Google vai deixar a China em abril, diz jornal

Parece que o Google vai mesmo abandonar suas operações na China devido as restrições impostas, a empresa já havia falado a algumas semanas atrás que caso não houvesse acordo com Pequim, se retiraria do país. Segundo funcionários anônimos do Google, a data pra pular fora do barco seria o próximo 10 de abril.

Leia a Notícia: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u709082.shtml

Diga-se de passagem, muita coragem da empresa para fazer isto, visto que o mercado chinês é um dos maiores do mundo.

Olá

O Google nunca teve uma participação expressiva no mercado chinês. Surpresa? Não, na verdade o Google não é lider em todo o mundo. Na Ásia perde em vários países inclusive no Japão.

Na China levou pancada de tudo quanto foi jeito. Vem tentando de tudo porque mesmo que consiga apenas um 3o ou 4o lugar entre os buscadores, já atinge um número enorme.

Não sei se realmente deixará a China ou se tentará melhorar onde perde como a Coréia, outros asiáticos e até mesmo em alguns países da Europa. Vamos aguardar. Eu sou fã de carteirinha do Google.

[]s
Luca

Eu acho que seria bom algumas empresas pararem de fazer negócio com a China. Os caras não respeitam nada, direito intelectual, marca, patentes …

[quote=Luca]Olá
Não, na verdade o Google não é lider em todo o mundo. Na Ásia perde em vários países inclusive no Japão.
[]s
Luca [/quote]

Tem os nomes dos concorrentes do google??
Pode ser só um.

agradeço

[quote=lelodois][quote=Luca]Olá
Não, na verdade o Google não é lider em todo o mundo. Na Ásia perde em vários países inclusive no Japão.
[]s
Luca [/quote]

Tem os nomes dos concorrentes do google??
Pode ser só um.

agradeço
[/quote]

Baidu

Cuil tmb é um concorrente

e vem crescendo!

É, o negócio tá disputado

:arrow: http://www.alexa.com/topsites/global

Bom dia,

A verdade é que a China não precisa de Google !!

E que ela é capaz de fazer melhore.   Por isso não se sabe qual é que perde mais nesta operação marketing.

Os chinêses não sao mais borros que os EUA. 

A diferença com outros paises,  é que a China, comprehende que o Google nem sempre existiu e não é essencial.

Deve haver alternativas ...

Abraços

O Yahoo é muito forte na Asia.

Olá

Neste link vemos que em países como Russia e Coréia por exemplo, o google não está entre os 3 primeiros.

No Brasil o Google tem 89% mas na China não passa de 26% de market share. Fonte: o próprio google há um ano atrás em http://googlesystem.blogspot.com/2009/03/googles-market-share-in-your-country.html

[]s
Luca

Eu acho que outras empresas deveriam boicotar a China mas como vivemos no capitalismo, é só sonho meu.
O google faz muito bem em abandonar suas operações lá. Se as perdas com isso compensam não são tão pesadas, demorô.
[]s

[quote=Luca]Olá

Neste link vemos que em países como Russia e Coréia por exemplo, o google não está entre os 3 primeiros.

No Brasil o Google tem 89% mas na China não passa de 26% de market share. Fonte: o próprio google há um ano atrás em http://googlesystem.blogspot.com/2009/03/googles-market-share-in-your-country.html

[]s
Luca[/quote]
é impressionante, dá a impressão que onde se usa uma lingua muito diferente do ocidente o google não conseguem entrar :wink: seria isso por algum descaso com a lingua e cultura deles?

Sim e na verdade, na ásia no geral, Google leva muita porrada.

A minha namorada é japonesa e lá só usam Yahoo. Nunca ví ela usando google nem nada, agora que criou um gmail mas tirando isso, todo mundo usa tipo coisas criadas por eles mesmo também.

MSN, ICQ essas coisas eles também não usam (nem na china, coréia ou japão). Eu sei que no Japão eles usam um IM lá que só os japoneses usam, aí os coreanos também tem “o deles” e assim por diante.

Acho que a coisa mais em comum com o pessoal da Asia é o Facebook mesmo (comum no mundo todo e não tanto no Brasil (graças a deus))

Se eu tivesse uma empresa não abriria filias na china jamis, pois ele não tem respeito às empresas, ditam normas absurdas.

