Gerador de Imagens com codigos

Oi Pessoal,

Alguem conhece algum componente que gera uma imagem com codigos aleatorios ?
Tipo aquele que se usa na votacao do Big Brother, para garantir que robos nao fiquem votando…
Um exemplo tem nesse site:
http://www.meteorus.com.br

Adriano… tem certeza que vc quer fazer isso? Esse eh o tipo de coisa que torna uma pagina absolutamente inacessivel pra pessoas com deficiencias e/ou usando um browser em modo texto. Na www.diveintomark.org teve uma baita discussao sobre isso ha alguns meses atras…

Carlos, mas ai tem que ver se o publico que tenha uma deficiencia que inabilite acessar a pagina por causa da necessidade de visualizar uma imagem e digita-la eh alvo para o seu site.

Browser modo texto? esse nem merece comentarios…

A questao da deficiencia fisica eh bem mais consideravel, mas vai depender do caso… por exemplo, no forum ou no formulario de cadastro do site seria bem interessante isso, pois dificulta a acao dos robos ou coisas do genero…

Rafael

CV,

acho que o lance de usar browser modo texto eu nao tinha pensando. Nem nos deficientes…
Mas sinceramente, se eh assim, o UOL , TERRA, e outros tantos gigantes deveriam tomar um puxao de orelha entao.
Mas como esses grandes gigantes nao deram atencao para isso, meus clientes tambem nao vao querer dar… :frowning:

Se alguem conhecer algum componente por favor, coloque na roda.
Um abraço…

PS: O CV vai lancar um livro… “Programacao orientada a Exceções…” :lol: 8)

[quote=“Adriano.Marcandali”]
PS: O CV vai lancar um livro… “Programacao orientada a Excessoes…” :lol: 8)[/quote]

Hahahahahahah, boa!!

Mas, exceção ou não, deficientes devem ser levados em conta na construção de projetos de GUI pois, além de eles representarem uma fatia considerável da população, aplicações mal projetadas acabam excluindo digitalmente pessoas fisicamente incapacitadas :wink: .
<momento_reflexao_de_auto-ajuda> Embora nem sempre toquemos neste assunto, deveríamos discutir um pouco mais sobre o impacto que nosso trabalho e os produtos que criamos causam na sociedade. Um caso deste, que pode ser considerado até “banal”, pode refletir de maneira muito prejudicial na vida de alguém.
</momento_reflexao_de_auto-ajuda>

Vai depender da deficiência… se for da visão, então ele nem teria sentido de estar visitando sites na internet, a não ser que o browser vá ditando o que está escrito,o que eu nunca ouvi falar que ele faz…

Outros tipos de deficiência eu já não sei… se o cara enxerga, acho que não tem problema…

Existem browsers especiais para deficientes?

[edit]A sim, você pode guardar em algum lugar um monte de palavras ou sequencias de caracteres, junto com um código. Na hora que você enviar o formulário pra processar, verifique se o código que veio no formulário (num campo hidden ou numa variável de sessão por exemplo) é o mesmo, e se a string digitada for igual.[/edit]

:slight_smile:

[quote=“dudaskank”]Vai depender da deficiência… se for da visão, então ele nem teria sentido de estar visitando sites na internet, a não ser que o browser vá ditando o que está escrito,o que eu nunca ouvi falar que ele faz…

Outros tipos de deficiência eu já não sei… se o cara enxerga, acho que não tem problema…

Existem browsers especiais para deficientes?[/quote]

Sim, inclusive para deficientes visuais. Sao os chamados Screen Readers: browsers especiais que leem a pagina e os links pro usuario. Eh uma experiencia bastante enriquecedora tentar usar um por algumas horas: voce ve como os sites brasileiros sao mal-feitos… :cry:

Vale lembrar que muitas dessas ferramentas são utilizadas por pessoas com problemas visuais também, mas não necessariamente cegas.

Conheco um cara que quebrou o óculos e para continuar a trabalhando o resto do dia usou o suporte para definicientes, como o cv mesmo falou, foi 1 desastre.

E quanto a brownsers modo texto, algum problema? Volta e meia eu uso lynx e w3c, deve ate ter uns posts meus aqui no guj feitos do lynx.

O problema seria vc deixar de implementar recursos legais no site simplesmente pq meia-duzia de extra-geeks usam browser modo texto 3 vezes por ano…

Rafael

Interessante… onde se pode baixar um desses? Ou são só experimentais e não tem pra pegar por aí?

E como é a interação, por voz? Eu fico imaginando como ele leria uma página com frames ou coisa parecida… ou mesmo um post do GUJ…

Para essas então não teriam problemas maiores no caso de ler o que está na caixa para copiar do que o resto da página, não é?

