Google Code Jam - 2009

Galera esta ai, inscrições em Junho.

http://code.google.com/intl/pt-BR/codejam/

Muito legal… só não vou me inscrever pois ainda sou muito iniciante no mundo de programação.!
Ainda tenho muito o que estudar… mais desde já desejo boa sorte a todos aqui do forum que forem participar.

Muito legal essa competição!

Vale até como porta de entrada para um emprego.
Conheço duas pessoas que ficaram entre os 100 finalistas (em uma boa colocação) que conseguiram emprego no Google de MG por causa da competição. Mas sempre competiram na maratona de programação ICPC e Top Coder.

É pessoal isso o que a Loiane falou faz muito sentido conheço uma pessoa que esta trabalhando hoje no Google MG-BH por causa da competição, mesmo que seja iniciante rodolfox109 é bacana vc analisar o nivel de dificuldade e tentar fazer até mesmo pra ver até onde vc pode chegar e o que tem pra melhorar. EU VOU PARTICIPAR!!!
rsrs

Vlws…

Eu vou tentar participar… eu estava praticando ontem com o TopCoder.

Quanto que ganha será um programador do Google?

Deve ganhar bem, pois alem do salario tem os bonus projeto, coisas deste tipo…

Alguém que já tenha participado desta competição poderia nos dizer ou dar uma idéia de como são dados esse desafios ao decorrer da competição, se chega a apenas solucionar complexos desafios algorítmicos ou chega a desenvolver partes gráficas e interfaces. Alguem poderia nos dizer ate onde vai o grau de dificuldade. Obrigado

Só parte algorítmica (ou seja, a parte de "apenas solucionar complexos desafios algorítmicos). Dada uma entrada enorme, o algoritmo deve apresentar as saídas corretas para aquelas entradas em um tempo determinado pelos organizadores. O melhor jeito de se acostumar é praticando nos GCJ passados.
Sobre o grau de dificuldade, é bem complicado falar disso… Acho que depende muito do seu conhecimento. Mas pode ter certeza que, com o passar das fases (tipo, primeira fase tem problemas mais acessíveis, segunda um pouco menos, terceira tem problemas difíceis e por aí vai) a complexidade aumenta muito. Pegue alguns problemas da primeira fase e veja como eles são. Depois pega das fases mais “avançadas” que você vai notar a diferença. O assunto é o “de sempre”: grafos, programação dinâmica, geometria, manipulação de strings e bastante matemática. Muitas vezes, juntam assuntos, como uma DFS usando Memoization. Pega o livro do Cormen (Introduction to Algorithms), pega alguns problemas e consulta o livro se estiver empacado no problema.

Eu também conheço alguns… O Rafael Ribas ficou em 19º, o Eduardo Ribas ficou em 20º (que não puderam ir para a final do GCJ no HQ em Mount View porque caía bem no dia da final da ACM, se não me engano), o Felipe Bart ficou em 26º, o Rafael Daigo (se não me engano ele é o primeiro colocado dos brasileiros no TopCoder, mas não tenho certeza) em 36º. Os “Ribas” eu conheço da Maratona - eles são do time Triforce, que ficou em 19º no mundial, se não me falha a memória. São boa gente :slight_smile: Inclusive o irmão deles, o Bruno, que veio dar uma palestra na universidade que estudo.

Acho que os brasileiros representam o país MUITO bem nessas competições. Veja aqui os 100 primeiros colocados na América.

Acho que o mais legal das competições é encontrar pessoas que você já se deparou em algum lugar… Se você olhar bem o ranking do TopCoder, vai ver MUITA gente que é rankeada ali no GCJ também. Por exemplo, o vencedor do GCJ (ACRush), é o primeiro colocado no TopCoder hoje. E tem vários outros… De várias partes do mundo.

Abraço.

Ahh taa blz então, ainda sou iniciante, mais me interessei muito… não custa nada tentar pra ver como e… isso acho que ajudaria muito o aprendizado, por quem ta começando começa a ver o que realmente e programar no braço.
Não sei se essa competição e bem divulgada, mas so de termos algums brasileiros nos representando entre os 20 ja e bom demais… Poderia fazer uma enquete aqui no forum msm de quantas pessoas competem nessas competições…
Muito bom msm Andre, valeu , alem de tirar algumas duvidas minhas esta tirando as duvidas de outros tbm… Obrigado ai!!!

Infelizmente são poucas. Tem muitos programadores que fogem um tanto de assuntos complexos, como os que são apresentados nessas competições. O Guilherme Silveira, irmão do Paulo Silveira (da Caelum e daqui do GUJ), foi pro mundial uns tempos atrás.

[quote=thokk]Galera esta ai, inscrições em Junho.
http://code.google.com/intl/pt-BR/codejam/ [/quote]

Acho que esse texto é do ano passado…
ou então eles fizeram um ctrl+C ctrl+V do ano passado!! eheheh

14 de novembro foi sexta-feira em 2008, esse ano sera sabado. E no resto do site todas as informações de datas estão como essa.

Se por acaso estou falando besteira me avisem pra procurar um médico bom… heheh

Rafael,
Você tá certo. Eles não devem ter atualizado ainda (se tiver esse ano).

Eu passei o dia lendo o site, regulamento e datas.
Demorei até perceber que não tava atualizado!

:frowning:

Fazer o que!
Vamos esperar pra ver se vai ter ou não em 2009!