[quote]O Google lançou silenciosamente, na terça-feira (9/6), um novo banco de dados online chamado Fusion Tables, com o objetivo de revolucionar o gerenciamento de dados
A idéia é driblar as limitações dos bancos de dados tradicionais e simplificar as operações de relacionamento de informações. O Google afirmou que, com a implementação em cloud computing, simplificará também a possibilidade de colaboração em grupos de dados.[/quote]
então eles ja compraram fabrica de bilhar, tão fazendo banco de dados, falta agora eles comprarem a industria de mineração, petróleo, alimentícia, agencias de publicidade, produtoras de games e filmes, construtoreas de carros, etc, o setor de serviços todo. bota mais 5 anos aí pra eles terminarem o serviço, com certeza.
Li o FAQ deles e não vi nada além de um esquema de compartilhar banco de dados, apenas isso.
Eles limitam as tabelas para até 100Mb, isso em termos de banco de dados é uma piada, cabe na memória da maioria dos PCs por aí, vamos ver uma base de Terabytes ou Petabytes para ver se realmente tem um diferencial.
E que eu me lembre um banco de dados simples existe no Yahoo Groups há séculos.
[quote=lavh]O pessoal do IDG Now foram extremamente sensacionalistas para divulgar essa notícia hein:
“Google lança banco de dados para rivalizar com Oracle, IBM e Microsoft”
Mas tá longe, muito longe disso! :-)[/quote]
Se você tem em mente o segmento corporativo concordo que google está longe de rivalizar nessa area, entretanto não pela capacidade de inovação dos atuais players, mas porque o segmento corporativo costuma ser mais lento em relação a inovações tecnológicas.
[quote=mochuara][quote=lavh]O pessoal do IDG Now foram extremamente sensacionalistas para divulgar essa notícia hein:
Se você tem em mente o segmento corporativo concordo que google está longe de rivalizar nessa area, entretanto não pela capacidade de inovação dos atuais players, mas porque o segmento corporativo costuma ser mais lento em relação a inovações tecnológicas.[/quote]
O comentário do boaglio esclarece bem esse ponto de inovação tecnológica. Ele tá um pouco acima desse!
[quote=lavh][quote=mochuara][quote=lavh]O pessoal do IDG Now foram extremamente sensacionalistas para divulgar essa notícia hein:
Se você tem em mente o segmento corporativo concordo que google está longe de rivalizar nessa area, entretanto não pela capacidade de inovação dos atuais players, mas porque o segmento corporativo costuma ser mais lento em relação a inovações tecnológicas.[/quote]
O comentário do boaglio esclarece bem esse ponto de inovação tecnológica. Ele tá um pouco acima desse!
[]'s[/quote]
Quando a Web é o seu DAO você tem armazenamento e muito mais, possivelmente numa ordem superior a tera, penta bytes de informação. Não é essa é a promessa da computação nas nuvens?
Afinal, parece que o objetivo não era mesmo fazer mais um DBMS.
[quote=mochuara][quote=lavh][quote=mochuara][quote=lavh]O pessoal do IDG Now foram extremamente sensacionalistas para divulgar essa notícia hein:
[]'s[/quote]
Quando a Web é o seu DAO você tem armazenamento e muito mais, possivelmente numa ordem superior a tera, penta bytes de informação. Não é essa é a promessa da computação nas nuvens?
Afinal, parece que o objetivo não era mesmo fazer mais um DBMS.[/quote]
Cara, você tem toda a razão, você está certissimo, corretissímo!
O que eu quis simplesmente dizer é que qlq coisa que o Google faz o pessoal aumenta muuuuuuito. Só isso! Não tenho dúvidas que esse projeto pode vir a ser algo fantástico daqui a um tempo, justamente por ter o Google por trás, mas hj, dizer que é algo pra concorrer com a Oracle é algo muito exagerado, e foi só isso que eu questionei, o título da notícia, que na minha opinião é extremamente sensacionalista para um projeto que acabou de nascer.
Na verdade eu também estou cansado de toda essa adoração juvenil em relação a tudo que o google lança. Eles não monetizam na maioria desses projetos, nem mesmo o google controla o leme desse barco.
Para variar o google está dando um “chute no escuro”, e a imprensa aproveita o hype da marca para vender noticia. Mas os produtos da google em geral são no mínimo interessantes, apesar da limitação citada anteriormente, pode ser que haja outras aplicações para esse banco de dados.
Com tantos novos serviços, pode ser que surja uma integração interessante com esse banco.
esse não é o único banco de dados não-relacional lançado recentemente. Existem vários, como CouchDB, MongoDB, Voldemort (esse em Java), MemcachedDB, Scalaris, Hypertable… São tantas as alternativas que surgiram, e tantas com potencial de concorrer com Oracle, DB2 e SQL Server, que esse projeto do Google é só mais um. É só pra provar que o espírito “Not Invented Here” continua vivo entrre nós
esse não é o único banco de dados não-relacional lançado recentemente. Existem vários, como CouchDB, MongoDB, Voldemort (esse em Java), MemcachedDB, Scalaris, Hypertable… São tantas as alternativas que surgiram, e tantas com potencial de concorrer com Oracle, DB2 e SQL Server, que esse projeto do Google é só mais um. É só pra provar que o espírito “Not Invented Here” continua vivo entrre nós[/quote]