Olá

Abrir uma empresa lá é dificílimo. Muita burocracia principalmente com estrangeiros, tem que ter sócio local, demora muito para ser aprovado (mais de um ano) e as taxas são incrivelmente altas (coisa de 250 mil dólares como um amigo pagou).

E porque todos querem abrir lá ao invés de Andorra ou Lichstenstein? É claro pelo número de potenciais consumidores.

[]s
Luca

[quote=Luca]Olá

Abrir uma empresa lá é dificílimo. Muita burocracia principalmente com estrangeiros, tem que ter sócio local, demora muito para ser aprovado (mais de um ano) e as taxas são incrivelmente altas (coisa de 250 mil dólares como um amigo pagou).

E porque todos querem abrir lá ao invés de Andorra ou Lichstenstein? É claro pelo número de potenciais consumidores.

[]s
Luca[/quote]

Más não é só isso, se você tiver por exemplo uma empresa que tenha um site, e esse site tenha um fórum, se algum usuário falar mal da china você leva a culpa.

[quote=Luca]Olá

[]s
Luca[/quote]

Caraca, 250k bucks? e ainda com socio local? eu sabia que vc era obrigado a ter um funcionário local com uma patente alta na empresa, mas não que tem de ser sócio, mas será que todos abrem empresas lá pelo potencial número de consumidores mesmo? pq em geral os chineses não tem muito poder aquisitivo e na china existe a velha cultura de falsificação, se seu produto for bom, vai ser falsificado em cada esquina. O que tenho ouvido falar é que a vantagem de empresas na china é a mão-de-obra absurdamente barata e a falta de direitos trabalhistas, até onde eu sei, se um empregado chinês perder a mão em uma máquina, o problema é dele, isso sem contar que agora é que estão brigando por férias de 15 dias ao ano.

Pra mim, quanto mais dificil abrir empresa na China, melhor! sobra mais pra Brasil, Russia e India.

[quote=deniswsrosa][quote=Luca]Olá

[]s
Luca[/quote]

Caraca, 250k bucks? e ainda com socio local? eu sabia que vc era obrigado a ter um funcionário local com uma patente alta na empresa, mas não que tem de ser sócio, mas será que todos abrem empresas lá pelo potencial número de consumidores mesmo? pq em geral os chineses não tem muito poder aquisitivo e na china existe a velha cultura de falsificação, se seu produto for bom, vai ser falsificado em cada esquina. O que tenho ouvido falar é que a vantagem de empresas na china é a mão-de-obra absurdamente barata e a falta de direitos trabalhistas, até onde eu sei, se um empregado chinês perder a mão em uma máquina, o problema é dele, isso sem contar que agora é que estão brigando por férias de 15 dias ao ano.

Pra mim, quanto mais dificil abrir empresa na China, melhor! sobra mais pra Brasil, Russia e India.[/quote]

O_O Se o cara perder a mão o problema é dele? a empresa não tem culpa?
Por isso nunca gostei da china (governo) eles têem leis totalmente absurdas comparadas as do Brasil.
15 Dias ao ano de férias? Isso é escravidão não trabalho, então magina um programador chinês…

Olá

Meu amigo mora na China há alguns anos. Mas antes de morar, já tinha ido lá várias vezes. Ele diz que as mudanças por lá são em velocidade vertiginosa. Antigamente as coisas eram como você diz mas agora esta idéia está completamente superada.

Só em Shangai, cidade que meu amigo mora, há mais gente de grana do que na maioria das cidades brasileiras. Segundo meu amigo, que é técnico de atletismo e tem uma empresa de organização/promoção de eventos esportivos e corridas de rua, o habitante de Shangai só pensa em dinheiro. Estuda MUITO mais do que o mais CDF dos brasileiros, fala no mínimo 2 línguas e trabalha MUITO mais horas por ano do que o mais workaholic das nossas relações. Não é a toa que muitos chineses estão se tornando milionários. Já há mais milionários lá do que nos States. E lá milionários são apenas uma ínfima parcela da população.

[]s
Luca