Gnome está pensando em adotar Java no lugar do Mono

Ah, desktop eu naum saco nada, hehhehehehe

Toh sempre pensando com 3 W na frente =D

Pra telinha tem SWT, mas tbm não sei c eh grandes coisas.
BI? Vixi, q isso? Sabor de sorvete? kkkkk toh brincando!

Mas sei lah kra, aplicações moveis (Palm, PocketPC, celular) axo q o esquema eh java, mesmo pq, axo q tem mais Palm do q PocketPC nesse mundo =D

VELO

Assim… a “briga” .Net x Java é identica a briga linux x windows e eh meio q obvio para qualquer profissional de it que depende do problema usa-se a melhor ferramenta.

O fato eh… se vc eh fã de .net ou fica “triste” e sente-se injustiçado quando ouve alguma critica a tecnologia, te sugiro mudar de área :slight_smile: (desculpa mas vc me pareceu bem sentido)

Eu particularmente nao gosto de 100% do swing, as vezes prefiro outras alternativas.

E com relação a programar para Pocket, Ipaq… acho q vc precisa ler um pouquinho mais sobre como programar com java :lol:

É verdade, e é justamente isso que me incomoda. É quase impossível ter um conversa séria sobre o assunto.

Eu não concordo não, eu vejo é justamente ao contrário. Por isso o Java se dá bem, porque normalmente em 80% (um chute) dos casos ele seria a melhor opção. Mas esse assunto é mais complexo. A escolha não deve ser somente técnica, outras dezenas de fatores têm que ser levado em conta. Daria para criar um assunto novo no fórum só para conversamos sobre isso.

Não é isso, se for para se declarar fã que seja de Ruby, o que me incomoda é o fato das pessoas criticarem por criticarem. Eu uso a tecnologia XYZ, então, tudo que não for XYZ é uma droga. Isso é muito triste na minha opinião.
Mas não vou mudar não, eu já disse aqui, minha plataforma de trabalho número 1 é o Java, é com ela que eu trabalho mais da metade do meu tempo. Mas longe de mim achar que ela é a rainha da cocada preta e que é a boazona em tudo.

Tem a sua utilidade, principalmente para programas desktop multi-plataformas…

Dizer que Java para PocketPC não é muito correto. O J2ME é focado, e bom, em celulares. Um programa em Java roda bem mais lento, e menor integrado (multi-plataforma têm seu preço) que um programa em .NET CE.

Só uma pergunta, como com Java você faz um modulo para o ActiveSync? Resposta? Não faz.

Agora, o .NET Compact Framework é uma solução completa para esses aparelhos, e somente para eles. O PocketPC é desenvoldo para rodar com o .NET. É o caminho natural desse aparelhos.

Olá

Estou complemente voando nesta discussão. Desde 2001 que todos os sistemas desktop que desenvovi acessam a web. Na minha máquina quase todos os sistemas desktop acessam a web (Firefox, programasSRF, Eclipse, eMule, etc.).

Aí eu repito a mesma pergunta que venho repetindo aqui no GUJ há muitos anos: para que serve um programa desktop se ele não acessa a web? Qual empresário vai comprar um sistema de fluxo de caixa que ele não pode consultar de qualquer parte do mundo?

[]s
Luca

[quote=juzepeleteiro]Não é isso, se for para se declarar fã que seja de Ruby, o que me incomoda é o fato das pessoas criticarem por criticarem. Eu uso a tecnologia XYZ, então, tudo que não for XYZ é uma droga. Isso é muito triste na minha opinião.
Mas não vou mudar não, eu já disse aqui, minha plataforma de trabalho número 1 é o Java, é com ela que eu trabalho mais da metade do meu tempo. Mas longe de mim achar que ela é a rainha da cocada preta e que é a boazona em tudo. [/quote]

Neste ponto eu concordo com vc no que diz respeito a pessoas q nao sabem o q falam… colocar o “sentimento” antes da razao.

eu disse q nao sou 100% fã, e nao q nao gosto :slight_smile:

Pela experiencia que tenho, o start up da aplicação eh mais lento (óbvio), fora isso roda normalmente.

Faz uma dll em C. O oracle lite eh assim :). Ow vc acha q as dlls do .net sao escritas todas em C#, VB.Net… nem o visual studio nao eh feito em .net.

Mais ou menos… Nao vou ser hipocrita e querer provar o contrario, mas eu ja trabalhei num projeto de grande porte q tinha extensao para mobile e era tudo muiiiiiiito bem feito (em java por sinal) com sincronismo e tudo mais. Concordo q eh mais facil fazer em .net, nao tem nem o que discutir. Porem vc ha de concordar comigo que mais facil != sempre melhor.

Concordo com você. Mas lembre-se que da mesma forma “mais fácil” != pior.

Não leve a mal, mas em que mundo vc vive?

[quote=Luca]Olá

Estou complemente voando nesta discussão. Desde 2001 que todos os sistemas desktop que desenvovi acessam a web. Na minha máquina quase todos os sistemas desktop acessam a web (Firefox, programasSRF, Eclipse, eMule, etc.).

