Google anuncia Cloud SQL integrado ao App Engine

O Google anunciou seu novo produto Google Cloud SQL que provê banco de dados SQL em nuvem e funciona de forma transparente com o seu popular PaaS (Platform as a Service) Google App Engine.

O novo produto possui mecanismos interessantes, como importação e exportação no formato do MySQL, que permite o desenvolvimento de camadas de persistência mais flexíveis. Além de facilitar a migração de aplicações já existentes para a plataforma do gigante da computação.

Google avançou ainda mais com a oferta de plataforma como serviço.

E a concorrência se acirrando :wink:

Que notícia boa!

Parece ser bem interessante, é gratuito ?

Pra quem já tem uma aplicação rodando, será que é só alterar o hibernate.properties e já está tudo funcionando ?

Abraços

Então, parece que vai ser gratuito para testar pelos próximos 30 dias, de acordo com o artigo postado pelo link do início do tópico. Durante este período, parece que o Google vai divulgar preços…

[quote=rpeleias]Então, parece que vai ser gratuito para testar pelos próximos 30 dias, de acordo com o artigo postado pelo link do início do tópico. Durante este período, parece que o Google vai divulgar preços…

http://googleappengine.blogspot.com/2011/10/google-cloud-sql-your-database-in-cloud.html[/quote]
Na verdade, o texto diz que será gratuito por enquanto e que publicará os preços com ao menos 30 dias de antecedência antes de cobrar.

“Cloud SQL is available free of charge for now, and we will publish pricing at least 30 days before charging for it.”

Ótima notícia!

Mas alguém já conseguiu utilizar? Criar uma aplicação com o cloud SQL?

Eu fiz uma aplicação usando JDBC local para a acessar uma base que criei. Achei a performance ruim, mas funciona.
Vou modificar uma aplicação com JPA pra ver.

[quote=rogeriosantos77]Eu fiz uma aplicação usando JDBC local para a acessar uma base que criei. Achei a performance ruim, mas funciona.
Vou modificar uma aplicação com JPA pra ver.[/quote]

Legal Rogério! Pois é, depois de tanto ler e ouvir que banco de dados relacional não escala, não dá pra fazer joins, count e etc, agora lançam este serviço. Será que teria a mesma perfomance, disponibilidade, escalabilidade e etc?

[quote=fredericomaia10][quote=rogeriosantos77]Eu fiz uma aplicação usando JDBC local para a acessar uma base que criei. Achei a performance ruim, mas funciona.
Vou modificar uma aplicação com JPA pra ver.[/quote]

Legal Rogério! Pois é, depois de tanto ler e ouvir que banco de dados relacional não escala, não dá pra fazer joins, count e etc, agora lançam este serviço. Será que teria a mesma perfomance, disponibilidade, escalabilidade e etc? [/quote]

Como é o Google que esta fazendo eu acho que eles vão surpreender o mercado.
Minha primeira impressão é que o Google ainda vai ter que amadurecer bastante o serviço e acho que eles mesmo sabem disso. A Base de dados hj do serviço é o MySql 5, mas logo mais eles vão precisar de algo mais parrudo.

Agora é só esperar o JAR sair para integração! \o\