Considero isto um excelente avanço, já que a dupla Groovy / Grails é grande responsável pela adoção de ferramentas dinâmicas e altamente produtivas na plataforma Java. Participo da lista de discussão sobre o desenvolvimento do plugin groovy para o eclipse, e as coisas andam meio devagar por lá. É bom saber que haverá uma alternativa decente.
Pelo que o post diz, os nightly builds e a próxima versão estável do netbeans virão com os plugins.
Baixei o nightly build agora pouco, criei uma aplicação Grails, uns models, gerei as views e os controllers, tudo via IDE. Tá funcionando bem, para um exemplo bem básico. Ainda faltam alguns scripts para ficar completo: plugins, testes, layouts, etc. Acho que está caminhando, mas ainda prefiro a velha linha de comando… Quando ficar mais maduro acredito que seja uma ótima opção.
Fico muito feliz em saber que o Grails/Groovy está voltando a ter destaque, pois na minha singela opnião, acho ele muito mais interessante do que o JRuby, até por ter uma sintaxe mais amigável pra gente (Desenvolvedores Java) e por possuir uma integração mais forte entre eles.