Bom dia a todos.
[quote=mateus.cordeiro]Mas dá p/ fazer uma gambiarra?
Eu só queria confirmar com vcs se não dá para fazer uma solução tosca usando o iexpress ou ate mesmo o BatToExe…
Fazendo assim criando um bat e colocando tudo no mesmo pacote do exe para executar o jar?
Alguem já fez isso? deu certo?
ou to falando besteira?[/quote]
Sim, você pode criar um arquivo bat, tanto para compilar o seu projeto, quanto para executá-lo. Não que isto seja uma gambiarra, pois versões anteriores do JDK 6 e também fora de Ambientes de desenvolvimento, tais como o NetBeans, só era possível executar um projeto *.jar no prompt do DOS, até mesmo nos primórdios da linguagem java, voce teria que compilá-lo no prompt do DOS. Vamos aos comandos:
// Para compilar o seu projeto.
javac -cp C:\MeusProjetosJava\ProjetoAgenda
/* Onde ProjetoAgenda é a pasta contendo o meu projeto
que irá gerar o Arquivo ProjetoAgenda.jar */
// Para executar o jar.
java -jar ProjetoAgenda.jar.
Voce pode colocar estes comandos dentro de um arquivo bat, por exemplo com os nomes CompilaJava.bat e ExecutaJava.bat, obviamente o primeiro com os comandos de compilação e o último, de execução. Não aconselho a colocar os dois no mesmo arquivo, isto pois, uma vez compilado, voce não precisa recompilá-lo toda vez que irá executá-lo.
Vale lembrar que para que o compilador Javac e o Interpretador Java sejam executados, eles precisam ser configurados no windows como variáveis de ambiente “PATH” e “CLASSPATH” para serem executados de qualquer pasta do windows e esta dica eu dei exatamente neste post http://www.guj.com.br/java/203008-executar-projeto#1027191.
Já existem também programas que criam instaladores de programas feito em Java, tais como Install Creator e JarToExe, que empocata o seu projeto Java com todas as bibliotecas, inclusive também a do banco de dados, tudo dentro de um arquivo executável, que irá descompactar dentro de um destino. Para dizer a verdade, eu praticamente não os uso, porém acredito que o arquivo executável que ele cria é tão somente o de desempacotamento do arquivo.jar e das respectivas bibliotecas do projeto e do banco de dados.
Um abraço.