Google decide abandonar Windows por razões de segurança
Para a empresa, mudança pode ter até relevância estratégica. Mas, em termos de segurança, resultado pode significar apenas uma troca de alvo.
Funcionários da Google confirmaram, na terça-feira (1/6), que a gigante das buscas e da publicidade online conduz uma transição oficial que a afastará do sistema operacional Microsoft Windows.
De acordo com a notícia, a mudança visa reduzir a exposição da Google a questões de segurança. Como manchete, o tema é sedutor ? especialmente para uma rival que desenvolve seu próprio sistema operacional ? mas não parece uma estratégia de segurança muito boa.
Por um lado, faz todo o sentido, para a Google, abandonar o Windows. A Google tem sido uma rival amarga para a Microsoft, e tanto o sistema operacional móvel Android como o futuro sistema Chrome são construídos em Linux. É claro que a Google deveria evitar a geração de receita adicional para a Microsoft e apoiar-se na plataforma que será a fundação do que a Google espera que seus clientes usem.
O fato é que os servidores da Google tem sofrido invasões e tenho notado também que a instabilidade tem se tornado cada vez mais comum. Independente da richa pessoal entre as duas corporacoes, a Google só tem a ganhar banindo produtos da M$ rodando sobre o seu hardware.
Tem muita empresa fazendo isso, uma vez que os programas corporativos são mais fáceis de portar. Agora, pra usuário doméstico o Linux precisa ganhar mais aplicativos e melhorar a usabilidade. Já o Mac OS está bem nesses aspectos, mas o hardware deles é mais caro e ainda tem a questão cultural.
Com certeza um ganho para a comunidade do Linux e do FOSS. Principalmente pelo marketing, acredito.
Para a Google, com certeza é um ganho em segurança. Porém, havia lido na matéria original que os funcionários poderiam utilizar Linux ou Mac OS X, e os trechos de entrevistas do artigo indica que a segunda opção é mais aceita na empresa. Será que isso é verdade? ô.o
Nunca usei o Mac OS X e não sou um fã da Apple, por isso não posso dizer com certeza, mas ouvi dizer q a plataforma em questão possui mais falhas de segurança que o M$ Windows. Alguém sabe dizer?
[quote=DanielGimenes]Com certeza um ganho para a comunidade do Linux e do FOSS. Principalmente pelo marketing, acredito.
Para a Google, com certeza é um ganho em segurança. Porém, havia lido na matéria original que os funcionários poderiam utilizar Linux ou Mac OS X, e os trechos de entrevistas do artigo indica que a segunda opção é mais aceita na empresa. Será que isso é verdade? ô.o
Nunca usei o Mac OS X e não sou um fã da Apple, por isso não posso dizer com certeza, mas ouvi dizer q a plataforma em questão possui mais falhas de segurança que o M$ Windows. Alguém sabe dizer?
[[]]'s[/quote]
Pois é. Falha de Segurança, os três tem. O que aconteceu com a Apple é que como ela não era muito visada por hackers, o SO era pouco explorado. Só que de uns anos pra cá o crescimento dele foi bastante acentuado, e parece que a Apple não se preparou pra esse tipo de coisa. Quando uma falha de segurança é descoberta no Linux e no Windows, rapidamente sai uma correção, quando é no Mac OS a empresa demora mais até do que a MS pra corrigir. Mesmo que o Windows tenha mais falhas sendo descobertas, a empresa melhorou o tempo pra correção (todo mês sai um pacote) e a Apple teve um ano que ficou mais de 300 dias com pelo menos uma falha sem corrigir (o recorde é do Windows em 2002, 330 dias. heheheh)
[quote=marcosalex][quote=DanielGimenes]Com certeza um ganho para a comunidade do Linux e do FOSS. Principalmente pelo marketing, acredito.
[[]]'s[/quote]
Pois é. Falha de Segurança, os três tem. O que aconteceu com a Apple é que como ela não era muito visada por hackers, o SO era pouco explorado. Só que de uns anos pra cá o crescimento dele foi bastante acentuado, e parece que a Apple não se preparou pra esse tipo de coisa. Quando uma falha de segurança é descoberta no Linux e no Windows, rapidamente sai uma correção, quando é no Mac OS a empresa demora mais até do que a MS pra corrigir. Mesmo que o Windows tenha mais falhas sendo descobertas, a empresa melhorou o tempo pra correção (todo mês sai um pacote) e a Apple teve um ano que ficou mais de 300 dias com pelo menos uma falha sem corrigir (o recorde é do Windows em 2002, 330 dias. heheheh)[/quote]
Realmente a Apple e o Linux são menos visados por crackers, e com isso não se preucupam tanto com as falhas, ja o windows, devido a constantes “ataques” de crackers, teve que melhorar seu mecanismo de correção de falhas…
Se todo mundo migrar para o Linux, não pensem que tudo estara seguro, pois serão descobertos n falhas de seguranças…
Mas mudar pra OS X ?? Cadê a liberdade real, abandonando produtos da MS e indo pra Jobs-Evil ??
Só vale a mudança se for pra Linux
Ainda que a liberdade não seja o foco…[/quote]
Hm, não acho isso questão de liberdade, se eu quero pagar por algo que eu acho que vai me atender bem eu pago, se os outros não querem mexer a bunda pra correr atrás de software livre, de fazer o linux crescer e também quizer pagar, e depois ficar reclamando, não é problema meu…
Mas mudar pra OS X ?? Cadê a liberdade real, abandonando produtos da MS e indo pra Jobs-Evil ??
Só vale a mudança se for pra Linux
Ainda que a liberdade não seja o foco…[/quote]
Tem áreas que o Linux ainda não atende, além de produtos do Google que não tem pra Linux por enquanto. Mas a própria Google já contribuiu pro Linux e tem muito código aberto na página deles.
marcosalex, de que áreas vc está falando? Seria a parte de design?
quanto aos produtos do google, acredito que são poucos, e seria um incentivo para atingir a portabilidade destes aplicativos. Ultimamente o Chrome para Linux e Mac foi melhorado para se igualar à versão para Windows, e já que a google investe em Linux com o Android e Chrome OS, acredito que eles tenham motivos para portar todos os seus produtos para a plataforma.