Gnome está pensando em adotar Java no lugar do Mono

[quote=velo][quote=Daniel Quirino Oliveira][quote=velo]
Kbo a compatibilidade.
VELO[/quote]

O que é “Kbo”?[/quote]
Kbo: Derivado latino web 2.0 da palavra acabou, hehehhe

VELO[/quote]

Isso aqui não é MSN Messenger e, se você ler ali no logo do GUJ, você verá “o maior fórum brasileiro sobre Java”, o que implica em escrever em português minimamente formal, por favor. :smiley: (sim, eu sei, estou sendo chato! Mas escrever certo ajuda bastante os motores de busca a indexar corretamente os textos do GUJ. Ajude os motores de busca!)

[quote=Daniel Quirino Oliveira]
Isso aqui não é MSN Messenger e, se você ler ali no logo do GUJ, você verá “o maior fórum brasileiro sobre Java”, o que implica em escrever em português minimamente formal, por favor. :smiley: (sim, eu sei, estou sendo chato! Mas escrever certo ajuda bastante os motores de busca a indexar corretamente os textos do GUJ. Ajude os motores de busca!)[/quote]

Eh, tah sim, hehehhehe, mas não pensei que o meu KBO ia fazer tanta diferença. E na verdade eu escrevi assim de propósito…

E pq ninguem reclama do Coméquié?! do CV?

VELO

[quote=velo][quote=Daniel Quirino Oliveira]
Isso aqui não é MSN Messenger e, se você ler ali no logo do GUJ, você verá “o maior fórum brasileiro sobre Java”, o que implica em escrever em português minimamente formal, por favor. :smiley: (sim, eu sei, estou sendo chato! Mas escrever certo ajuda bastante os motores de busca a indexar corretamente os textos do GUJ. Ajude os motores de busca!)[/quote]

Eh, tah sim, hehehhehe, mas não pensei que o meu KBO ia fazer tanta diferença. E na verdade eu escrevi assim de propósito…

E pq ninguem reclama do Coméquié?! do CV?

VELO[/quote]

Tudo bem. Só evitem este tipo de “internetfonia” (serve para todo mundo). Quando eu li seu KBO eu li como “Ká-Bê-Ó”. Mas, enfim. Chega deste assunto, vamos voltar ao assunto central do tópico: .NET. (se quiserem discutir modos de se comunicar em um fórum, criem um tópico específico para isso, no Off-Topic, preferencialmente).

Ainda sobre o lance da compatibilidade, a ausência de uma política de retro-compatibilidade entre versões tem seu lado bom para o .NET: permite que a MS invista em inovações sem se preocupar em manter tudo o que já existia (mas que não estava ok) funcionando normalmente. Obviamente, alguém poderia dizer “baah! Por que simplesmente não metem um @deprecated naquilo que eles não querem que seja mais usado?”. A resposta é bem simples: java.util.Date. :slight_smile:

sim, em contra-partida quebra todos desenvolvedores antigos… fica sempre numa sinuca de bico… isso me cheira aos “componentes do delphi” a cada nova versao… muda tudo…

Lendo este tópico me veio a memória aquela velha pergunta, será que a máquina virtual (no Linux)…deixará de ser tão virtual assim? (ou seja, tornar-se um componente de SO).

Flos.

[quote=chun]sim, em contra-partida quebra todos desenvolvedores antigos… fica sempre numa sinuca de bico… isso me cheira aos “componentes do delphi” a cada nova versao… muda tudo…
[/quote]

Sim, sem dúvida. Você fica nas mãos da Microsoft e o ciclo de vida do produto que ela lhe impuser. Mas, se olharmos bem para nosso mundinho, verão que as coisas não são tão lindas assim. Dúvida? Perguntem aos desenvolvedores do JUnit como foi divertido quando o Java SE 1.4 foi lançado :wink:

[quote=chun]sim, em contra-partida quebra todos desenvolvedores antigos… fica sempre numa sinuca de bico… isso me cheira aos “componentes do delphi” a cada nova versao… muda tudo…
[/quote]

E verdade, mas software comercial é assim mesmo…afinal o negócio é vender.

Flos.

o que aconteceu com a Junit no java 1.4 ?

Introduziram a palavra-chave ‘assert’, que antes era usada pela API do JUnit.

Dica: imagine o que a introdução da palavra-reservada “assert” fez ao JUnit.