Aí eu repito a mesma pergunta que venho repetindo aqui no GUJ há muitos anos: para que serve um programa desktop se ele não acessa a web? Qual empresário vai comprar um sistema de fluxo de caixa que ele não pode consultar de qualquer parte do mundo?

[]s
Luca[/quote]

Concordo plenamento, o último projeto que vi do tipo, tem um modulo para PocketPC, que sincroniza via ActiveSync com a ferramenta desktop que por sua vez sincroniza com o servidor.

Desktop e Pocket - .NET utilizando ClickOnce, uma especie de Java WebStart para .NET, em conjunto com o SQLServer 2005 CE que é um hsqldb bombado para .NET

Servidor - J2EE, tudo via WebServices

Um abraço,
Jose Peleteiro

Coméquié?!

Aqui no planeta Terra, a esmagadora maioria das aplicacoes comerciais de grande porte sao feitas em Java.[/quote]

O problema é q a maioria das empresas de grande porte não são todo o mercado…

E se faz furtunas com as de médio e pequeno porte…

E também me refiro mais ao mundo que conheço, onde .Net domina infelizmente… mas as grandes empresas aqui também são Java… mas o problema são as pequenas e média que andam com microsoft pra todo lado… por isso que as Grandes serão sempre Grandes e as pequenas sempre pequenas… e depois acho que os vendedores .Net andam vendendo melhor… ou seja andam vendendo gato por lebre… heee… mas o chato é q vendem…[/quote]

Os caras vendem, o cliente compra, acha bonitinho e depois faz a uns casos q eu vi… joga o sistema fora e refaz do zero pq nao funciona.

O lance de pagar pouco eh igual a comer cachorro quente no largo da batata, vc paga um real e ainda ganha um suco, gasta meio dia passando mal, 5 reais em remedio para estomago e dor de cabeça e ta tudo certo.

Porem, eu ja vi grandes consultorias de .Net venderem sistemas para grandes empresas, gerar milhares de linhas de codigo e nada funfar. Sabe o que eles faziam? Vendiam um “plano de melhorias”. Acho q o Netuno tem razao… por isso q a galera “esbanja” grana em software.

Voltando ao lance de varias linguagens. Vc fez o omeletao, Vb para web, C# para outras coisas e tals… Quando vc for fazer um enhancement no sistema e a parte de web vai ser alterada por conta de uma outra alteração em alguma outra parte, vc aproveita e paga dois caras neh?
Ainda bem q profissional .Net anda desesperado atras de emprego (segundo fontes nesta mesma thread)[/quote]

Usando sua analogia sobre comer no largo da batata, quando uma empresa contrata uma consultoria qualquer cujo nome é uma sigla de 3 ou mais letras, o que ela faz é, ao invés de ir comer no largo da batata, comer no McDonald’s. A comida não necessariamente vai fazê-la passar mal durante toda a tarde e pode saciá-la momentaneamente, com a entrega dentro do prazo de alguns releases. Mas a comida oferecida pelo “McDonald’s” não é saudável e, provavelmente, é a mesma que o concorrente dela terá se esta resolver pagar para ter o mesmo “prato”. Mas, pode ter certeza de que esta comida é criada seguindo um processo formal e repetitivo e que todos os demais pratos do cardápio são criados da mesma forma em todo o lugar do planeta, não importa o que aconteça.

E, além disso, todo mundo sabe (se ainda não sabem, assistam ao documentário “Super Size Me”), viver comendo McDonald’s não faz muito bem à saúde :slight_smile:

Aliás, leiturinha: http://www.joelonsoftware.com/articles/fog0000000024.html

Eu acho que a melhor coisa de discutir sobre tecnologia são as analogias. São sensacionais. :mrgreen:

Por isso que eu prefiro o KDE viu… hehehe :slight_smile:

Putz pode crer Luiz.
Essa fechou a discussão hehe

Olá,

Todos sabem que uma das desvantagens do java em relação ao .Net é a integração com o desktop e aplicações nativas.
Uma vez eu tive que usar uma impressora fiscal com uma aplicação java, e vocês não sabem a dor de cabeça que eu tive. Tenho certeza que alguém vai dizer: “Por que você não usou JNI?”. E a resposta era que não tínhamos ninguém na equipe que soubesse o pouquíssimo de C que é necessário para escrever a bendita dll proxy. Tentei frameworks, e funcionava pra algumas coisas, mas pra outras não. Agora eu pergunto, não seria mais fácil e melhor para o java criar um framework oficial para integração com o desktop e aplicações nativas? Algo como “Java Native Platform Integration”, para o framework de alto nível e que engloba as funcionalidades básicas. Então haveria também outros como “Java Windows Platform Integration” e “Java Linux Platform Integration”, para as funcionalidades específicas de cada plataforma. Sei que o mustang dá um passo em direção à isso, mas é preciso mais. Deveria ser simples para o desenvolvedor java chamar um serviço nativo, como uma api windows. Espero que o java chegue lá um dia, porque se isso acontecer, ele ganhará muito mais espaço no desktop.

