Olá pessoal!
Estou enviando este post pois estava pensando em algumas coisas que encontramos em outras linguagens e que no Java há tímidos sinais.
A questão do gerenciador de conteúdo por exemplo é uma questão muito importante.
Apesar de termos algumas iniciativas como o jNuke, não vemos nada além disso e acredito que a contribuição do Java neste sentido pode ser realmente incrível.
Se pensarmos que apesar de toda a inciativa da comunidade Java pelo uso do Java no dia-a-dia das empresas, o próprio portal java utiliza o PHP como principal tecnologia para disponibilizar informações.
Talvez isso seja decorrente da falta de ferramentas com o mesmo nível de recursos que as encontradas em linguagens mais populares.
Aí vem o motivo deste post:
- Quais as características necessárias em um gerenciador de conteúdo desenvolvido em Java para que este seja superior aos já existentes no mercado?
Algumas opiniões vem à minha cabeça:
Tendo em vista que o Java seja uma tecnologia para aplicações utilizadas em médias e grandes corporações, acredito que a necessidade de torná-lo capaz de ser integrado à sistemas de ERPs é fundamental para seu sucesso.
Outra questão é o processamento.
Como teóricamente a aplicação seja voltada para grandes volumes de dados, a capacidade de distribuir o processamento em vários servidores é fundamental.
Esse tipo de recurso é capaz de oferecer escalonabilidade à empresa. Então se a quantidade de usuários aumentar, será possível distribuir a carga de processamento em novos servidores.
Não sei o que mais seria interessante neste sentido, mas acho bacana discutirmos esse tópico pois de repente poderíamos fomentar algo assim. Tenho interesse nesse projeto e poderíamos inclusivo colocá-lo em prática se o tema for bem discutido.
o segredo está no GUJ!
segundo o que eu ouvi falar, o GUJ usa Java pra gerenciar o seu conteudo
Mas é alguma plataforma desenvolvida por eles? Ou é apenas um sistema “fechado” e bem específico?
Oi
O por que de não existir um bom CMS em Java ainda, é que todos os programadores (pelo menos os que eu conheço, inclusive eu) de Java, são exigentes, sempre querem um código bonito e elegante, que use patterns, que seja escalçavel, robusto, reusável. Apesar de usarmos o PHPNuke no PJ desde de sua fundação, sempre estamos acompanhando tudo, muitos problemas, muitas falhas, é acesso ao DB no meio da camada de visualização, é uma bagunça.
Sobre o cegredo estar no GUJ, o GUJ não e um Portal, é um ótimo site, inclusive eu conheço todos de lá pessoalmente, são ótimas pessoas, mas o GUJ não tem a mesma finalidade que o PJ, nem o mesmo conteúdo, então se torna fácil fazer um site em Java que tenha só uma front page e mais um fórum, agora no caso do PJ, um portal completo e com todo tipo de frescura, já da um trabalho maior.
T+
Concordo plenamente!
Era justamente nisso que eu estava pensando…
Há modelos mais do que interessantes para serem implantados em um CMS no mínimo superior ao PHP-Nuke.
Por exemplo… Havia pensado na seguinte estrutura:
Usar MVC juntamente com DAO e Abstração de BD.
Junto a isso poderíamos ter recursos de clusterização/processamento distribuído, para conseguirmos escalonar de forma bastante eficaz o sistema. Dessa forma, não importa se o portal será uma “home-page” ou um Google da vida, o sistema se adequaria muito bem.
Outra questão é trazer para esse CMS o que há de mais inteligente nos outros CMS… ou seja… a facilidade de se implementar novos módulos.
Neste quesito o java dá show!
Temo o .WAR aí que facilitaria muito!
A questão dos templates, já é um tópico que desconheço…
Não sei se há classes no estilo “SmartyTemplate” do PHP, que buscam facilitar isso…
De toda forma, o MVC já irá facilitar demais isso… a exigência para o Designer será mínima…
Basta saber fazer alguns loops e pronto! Está feita a brincadeira.
Estarei iniciando este projeto após Dezembro… se alguém tiver interesse, por favor entre em contato.
eu tenho interesse… isso é semelhante ao jnuke??? … pq nao juntar as idéias com o jnuke hehe, ou… sei lá tb, ja tentei entender o jnuke mas fiquei meio perdido :oops:
[quote=“jeveaux”]
Sobre o cegredo estar no GUJ, o GUJ não e um Portal, é um ótimo site, inclusive eu conheço todos de lá pessoalmente, são ótimas pessoas, mas o GUJ não tem a mesma finalidade que o PJ, nem o mesmo conteúdo, então se torna fácil fazer um site em Java que tenha só uma front page e mais um fórum, agora no caso do PJ, um portal completo e com todo tipo de frescura, já da um trabalho maior.
T+[/quote]
jeve, foi mal pelo flood, mas essa eu não podia deixar escapar…
o “cegredo”
ok…
até onde ue vi o GUJ é um portal sim, tem noticias, forum, artigos, etc…
mas nada obrigado o PJ a ter um gerenciador de conteudo em java…
qndo sair o JNuke vc vão por o JNuke no PJ, certo?
[quote="microfilo]mas nada obrigado o PJ a ter um gerenciador de conteudo em java…
qndo sair o JNuke vc vão por o JNuke no PJ, certo?[/quote]
sim, será JNuke com certeza