Outra dica: imagine o que a introdução da palavra-reservada “enum” fez a um monte de código Java que existia antes do Java SE 5.0 :slight_smile:

[quote=Rodrigo Manhães]
Desenvolver software não é apenas escrevê-lo. Fazer uma salada pode ser mais fácil, rápido e barato. E mantê-la?[/quote]

Pros caras aqui manter é simples… até quando tiver programadores .Net a mão…

Eu acho uma pecima politica, até por que cada empresa deveria ser boa na sua área, e se dedicar apenas a uma determinada tecnologia, como são as empresas em SAP…

Mas o .Net trouxe péssima metodologia de mercado… onde a salada de fruta é “boa”, a primeira vista, para alguns… na manutenção se contarata um cara pra cada área pagando baratinho pra cada um e o serviço é feito na boa… mas claro o cliente vai pagar bem caro… mas o cliente não liga por q tem dinheiro de sobra…

No Brasil as empresas estão constantemente em busca de soluções mais em conta… agora aqui, nunca vi esbanjarem tanto em software… é mesmo jogar dinheiro pro lixo… e por isso q não se encomodam com o .Net…

Aqui é uma luta fazer uma empresa migrar do .Net pro Java, ou do Windows para o Linux então…

hummm… mas isso foi uma EVOLUCAO da linguagem… não uma quebra nos padroes… é bem diferente vc introduzir coisas novas / mudar as regras do jogo…

alguem se lembra do .Net 1.1 -> 2.0 ?} aquilo sim eh quebra de compatibilidade.

Netuno… acho que vc anda bebendo… com que BASE voce afirma que mercado do brasil é todo .Net ?

Coméquié?!

Aqui no planeta Terra, a esmagadora maioria das aplicacoes comerciais de grande porte sao feitas em Java.[/quote]

O problema é q a maioria das empresas de grande porte não são todo o mercado…

E se faz furtunas com as de médio e pequeno porte…

E também me refiro mais ao mundo que conheço, onde .Net domina infelizmente… mas as grandes empresas aqui também são Java… mas o problema são as pequenas e média que andam com microsoft pra todo lado… por isso que as Grandes serão sempre Grandes e as pequenas sempre pequenas… e depois acho que os vendedores .Net andam vendendo melhor… ou seja andam vendendo gato por lebre… heee… mas o chato é q vendem…

Nossa q viajem… eu não sei quase nada do Brasil to fora a um bom tempo… to é falando da realidade aqui… que é a que conheço…

Sem comentários…

Eu preferiria Python para essa finalidade.

Coméquié?!

Aqui no planeta Terra, a esmagadora maioria das aplicacoes comerciais de grande porte sao feitas em Java.[/quote]

O problema é q a maioria das empresas de grande porte não são todo o mercado…

E se faz furtunas com as de médio e pequeno porte…

E também me refiro mais ao mundo que conheço, onde .Net domina infelizmente… mas as grandes empresas aqui também são Java… mas o problema são as pequenas e média que andam com microsoft pra todo lado… por isso que as Grandes serão sempre Grandes e as pequenas sempre pequenas… e depois acho que os vendedores .Net andam vendendo melhor… ou seja andam vendendo gato por lebre… heee… mas o chato é q vendem…[/quote]

Os caras vendem, o cliente compra, acha bonitinho e depois faz a uns casos q eu vi… joga o sistema fora e refaz do zero pq nao funciona.

O lance de pagar pouco eh igual a comer cachorro quente no largo da batata, vc paga um real e ainda ganha um suco, gasta meio dia passando mal, 5 reais em remedio para estomago e dor de cabeça e ta tudo certo.

Porem, eu ja vi grandes consultorias de .Net venderem sistemas para grandes empresas, gerar milhares de linhas de codigo e nada funfar. Sabe o que eles faziam? Vendiam um “plano de melhorias”. Acho q o Netuno tem razao… por isso q a galera “esbanja” grana em software.

Voltando ao lance de varias linguagens. Vc fez o omeletao, Vb para web, C# para outras coisas e tals… Quando vc for fazer um enhancement no sistema e a parte de web vai ser alterada por conta de uma outra alteração em alguma outra parte, vc aproveita e paga dois caras neh?
Ainda bem q profissional .Net anda desesperado atras de emprego (segundo fontes nesta mesma thread)

Isso prova que o .NET é ruim? Pois, eu já vi o mesmo em Java e em dezenas de outras tecnologias.

.NET é tão bom e tão ruim quanto ao Java. Tem pontos que o .NET se destaca, em outros ponto o Java se destaca.

Bem até onde eu sei a linguagem mais parruda do .Net eh o C#… q alias, na hora de estudar ela, achei muuuuito parecida com uma outra mais antiga.

VB eh mais produtivo… mas tbm tem suas limitações, c precisar de um * a mais, migra =D ou não?

Sei lah, a linguagem do pontinho não a minha praia. Ainda.

VELO

Um aplicativo Desktop? Desculpem aqueles que gostam do swing, mas o .NET é melhor. Se portabilidade não for um requisito, o único motivo para não usar .NET é o know-how. Se tiver integração com Office então, nem têm conversa.

Você vai fazer um programa para PocketPC (hoje a maioria dos leitores de RFID são PocketPC), você vai usar Superwaba? J2ME? .NET é muito melhor, suportado e utilizado no mercado para tal fim.

Agora, você vai fazer uma aplicação server-side, com cluster, acesso remoto e etc… Vai usar .NET?
Vai fazer aplicação para celular? Não pense duas vezes: J2ME.

Outra area que o .NET se destaca é BI. API java de acesso a cubos e afins ainda são muito precarias e complicadas, e sem previsão de melhora, já a Microsoft têm uma especificação (MDX, ADO+ e afins) muito boa e muito bem suportada no mercado.