Grails 1.2 Milestone

"SpringSource anunciou a nova versão do Grails, um framework para desenvolvimento de aplicações WEB.
Grails é framework para criação de aplicações WEB dinâmicas baseado em Java e Groovy, utilizando as grandes API’s e frameworks do mundo JEE como Spring e Hibernate. Desenvolvedores Java e Groovy encontram no Grails um framework para desenvolvimento ágil baseado em convenções, onde o conhecimento e API’s usadas por anos podem ser reaproveitados. "

Alguém usa Grails?

eu uso…

inclusive tenho alguns plugins lá publicados…

filter plugin
calendar plugin
open flash chart plugin ( versao 0.6 )

to qse usando :smiley:

Essa é a versão prometida com a correção de muitos bugs irritantes.

E com suporte a Spring 3.0.

[quote=xymor]Essa é a versão prometida com a correção de muitos bugs irritantes.

E com suporte a Spring 3.0. [/quote]

Tem alguns recursos novos muito interessantes tambem…

Eu uso bastante, e recomendo! :slight_smile:

Pra quem gosta do assunto, tenho um blog onde falo sobre Groovy e Grails: http://blog.lucastex.com

[]s,

Pessoal, estou pensando em começar a estudar groovy e grails, porém,
gostaria de saber se com o grails eu posso criar aplicações utilizando o richfaces.

Também gostaria de saber se é possível utlilizar o grails em projetos EJB.
Caso não haja, como o grails utiliza diversas funcionalidades do Spring, é possível criar
aplicações escaláveis com ele?

GRails nada mais é que Spring+Hibernate utilizando o Convension Over Configuration.
Você pode mesclar Groovy com java sem problemas.

JSF funciona, acho que richfaces também.
Aqui um tutorial sobre o uso de EJB com Grails: http://www.infoq.com/articles/grails-ejb-tutorial

Quando ao desempenho, você pode criar uma app em poucos minutos, fazer benchmarks e ver se te agradam.

Bom, destrinchando um pouco: Groovy, uma linguagem dinâmica, que roda em cima da JVM, bla bla bla, esse todo mundo conhece: groovy.codehaus.org

Agora, utilizando o Groovy, criaram algumas camadas de abstração para estes frameworks, por exemplo:

:arrow: Spring, foi criada uma Spring DSL para facilitar o acesso/configuração/injeção por ele.
:arrow: Hibernate, foi criado o GORM, que cria todo o mapeamento, validação de constraints, dynamic finders, criterias, etc para acesso as informacoes http://www.grails.org/doc/1.0.x/guide/5.%20Object%20Relational%20Mapping%20(GORM).html
:arrow: spring mvc, log4j, sitemesh, e para todo o restante envolvido, existem essas DSLs, ou “camadas” facilitadoras do acesso.

Todas estas “abstrações” que foram criadas, formam o framework grails, segunindo a ideologia do rails é claro, de ser um full-stack, de CoC, DRY, etc etc.

Essa é a idéia :slight_smile: E seguindo essa linha, a comunidade cria a cada dia mais e mais plugins, que são estas camadas de abstração em cima de algum framework de mercado, por exemplo, <jaba>o plugin do Caelum Stella para o Grails, que abstrai a forma de trabalho do framework adicionando mais constraints as domain classes</jaba>.

Mas não podemos esquecer que Groovy é Java, Grails é Java, tudo que fazemos com Java, podemos fazer com Groovy, ou reaproveitar. Por exemplo, para um projeto em Grails aqui, pegamos todas as libs e jars já desenvolvidas para o cliente no sistema legado e reutilizamos apenas por estarem no lib da app. Classes utilitárias, arquiovos .jave e todo o restante também, se encaixam no projeto como parte dele, sem uma “adaptação” ou retrabalho algum.

Eu mexi com Grails e curti muito, parabéns para o trabalho do pessoal de lá. É um Framework de verdade, que resolve!

Quem sabe em breve mexo mais profissionalmente, sem serem meus testes…

[quote=Lucas Teixeira]Bom, destrinchando um pouco: Groovy, uma linguagem dinâmica, que roda em cima da JVM, bla bla bla, esse todo mundo conhece: groovy.codehaus.org

Agora, utilizando o Groovy, criaram algumas camadas de abstração para estes frameworks, por exemplo:

:arrow: Spring, foi criada uma Spring DSL para facilitar o acesso/configuração/injeção por ele.
:arrow: Hibernate, foi criado o GORM, que cria todo o mapeamento, validação de constraints, dynamic finders, criterias, etc para acesso as informacoes http://www.grails.org/doc/1.0.x/guide/5.%20Object%20Relational%20Mapping%20(GORM).html
:arrow: spring mvc, log4j, sitemesh, e para todo o restante envolvido, existem essas DSLs, ou “camadas” facilitadoras do acesso.

Todas estas “abstrações” que foram criadas, formam o framework grails, segunindo a ideologia do rails é claro, de ser um full-stack, de CoC, DRY, etc etc.

Essa é a idéia :slight_smile: E seguindo essa linha, a comunidade cria a cada dia mais e mais plugins, que são estas camadas de abstração em cima de algum framework de mercado, por exemplo, <jaba>o plugin do Caelum Stella para o Grails, que abstrai a forma de trabalho do framework adicionando mais constraints as domain classes</jaba>.

Mas não podemos esquecer que Groovy é Java, Grails é Java, tudo que fazemos com Java, podemos fazer com Groovy, ou reaproveitar. Por exemplo, para um projeto em Grails aqui, pegamos todas as libs e jars já desenvolvidas para o cliente no sistema legado e reutilizamos apenas por estarem no lib da app. Classes utilitárias, arquiovos .jave e todo o restante também, se encaixam no projeto como parte dele, sem uma “adaptação” ou retrabalho algum.

[/quote]

Muito legal esse o grails e ainda mais esse GORM.

abs