Gerar o executável no Netbeans?

Boa noite…

Alguém pode me explicar como gerar o executável no NetBeans?
Eu fiz de um jeito que vi em uma vídeoaula. Daí o meu programa criou a pasta dist. Depois eu cliquei no ícone e não rodou nada.
Não sei qual o problema. Já adianto que fiz o teste no cmd (java -version) e tá tudo instalado.

[]'s.

vc quer dizer uma arquivo *.jar é isso?

Acho q é um .jar que você quer…no netbeans é só clicar no “limpar e construir projeto” (Shift F11)
Daí ele cria um arquivo .jar dentro do diretório dist na pasto do projeto, faço assim e sempre da certo.

Acho q é um .jar que você quer…no netbeans é só clicar no “limpar e construir projeto” (Shift F11)
Daí ele cria um arquivo .jar dentro do diretório dist na pasto do projeto, faço assim e sempre da certo.

Já fiz isso do f11 e já tem a pasta dist, sendo que quando abro ela e clico no programa para rodar, ele não roda, =/.
O que será?
O programa roda normal quando eu aperto o f6, mas quando eu clico no ícone do programa lá dentro da pasta dist ele não roda. Aliás, nem sai do canto. Por isso que eu fui no cmd olhar se tava instalado.

Alguém sabe dizer o que é?

[quote=javaxpython]Já fiz isso do f11 e já tem a pasta dist, sendo que quando abro ela e clico no programa para rodar, ele não roda, =/.
O que será?
O programa roda normal quando eu aperto o f6, mas quando eu clico no ícone do programa lá dentro da pasta dist ele não roda. Aliás, nem sai do canto. Por isso que eu fui no cmd olhar se tava instalado.

Alguém sabe dizer o que é?[/quote]

Você configurou a classe principal do projeto?

Execute pelo prompt java -jar .jar. depois post aqui os erros para a gente te ajudar :slight_smile:

O projeto que vc criou o .jar pelo netbeans é um projeto com interface grafica ou de console.

Com interface gráfica.
Eu fiz pelo GUI do NetBeans…

Já verificou o arquivo manifest.mf ? A classe principal deve estar indicada, neste arquivo.

Não. Como verifica?
hehe
Deve ser isso mesmo, já olhei sobre isso em outros locais e algumas pessoas falam disso. Não sei como verifico…

[quote=javaxpython]Não. Como verifica?
hehe
Deve ser isso mesmo, já olhei sobre isso em outros locais e algumas pessoas falam disso. Não sei como verifico…

[/quote]

Na pasta do seu projeto, abra o arquivo e verifique se ele está apontando para sua classe principal.

Là no arquvi tem o manifest.mf só não sei se está apontando.
Posso mandar para seu email?

Basta verificar se ele está citando a classe que contém o método main(), só isso. Se quiser, pode postar aqui.

No mais, você encontra referências em:
http://www.guj.com.br/articles/42
http://download.oracle.com/javase/tutorial/deployment/jar/manifestindex.html

Boa tarde a todos.

Só para ampliar o seu conceito, a linguagem Java não gera executáveis.

Heim :shock:

Como assim :roll:

Eu já tive oportunidade de falar sobre aqui no GUJ, e é só acessar o post http://www.guj.com.br/java/203008-executar-projeto#1027191 e post http://www.guj.com.br/java/208700-como-criar-um-arquivo-executavel :idea:

Ai voce vai me perguntar, por quê os arquivos “*.jar” aparecem então no windows 7 com “Executable Jar Files - Arquivos Jar Executáveis” :?: :?: :?:

Simples, a partir das versões 6 do JDK, a instalação do mesmo associa os arquivos “*.jar” ao interpretador Javaw do JVM, com a seguinte chave de registro do Windows.

[HKEY_CLASSES_ROOT\jarfile\shell\open\command] 
   "C:\Arquivos de programas\Java\jre6\bin\javaw.exe" -jar "%1" %*

Isto faz com os arquivos “*.jar” sejam virtualmente executáveis, fazendo o mesmo que o Windows faz com os arquivos com extensão “doc” ou “docx” sejam associados ao “Word.exe” e os arquivos com extensão “XLS” sejam associados ao “Excel.exe”, porém estes arquivos não são executáveis.

Um abraço.

Mas dá p/ fazer uma gambiarra?
Eu só queria confirmar com vcs se não dá para fazer uma solução tosca usando o iexpress ou ate mesmo o BatToExe…
Fazendo assim criando um bat e colocando tudo no mesmo pacote do exe para executar o jar?

Alguem já fez isso? deu certo?
ou to falando besteira?

Bom dia a todos.

[quote=mateus.cordeiro]Mas dá p/ fazer uma gambiarra?
Eu só queria confirmar com vcs se não dá para fazer uma solução tosca usando o iexpress ou ate mesmo o BatToExe…
Fazendo assim criando um bat e colocando tudo no mesmo pacote do exe para executar o jar?

Alguem já fez isso? deu certo?
ou to falando besteira?[/quote]

Sim, você pode criar um arquivo bat, tanto para compilar o seu projeto, quanto para executá-lo. Não que isto seja uma gambiarra, pois versões anteriores do JDK 6 e também fora de Ambientes de desenvolvimento, tais como o NetBeans, só era possível executar um projeto *.jar no prompt do DOS, até mesmo nos primórdios da linguagem java, voce teria que compilá-lo no prompt do DOS. Vamos aos comandos:

// Para compilar o seu projeto.
    javac -cp C:\MeusProjetosJava\ProjetoAgenda

/* Onde ProjetoAgenda é a pasta contendo o meu projeto
        que irá gerar o Arquivo ProjetoAgenda.jar */

// Para executar o jar.
    java -jar ProjetoAgenda.jar.

Voce pode colocar estes comandos dentro de um arquivo bat, por exemplo com os nomes CompilaJava.bat e ExecutaJava.bat, obviamente o primeiro com os comandos de compilação e o último, de execução. Não aconselho a colocar os dois no mesmo arquivo, isto pois, uma vez compilado, voce não precisa recompilá-lo toda vez que irá executá-lo.

Vale lembrar que para que o compilador Javac e o Interpretador Java sejam executados, eles precisam ser configurados no windows como variáveis de ambiente “PATH” e “CLASSPATH” para serem executados de qualquer pasta do windows e esta dica eu dei exatamente neste post http://www.guj.com.br/java/203008-executar-projeto#1027191.

Já existem também programas que criam instaladores de programas feito em Java, tais como Install Creator e JarToExe, que empocata o seu projeto Java com todas as bibliotecas, inclusive também a do banco de dados, tudo dentro de um arquivo executável, que irá descompactar dentro de um destino. Para dizer a verdade, eu praticamente não os uso, porém acredito que o arquivo executável que ele cria é tão somente o de desempacotamento do arquivo.jar e das respectivas bibliotecas do projeto e do banco de dados.

Um abraço.

Cara muito obrigado pelas informações!
Não sabia sobre JarToExe! vou dar uma estuda nisso!

Obrigado!