Governança de TI e os métodos ágeis de desenvolvimento de software

A Governança de TI que se aplica nas empresas - com o uso do CMMI, COBIT, ITIL e PMBOK - consegue conviver em harmonia com a metodologia ágil de desenvolvimento de software, ou existem dificuldades?

Os práticas citadas sim, mas as cabeças dos gerentes e diretoria, nem sempre. Como em qualquer área. hehehe

O PMI tem até uma divisão focada em métodos ágeis, a PMI Agile CoP, embora muita gente ainda acredite que eles sejam opostos.

Depende da empresa que vc vai contratar… hoje tem gente vendendo tudo com tudo pra fazer dinheiro.

Também acho que o problema não são os nomes, é a cultura impregnada que existe nas “grandes” empresas.

[]s

Se vc der um pouco mais de foco para os insumos e não só para o produto acredito que não haverá problemas.

Governança de TI em síntese são práticas para que haja controle de seus ativos. Máquinas, Software, Dados, etc… Se o desenvolvimento ágil garante aos governantes que seu trabalho esta sob controle, acredito que não haja problemas.

Como isso (governança) não é uma ciência exata, então isso vai variar de empresa para empresa.

Roger:

Sim, existem dificuldades para essa “convivência em harmonia”. O problema não está tanto na letra, mas sim nos modelos mentais de quem promove cada sopa de letrinhas.

Resumindo: CMMI e PMBoK são os mais conflitantes com a filosofia ágil: é preciso muita ginástica para conseguir conviver. Menos que 10 anos atrás, é verdade.
ITIL nem tanto: tem vários aspectos que agregam à agilidade. Com COBIT não tive contato suficiente para formar opinião.

Se alguém fala que não há conflito algum, sinto cheiro de oportunismo.

Ah, e não há “a” metodologia ágil: é uma filosofia com a qual se alinham diversas metodologias.

[]s

Jorge Diz

Poderia citar onde há conflito. Eu tenho uma visão contrária, quem enxerga conflito é quem quer se vingar de algum gerente ruim que teve e colocar a culpa em alguém.

Os senhores já ouviram falar no MPS-BR…