérico dizer “basta adicionar a bliblioteca windows.h (…)”.

Você quer sofrer, programando GUIs usando C, então recomendo brincar com GTK.

QtDesign é a ferramenta RAD que usa o Qt (C++ e QML) por baixo. Se você deseja
algo sério, terá que ter as duas ferramentas citadas.

O próprio Qt Doc já é uma boa referência.

o/

Qual qualquer outra forma além dessa ele irá sofrer muito, mas para C GTK me parece melhor, em relação a estrutura !

Tente usar alguma biblioteca como Conio ou Allegro, vai facilitar bastante sua vida.

Bom, devagar estou conseguindo algumas coisas.
Primeiro, instalei o GTK e consegui configura-lo no Netbeans (que não foi tão intuitivo assim).
Apesar de funcionar alguns erros aparecem (não impedem a compilação, mas no momento faço coisas simples, mas tenho certeza que na construção de algo complexo irá afetar. Os erros são: “há inclusões não resolvidas dentro de < gdk/gdk.h > < gtk/gtkaboutdialog.h > < gtk/gtkaccessible.h > < gtk/appchooser.h > < gtk/appchooserdialog.h >”) Procurei como resolver mas não consegui. Alguma ideia?
Outro dúvida. Quando crio uma janela simples, como no exemplo:

'#'include < gtk/gtk.h >

int main( int argc,
char *argv[] )
{
GtkWidget *window;

gtk_init (&argc, &argv);

window = gtk_window_new (GTK_WINDOW_TOPLEVEL);
 gtk_widget_show  (window);

gtk_main ();

return 0;

}

Ao construir essa janela, aparecem os botões maximizar, minimizar e fechar, mas creio que o SO que tenha criado e não o programa, correto? A questão é: quando clico no botão fechar (‘X’)