Google libera WebRTC, um framework para a comunicação de áudio e vídeo em tempo real a partir do navegador e quer padronizar-lo.
O Google anunciou a passagem sob a licença BSD open source do framework WebRTC.
Este quadro aplicativo chamado WebRTC é projetado com base na tecnologia adquirida pela gigante dos EUA na sequência da aquisição da empresa Global IP Solutions (GIPS), no ano passado.
Os grupos de trabalho do W3C e IETF também serão abordados pelo Google para padronizar essa tecnologia que deve permitir que os desenvolvedores, criam aplicações de chat ou videoconferência com uso da API JavaScript.
WebRTC integra o codec vocal de espectro largo e de ampla largura o iSAC (internet Speech Audio Codec) eo mesmo codec VP8 integrado no WebM.
Ele também suporta codecs G.711 e G.722, e várias outras tecnologias de áudio, permitindo, entre outras coisas, a desaparição de eco acústico e redução de ruído de fundo.
Estabelecer conexões peer-to-peer é fornecida pelo projeto « libjingle » usado pelo Google Talk.
Nota :
A Microsoft também recentemente concordou em comprar a Skype por 8,5 bilhões de dólares.
A Adobe e o Google são meio que parceiras, tanto que o Google tem acesso ao código do Flash para suportar no Chrome. Possivelmente há uma parceria entre elas neste caso.
Bacana, quanto ao questionamento acima adobe e microsoft sao parceiras sim, lembram do MAAP e surgiram ate rumores delas trabalharem juntas em computação em nuvens e algo ligado aos mobiles.