Google decide abandonar Windows por razões de segurança

Google decide abandonar Windows por razões de segurança

Para a empresa, mudança pode ter até relevância estratégica. Mas, em termos de segurança, resultado pode significar apenas uma troca de alvo.

Funcionários da Google confirmaram, na terça-feira (1/6), que a gigante das buscas e da publicidade online conduz uma transição oficial que a afastará do sistema operacional Microsoft Windows.

De acordo com a notícia, a mudança visa reduzir a exposição da Google a questões de segurança. Como manchete, o tema é sedutor ? especialmente para uma rival que desenvolve seu próprio sistema operacional ? mas não parece uma estratégia de segurança muito boa.

Por um lado, faz todo o sentido, para a Google, abandonar o Windows. A Google tem sido uma rival amarga para a Microsoft, e tanto o sistema operacional móvel Android como o futuro sistema Chrome são construídos em Linux. É claro que a Google deveria evitar a geração de receita adicional para a Microsoft e apoiar-se na plataforma que será a fundação do que a Google espera que seus clientes usem.

leia mais em: http://computerworld.uol.com.br/seguranca/2010/06/01/google-decide-abandonar-windows-por-razoes-de-seguranca/

O fato é que os servidores da Google tem sofrido invasões e tenho notado também que a instabilidade tem se tornado cada vez mais comum. Independente da richa pessoal entre as duas corporacoes, a Google só tem a ganhar banindo produtos da M$ rodando sobre o seu hardware.

Acho que a tendência é a parte de servidores ser suportada por soluções Unix, em especial Linux.

Att.

Tem muita empresa fazendo isso, uma vez que os programas corporativos são mais fáceis de portar. Agora, pra usuário doméstico o Linux precisa ganhar mais aplicativos e melhorar a usabilidade. Já o Mac OS está bem nesses aspectos, mas o hardware deles é mais caro e ainda tem a questão cultural.

Com certeza um ganho para a comunidade do Linux e do FOSS. Principalmente pelo marketing, acredito.

Para a Google, com certeza é um ganho em segurança. Porém, havia lido na matéria original que os funcionários poderiam utilizar Linux ou Mac OS X, e os trechos de entrevistas do artigo indica que a segunda opção é mais aceita na empresa. Será que isso é verdade? ô.o

Nunca usei o Mac OS X e não sou um fã da Apple, por isso não posso dizer com certeza, mas ouvi dizer q a plataforma em questão possui mais falhas de segurança que o M$ Windows. Alguém sabe dizer?

[[]]'s

[quote=DanielGimenes]Com certeza um ganho para a comunidade do Linux e do FOSS. Principalmente pelo marketing, acredito.

Para a Google, com certeza é um ganho em segurança. Porém, havia lido na matéria original que os funcionários poderiam utilizar Linux ou Mac OS X, e os trechos de entrevistas do artigo indica que a segunda opção é mais aceita na empresa. Será que isso é verdade? ô.o

Nunca usei o Mac OS X e não sou um fã da Apple, por isso não posso dizer com certeza, mas ouvi dizer q a plataforma em questão possui mais falhas de segurança que o M$ Windows. Alguém sabe dizer?

[[]]'s[/quote]

Pois é. Falha de Segurança, os três tem. O que aconteceu com a Apple é que como ela não era muito visada por hackers, o SO era pouco explorado. Só que de uns anos pra cá o crescimento dele foi bastante acentuado, e parece que a Apple não se preparou pra esse tipo de coisa. Quando uma falha de segurança é descoberta no Linux e no Windows, rapidamente sai uma correção, quando é no Mac OS a empresa demora mais até do que a MS pra corrigir. Mesmo que o Windows tenha mais falhas sendo descobertas, a empresa melhorou o tempo pra correção (todo mês sai um pacote) e a Apple teve um ano que ficou mais de 300 dias com pelo menos uma falha sem corrigir (o recorde é do Windows em 2002, 330 dias. heheheh)

É por isso que eu cada vez admiro mais a Google :lol:

[quote=marcosalex][quote=DanielGimenes]Com certeza um ganho para a comunidade do Linux e do FOSS. Principalmente pelo marketing, acredito.

[[]]'s[/quote]

Pois é. Falha de Segurança, os três tem. O que aconteceu com a Apple é que como ela não era muito visada por hackers, o SO era pouco explorado. Só que de uns anos pra cá o crescimento dele foi bastante acentuado, e parece que a Apple não se preparou pra esse tipo de coisa. Quando uma falha de segurança é descoberta no Linux e no Windows, rapidamente sai uma correção, quando é no Mac OS a empresa demora mais até do que a MS pra corrigir. Mesmo que o Windows tenha mais falhas sendo descobertas, a empresa melhorou o tempo pra correção (todo mês sai um pacote) e a Apple teve um ano que ficou mais de 300 dias com pelo menos uma falha sem corrigir (o recorde é do Windows em 2002, 330 dias. heheheh)[/quote]

Realmente a Apple e o Linux são menos visados por crackers, e com isso não se preucupam tanto com as falhas, ja o windows, devido a constantes “ataques” de crackers, teve que melhorar seu mecanismo de correção de falhas…

Se todo mundo migrar para o Linux, não pensem que tudo estara seguro, pois serão descobertos n falhas de seguranças…

Adeus Money$oft…

Mas mudar pra OS X ?? Cadê a liberdade real, abandonando produtos da MS e indo pra Jobs-Evil ??

Só vale a mudança se for pra Linux

Ainda que a liberdade não seja o foco…

[quote=brunostrik]Adeus Money$oft…

Mas mudar pra OS X ?? Cadê a liberdade real, abandonando produtos da MS e indo pra Jobs-Evil ??

Ainda que a liberdade não seja o foco…[/quote]

Hm, não acho isso questão de liberdade, se eu quero pagar por algo que eu acho que vai me atender bem eu pago, se os outros não querem mexer a bunda pra correr atrás de software livre, de fazer o linux crescer e também quizer pagar, e depois ficar reclamando, não é problema meu…

[quote=brunostrik]Adeus Money$oft…

Ainda que a liberdade não seja o foco…[/quote]

Tem áreas que o Linux ainda não atende, além de produtos do Google que não tem pra Linux por enquanto. Mas a própria Google já contribuiu pro Linux e tem muito código aberto na página deles.

marcosalex, de que áreas vc está falando? Seria a parte de design?

quanto aos produtos do google, acredito que são poucos, e seria um incentivo para atingir a portabilidade destes aplicativos. Ultimamente o Chrome para Linux e Mac foi melhorado para se igualar à versão para Windows, e já que a google investe em Linux com o Android e Chrome OS, acredito que eles tenham motivos para portar todos os seus produtos para a plataforma.

:wink: