Gnome 3.6 foi lançado há alguns dias

Pessoal, o gnome 3.6 foi lançado á alguns dias atras. Entre as novidades está o OpenBox que se tornou padrão. O desktop se tornou muito rápido, consome muito pouca memória e funciona em placas de vídeo fracas. O design está muito simples, bonito e sem frecsuragens.

Fiz o test drive a achei incrível. Vale a pena testar.

http://www.gnome.org/gnome-3/

Tá mais leve que o 3? Instalei o 3 na minha maquina e ficou mais lento que lesma depois do almoço.

Se você se refere ao 3.4 este 3.6 está bem mais rápido. Eles implementaram compatibilidade com diversas outras placas de vídeo que não dispões de alguns recursos de aceleração.

Se está mais leve devo testar, pois meu note é um lixo.

Pelo o que eu li neste post abaixo:

http://sejalivre.org/finalmente-gnome-3-6-foi-liberado-confira/

Só é possível no unbuntu 12.10 e estamos na versão 12.04, correto?

[quote=anderson.bonavides]Pelo o que eu li neste post abaixo:

http://sejalivre.org/finalmente-gnome-3-6-foi-liberado-confira/

Só é possível no unbuntu 12.10 e estamos na versão 12.04, correto?[/quote]

Se você estiver usando o “ubuntu” 12.04 os repositórios irão conter a versão anterior que é o gnome 3.4. Vai precisar esperar a release do dia 18 que é a 12.10.
Por enquanto pode usar o live cd que está disponível no site da fundação. Mas é questão de dias ou semanas para disponibilizarem nos repositórios do 12.04 e outras distros mais antigas.

Engraçado aquela controvérsia sobre o novo náutilus ser muito ruim. Para mim agora é que acertaram a mão nele. Sempre preferi o dolphin ao antigo nautilus.

Tem esse video aqui fazendo uma apresentação do Gnome 3.6 rodando no Ubuntu.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uMfg7Jsnmg4[/youtube]

Penso que o visual 2d, ficou tanto tempo parado baseado naquele modelo horrível do windows, que os designers cansaram de verdade,
ainda bem que acordaram com ótimas idéias e ambientes.

Uso o unity e não troco tão fácil assim por outro, no entanto este gnome 3.6, tá bem legal.

[quote=j-menezes]Penso que o visual 2d, ficou tanto tempo parado baseado naquele modelo horrível do windows, que os designers cansaram de verdade,
ainda bem que acordaram com ótimas idéias e ambientes.

Uso o unity e não troco tão fácil assim por outro, no entanto este gnome 3.6, tá bem legal. [/quote]

Pelo que eu testei o gnome-shell tá mais leve que o unity do 12.04. Vamos ver no 12.10 pois vai usar o os mesmos recursos do gnome 3.6, já que unity rodará em cima dele.

Gostava demais do gnome 2… e até uso o 3 de vez em quando… mas nessa troca acabei me acostumando com o KDE e XFCE e acho dificil voltar pro gnome novamente.
Mesmo assim ele continua instalado… vou esperar atualizar no repo oficial do arch e vou dar uma verificada novamente…

[quote=jmmenezes]Gostava demais do gnome 2… e até uso o 3 de vez em quando… mas nessa troca acabei me acostumando com o KDE e XFCE e acho dificil voltar pro gnome novamente.
Mesmo assim ele continua instalado… vou esperar atualizar no repo oficial do arch e vou dar uma verificada novamente…[/quote]

estou na mesma situação. O kde hoje é muito eficiente. Não só pelo desktop, mas pelas aplicações. O Calligra Studio 2.5 é muito bom.

Gnome 3 é o que irá vir no Debian7, já tem um beta2 ae pra galera do próximo Debian…
to só esperando a Canonical parar com o suporte pra ubuntu 10.04 e esperar sair o Debian7 e pronto! Só espero não ter dor de cabeça com compatibilidade de hardware rsrs

[quote=Victor Neves]Gnome 3 é o que irá vir no Debian7, já tem um beta2 ae pra galera do próximo Debian…
to só esperando a Canonical parar com o suporte pra ubuntu 10.04 e esperar sair o Debian7 e pronto! Só espero não ter dor de cabeça com compatibilidade de hardware rsrs[/quote]

Até onde eu sei o debian 7 viria com o Xfce, tomara que venha, pq o gnome 3 tá muito pesado.

[quote=kmunga][quote=Victor Neves]Gnome 3 é o que irá vir no Debian7, já tem um beta2 ae pra galera do próximo Debian…
to só esperando a Canonical parar com o suporte pra ubuntu 10.04 e esperar sair o Debian7 e pronto! Só espero não ter dor de cabeça com compatibilidade de hardware rsrs[/quote]

Até onde eu sei o debian 7 viria com o Xfce, tomara que venha, pq o gnome 3 tá muito pesado.[/quote]

Na minha máquina carrega somente 350 mb de ram.

[quote=kmunga][quote=Victor Neves]Gnome 3 é o que irá vir no Debian7, já tem um beta2 ae pra galera do próximo Debian…

Até onde eu sei o debian 7 viria com o Xfce, tomara que venha, pq o gnome 3 tá muito pesado.[/quote]

ainda não decidiram oficialmente… até semana passada nos repositórios do Debian7 estava o Gnome3, não houve atualização envolvendo o XFCE

[quote=Victor Neves][quote=kmunga][quote=Victor Neves]Gnome 3 é o que irá vir no Debian7, já tem um beta2 ae pra galera do próximo Debian…

ainda não decidiram oficialmente… até semana passada nos repositórios do Debian7 estava o Gnome3, não houve atualização envolvendo o XFCE[/quote]

vou ter que dar um jeito de comprar um pc novo.

[quote=kmunga][quote=Victor Neves][quote=kmunga]

ainda não decidiram oficialmente… até semana passada nos repositórios do Debian7 estava o Gnome3, não houve atualização envolvendo o XFCE[/quote]

vou ter que dar um jeito de comprar um pc novo.[/quote]

Por que? Instala o xfce e passa a usar como default. Uma vantagem do Linux é poder escolher qualquer gerenciador de janelas, não precisa ficar preso no default.

Aqui um screencast com opensuse 12.2 usando gnome 3.6

Achei a interface do shell dessa vez muito bem trabalhada. Remodelaram alguns componentes e estão portando a maioria das aplicações para vala, gtk3 e clutter(api de interfaces ricas baseada em html5)

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Q0C4uaz6wgg[/youtube]

[quote=marcosalex][quote=kmunga][quote=Victor Neves][quote=kmunga]

vou ter que dar um jeito de comprar um pc novo.[/quote]

Por que? Instala o xfce e passa a usar como default. Uma vantagem do Linux é poder escolher qualquer gerenciador de janelas, não precisa ficar preso no default.
[/quote]

concordo, mas pelo que falaram, o gnome 3.6 só roda na ultima versão do ubuntu, o debian provavelmente não terá as mesmas versões de arquivo.

Mas se pá até a nova versão do debian ser lançada já seja possivel.