O Google anunciou a AJAX Libraries API, uma iniciativa em que ela passa a redistribuir algumas das bibliotecas Javascript mais populares atualmente, como a prototype e a jQuery.
Em resumo: ao invés de você distribuir as bibliotecas diretamente da sua aplicação, vc passa a linkar ela diretamente dos servidores do Google.
Algumas vantagens:
:arrow: Você usa a infraestrutura de distribuição (CDN) do Google. Dependendo a sua localização geográfica, o conteúdo vai ser entregue a partir de um servidor mais próximo/rápido.
:arrow: Os servidores do Google estão configurados p/ entregar o conteúdo gzipado e c/ tempo de expiração bem longe no futuro. Muita gente esquece de configurar esses detalhes nos seus próprios servidores.
:arrow: Por default, eles distribuem as versões “minified” (sorry, não sei a tradução mais apropriada p/ esse termo) dos scripts (quando disponível).
:arrow: Como todo mundo que usar esse recurso irá baixar dos mesmos servidores e o tempo de expiração usado é bem alto, é bem provável que quando alguém entrar no seu site, o script já esteja no cache do browser, evitando um download desnecessário.
Sem querer desvirtuar o topico, voce sabe como eh feito o analytics ou adsense? Achei interessante este lance… me parece ser um contador de clique. Fiquei curioso se ele conta link se eu entrar num site qualquer ou somente algum links cadastrado. Caso entre em qualquer, preciso descobrir o mecanismo do mesmo, deve ser um algoritmo bacana.