:wink:

Não leve a mal, mas em que mundo vc vive?[/quote]

Já vi que vc caiu de para-quedas e nem leu tudo…

http://www.tiobe.com/tpci.htm

Como é óbvio o Java lidera, mas a questão é que aqui em Portugal onde vivo, não é esta a realidade no mercado, basta ir em qualquer site de empregos aqui e ver que existe mais oportunidades para programadores .Net do que Java, por que a grande maioria das empresas aqui são parceiras da Microsoft e acabam por forçar o desenvolvimento em .Net, também há muitos programadores .Net no mercado até de mais, que causa o efeito de baixos salários e muitos desempregados, esta grande procura das empresas em programadores .Net é sempre no sentido de encontrar programadores que aceitem o trabalho com um salário menor…

Java é mais usado no mundo, mas não quer dizer que seja em todos os paises… aqui a balança anda pendendo para o outro lado… e tenho pena que em muitas empresas aqui para migrarem para Java ou Linux, existe ainda muito preconceito… também tem aqui o ditado ridículo que é:

“Java/Linux vale o que custa… nada!” :evil:

Ve se pode… já ouvi varios responsáveis de informática aqui dizerem isto… e é lamentável já comprei discuções por causa disto… mas é dificil convencer… gostam mesmo de pegar e pagar caro por lixo… é mesmo o preconceito de não quere explorar algo diferente…

Mas isto acontece mais nas pequenas e médias empresas que ainda usam em massa aplicações desenvolvidas em VB e Access… como que é possível no século XXI mas é… é a realidade por aqui, e acho que ainda é em boa parte do mundo…

Espero que este cenário mude… pois aqui não vejo o .Net e o Windows serem balançados, infelizmente… não existe a preocupação de procurar soluções alternativas boas, e mais em conta…

Gostava apenas de compartilhar uma outra ralidade que vejo e convivo aqui todos os dias… e tento mudar este cenário… e o Mono seria uma grande ajuda nisto, ajudando as empresas a migrar projetos que já existem a algum tempo, do Windows para o Linux, e dai todos os projetos novos que haja serem feitos em Java… assim fica muito mais fácil convencer as empresas a migrar, e a ficarem satisfeitas… e o Mono ai tem um papel demasiado importante, e ele não precisa estar 100% compatível com a última versão… mas basta estar 100% compatível com uma versão anterior que já é muito bom e ajuda muito em migrações futuras…

Só por curiosidade… no google a keyword “.net”:

http://www.google.com/trends?q=.net&ctab=1&geo=all&date=all

Em “Regions”, Portugal aparece em 7º lugar… e o Brasil nem aparece… ainda bem pro Brasil… e por isso que estou a dizer que esta de que o Java domina o mercado em todo o mundo não é verdade… na maioria sim… e só por ser o mais usado no mundo já é um motivo a mais para usar e usar cada vez mais Java :smiley:

Ótima observação. Como eu passo raiva com isso!

Claro que eu posso estar completamente errado e ignorante, já que minha última pesquisa foi a uns 4 meses atrás. Porém eu acho que só falta alguma implementação legal de JOLAP sobre XMLA (e MDX) já que, pelo que parece, o XMLA + MDX tá se tornando o padrão mais aceito.

http://www.google.com/trends?q=java&ctab=1&geo=all&date=all

Se for por isso nem o java aparece =/

VELO

Acredito que python ficou mais a minha cara do que ruby!

Mas de qualquer forma uso as duas linguagem!

colocando mais lenha na fogueira…

http://www.google.com/trends?q=java%2C+.net&ctab=0&geo=all&date=all

http://www.google.com/trends?q=java%2C+.net&ctab=0&geo=BR&date=all

[quote=marcelo_emanoel]colocando mais lenha na fogueira…

http://www.google.com/trends?q=java%2C+.net&ctab=0&geo=all&date=all

http://www.google.com/trends?q=java%2C+.net&ctab=0&geo=BR&date=all
[/quote]

Putz, mas a galera da M$ nem deve se esquentar muito procurando apis fora do MSDN…

VELO

[OFF-TOPIC]
ah sei lá, pelo que percebo o mercado aqui tá mais aquecido pra .NET do que pra Java, tipo, é só você ver na apinfo. O tanto de vagas que existem pra .NET, asp e por incrível que pareça, vb6. Pelo fato de haver mais profisionais pra .NET do que Java, os salários são menores e programador Java como todo mundo sabe tá raro, mas isso é questão de tempo, ainda mais porque as IDE’s Java estão seguindo um caminho de aumento de produtividade e facilidade aos usuários iniciais (tal como o Visual Studio). Daqui uns 2 anos todo mundo vai saber programar Java :stuck_out_tongue:
[/OFF-TOPIC]

não sabia que o mono tava tão forte na parte do linux onde até mesmo o gnome está utilizando. Pena que a microsoft tem essa política ridícula de querer crucificar o mono, mas a gente sabe que logo logo a microsoft vai errar o pulo e vai suplicar pra continuarem o projeto mono hehe :slight_smile: