Grails Brasil - Grupo de usuários Grails brasileiros

Ao buscar por um grupo de usuários brasileiros de Grails, acabei não encontrando nenhum. Sendo assim, resolvi criar aquele que, acredito, seja o primeiro grupo de usuários de Grails brasileiro.

Para aqueles que quiserem participar deste grupo, o endereço é http://grailsbrasil.com

PS: como acabei de colocar o grupo de usuários online, pode ser que alguns problemas de DNS ainda estejam ocorrendo (como a loirinha aparecendo no lugar do fórum :slight_smile: )

Kicolobo,

valeu pela iniciativa. Ja convoquei o pessoal da minha empresa a utilizar o site, pra trocarmos experiencias e aumentarmos a comunidade que utiliza o Grails no Brasil.

Galera,

coloquei varios links com tutoriais, noticias, enfim, tudo que eu achei sobre Groovy, Grails e DSL quando comecei a trabalhar com Grails.
Deem uma olhada.

Massa,

Já me cadastrei, espero que possamos fortalecer cada vez mais a comunidade de usuários GRails and Groovy.

Boa !

Baixei o livro Getting Started with Grails e outros. E comecei a luta.

Parece que as coisas vão melhorar para o desenvolvimento de apps webs.

O que é isso? Para que serve?

O Grails consiste em um framework para o desenvolvimento de aplicações Web na plataforma.
Grails = Groovy on Rails, ou seja, ele é executado em cima da plataforma Java e, como o próprio nome já diz, é profundamente inspirado no Ruby on Rails, porém com algumas vantagens em relação ao mesmo:

• Executa em uma JVM (há o JRuby, mas não executa o Ruby on Rails tão bem assim na JVM)
  • Mais fácil de distribuir aplicações feitas em Grails (apenas precisa gerar um arquivo war)
  • Nâo precisa de dependências externas. O Grails já vem com tudo, inclusive com o HSQLDB, ou seja, você fica independente do servidor de banco de dados que o seu serviço de hospedagem poderá lhe fornecer.
  • Facilidade: o Grails é muito simples.
  • Produtividade. Atualmente, na plataforma Java, é de longe o framework mais produtivo

Mas trata-se de ver pra crer. Sendo assim, sugiro que você veja a apresentação que o Scott Adams faz do Grails. É uma apresentação composta por duas partes.

Pra facilitar a sua vida, já temando direto para o link do Grails Brasil que contém a apresentação, assim você pode conhecer melhor a nossa comunidade :slight_smile:
http://grailsbrasil.com/viewtopic.php?t=13

[quote=kicolobo]O Grails consiste em um framework para o desenvolvimento de aplicações Web na plataforma.
Grails = Groovy on Rails, ou seja, ele é executado em cima da plataforma Java e, como o próprio nome já diz, é profundamente inspirado no Ruby on Rails, porém com algumas vantagens em relação ao mesmo:

• Executa em uma JVM (há o JRuby, mas não executa o Ruby on Rails tão bem assim na JVM)
  • Mais fácil de distribuir aplicações feitas em Grails (apenas precisa gerar um arquivo war)
  • Nâo precisa de dependências externas. O Grails já vem com tudo, inclusive com o HSQLDB, ou seja, você fica independente do servidor de banco de dados que o seu serviço de hospedagem poderá lhe fornecer.
  • Produtividade. Atualmente, na plataforma Java, é de longe o framework mais produtivo

Mas trata-se de ver pra crer. Sendo assim, sugiro que você veja a apresentação que o Scott Adams faz do Grails. É uma apresentação composta por duas partes.

Pra facilitar a sua vida, já temando direto para o link do Grails Brasil que contém a apresentação, assim você pode conhecer melhor a nossa comunidade :slight_smile:
http://grailsbrasil.com/viewtopic.php?t=13[/quote]

Rsrsrsr… valeu, evangelista!!! Vou dar uma olhadinha.

Não adianta, cópia será sempre inferior.

Sempre me divirto com este tipo de comentário ingênuo :smiley:

[quote=kicolobo]O Grails consiste em um framework para o desenvolvimento de aplicações Web na plataforma.

[/quote]

Olá,

É uma vantagem executar algo em uma JVM? Não entendi bem isso.
Não vejo dificuldades em distribuir uma aplicação Rails, com o Capistrano tudo fica mais fácil :slight_smile:
Quais dependências externas o Rails tem? Assim como o Grails vem com o HSQLDB o Rails vem com o suporte ao SQLite por padrão (nunca utilizei, mas acredito que na versao 2.0 já está assim)
O Rails também é simples, até de mais :slight_smile:

Vantagens que eu acho que o Grails tem com relação ao Rails:

• Um scaffold e um suporte a relatorios e graficos mais atraente e a facilidade da linguagem em si, já que trabalho com Java há muito mais tempo que RoR.

• Plugins para interface bem interessantes, como o GWT por exemplo.

Um abraço e boa sorte com o forum, muito boa iniciativa.

Até!

[quote=glaucioguerra]
É uma vantagem executar algo em uma JVM? Não entendi bem isso.[/quote]

É uma vantagem gigantesca se você já possuir código legado, pois você pode reaproveitá-lo de maneira muito mais fácil do que teria de fazer se estivesse trabalhando com RoR (ignorando o caso do JRuby) por exemplo.

Nâo é nada contra o RoR, mas sim que, para o desenvolvedor Java, Grails faz mais sentido, pois trás os pontos fortes do RoR para a plataforma Java.

[quote=kicolobo][quote=glaucioguerra]
É uma vantagem executar algo em uma JVM? Não entendi bem isso.[/quote]

É uma vantagem gigantesca se você já possuir código legado, pois você pode reaproveitá-lo de maneira muito mais fácil do que teria de fazer se estivesse trabalhando com RoR (ignorando o caso do JRuby) por exemplo.

Nâo é nada contra o RoR, mas sim que, para o desenvolvedor Java, Grails faz mais sentido, pois trás os pontos fortes do RoR para a plataforma Java.[/quote]

Ah sim, visto dessa forma, com toda certeza.

Abraço!

eae galera!!!
Exite algum site em produção q usa o grails??
Um site famoso ou algo do tipo…

uma duvida, posso programar em grails e depois rodar a app no jboos??

abraços!

[quote=mcbarsotti]eae galera!!!
Exite algum site em produção q usa o grails??
Um site famoso ou algo do tipo…
uma duvida, posso programar em grails e depois rodar a app no jboos??
abraços!
[/quote]

Opa. O Grails gera um arquivo WAR, então você pode fazer deploy de sua aplicação no servidor de sua escolha. Simples assim :smiley:

Já existem diversos casos de sucesso utilizando o Grails. No Grails Brasil, criei uma sessão só para que os interessados possam se tornar ainda mais interessados no Grails :slight_smile:
http://www.grailsbrasil.com/viewforum.php?f=9

Olá.
Já algum tempo, eu ouço falar muito em Ruby, mas nunca ouvi falar no Grails.
Eu gostaria de enteder e até agora não entendi, o que o Grails ou o Ruby trazem de vantagem ?
Utilizando eles, nos podemos ainda utilizar jsp, velocity, taglibs, essas coisa ? O que acontence com os frameworks MVC tipo struts, e os frameworks ORM como o hibernate? eles se integram com Sptring
Alguem poderia me ajudar, porque eu estou viajando…

Abraços e perdoem minha ignorancia

[quote=MauNunes]Olá.
Já algum tempo, eu ouço falar muito em Ruby, mas nunca ouvi falar no Grails.
Eu gostaria de enteder e até agora não entendi, o que o Grails ou o Ruby trazem de vantagem ?
Utilizando eles, nos podemos ainda utilizar jsp, velocity, taglibs, essas coisa ? O que acontence com os frameworks MVC tipo struts, e os frameworks ORM como o hibernate? eles se integram com Sptring
Alguem poderia me ajudar, porque eu estou viajando…

Abraços e perdoem minha ignorancia

[/quote]
Tanto o Grails quanto o Ruby on Rails tratam-se de frameworks para o desenvolvimento de aplicações web. Ambos são baseados inclusive nos mesmos paradigmas (no caso, o pioneirismo é do Ruby on Rails, que acabou por inspirar a criação do Grails).

O que o Ruby on Rails e o Grails te trazem é a produtividade, que é muito maior se comparada com a nossa abordagem tradicional (usando os frameworks com os quais nós estamos acostumados).

No caso do Grails, você reaproveita todo o seu código fonte legado (ou seja, você reaproveita todos os seus componentes). Você também pode ter este reaproveitamento usando o Ruby on Rails (RoR), uma vez que já existe uma implementação do Ruby para a plataforma Java (o JRuby), no entanto, o Grails é mais próximo do desenvolvedor Java tradicional que o Rails, e é justamente esta a vantagem do Grails.

Espero ter lhe esclarecido alguma coisa. Caso contrário, sugiro que dê uma lida nos tópicos da comunidade Grails Brasil pois, se bobear, alguém poderá lhe fornecer uma explicação melhor do que a minha.