Acho que foi w3m a quem realmente vc quis se referir… :smiley:
…gosto dele… suporta frame e tudo mais… vc conhece o links ??? tb suporta frames e vc pode usar ele com svgalib ou framebuffer para renderizar as imagens e tal…
:shocked!:

[quote=“dudaskank”]

Para essas então não teriam problemas maiores no caso de ler o que está na caixa para copiar do que o resto da página, não é?

^__^[/quote]

Depende, se elas possuirem algum problema visual que cause distorção da imagem, como astigmatismo ou catarata, as imagens que confundem software de ocr podem também confundí-las.

Hmm… e que tal usar fontes grandes, com alto contraste de cores? Talvez isso ajude…

http://www.csszengarden.com

Puta site lindo, cheio de “recursos legais”, que qualquer extra-geek ou deficiente visual consegue acessar.

Rafael, acho que ta na hora de vc pegar um oculos de outra pessoa (de preferencia, com um grau bem alto), e tentar usar as suas proprias aplicacoes web durante algum tempinho… soh pra entender que as “features legais” sao padronizadas pelo W3C, e sabendo usar direito, elas sao totalmente acessiveis. Acessibilidade tambem eh uma “feature legal” :wink:

Lembrando, alias, que o Google tambem eh cego… se vc melhora a acessibilidade do seu site/webapp, automaticamente vc melhora o seu ranking no Google, pq ele consegue ler a sua pagina! :smiley:

http://hotdesign.com/seybold/index.html

http://www.csszengarden.com

Puta site lindo, cheio de “recursos legais”, que qualquer extra-geek ou deficiente visual consegue acessar.

Rafael, acho que ta na hora de vc pegar um oculos de outra pessoa (de preferencia, com um grau bem alto), e tentar usar as suas proprias aplicacoes web durante algum tempinho… soh pra entender que as “features legais” sao padronizadas pelo W3C, e sabendo usar direito, elas sao totalmente acessiveis. Acessibilidade tambem eh uma “feature legal” ;)[/quote]

isso nao tem nada a ver com o que eu postei ate agora. Nada. Do que adianta vc fazer um site super lindo se o cara usa browser modo texto?! Layout e usabilidade sao importantes, em momento algum eu disse o contrario. Agora, a partir do momento em que comecar a ter mto lixo no teu site, qdo robozinhos comecarem a encher de coisas inuteis o teu site super lindo, o que vc fara? pedira para eles pararem?

Rafael

E quem usa - ou melhor, quem implementa direito - isso tudo? nem os browsers se entendem direito…

IMO, tudo vai depender do site que voce ta fazendo, do teu publico alvo. Se quiser ter uma acessibilidade bacana, ou vc abre mao de muita coisa ou se mata pra suportar e manter todas as possibilidades.

Eu mesmo acho que esses lixos de DHTML e outros esqueminhas que soh tendem a querer tornar a web com cara de desktop sao um lixo… ate quem nao tem problema fisico algum se perde na navegacao.

A bem da verdade, a gente tinha que ser o exemplo. O GUJ2 tem que ser bolado pensando em tudo isso…

Rafael

E quem usa - ou melhor, quem implementa direito - isso tudo? nem os browsers se entendem direito… [/quote]

Pra isso existem os padroes do W3C, e sites como o A List Apart - http://www.alistapart.com - que procuram disseminar o uso dos padroes, e alguns workarounds para manter compatibilidade com browsers antigos. Nao tem nenhum misterio fazer um site em XHTML 1.0 Strict com CSS 2 que renderiza direitinho no Netscape 4, IE 4, IE 5, 6, Mozilla, Safari, Opera e tudo mais. E no Lynx, Links, w3m, jade…

Se voce duvida disso, olhe o proprio site do ALA, ou o CSS Zen Garden, que eu linkei na mensagem anterior.

Voce nao tem que abrir mao de nada. So tem que usar alguns neuronios a mais, escrever o codigo de acordo com os padroes, e nao tem como dar errado. Uma ou outra frescura no CSS precisa de workarounds pro IE5 ou Opera, mas isso dah tao pouco trabalho de usar que nao vale nem a pena argumentar quanto a isso.

Nao entremos nessa discussao :wink:

Right on, man. :smiley:

[quote=“cv”] Nao tem nenhum misterio fazer um site em XHTML 1.0 Strict com CSS 2 que renderiza direitinho no Netscape 4, IE 4, IE 5, 6, Mozilla, Safari, Opera e tudo mais. E no Lynx, Links, w3m, jade…
[/quote]

Tenho minhas duvidas. A especificacao eh uma maravilha, mas a implementacao nem tanto. Nao sei como ta o opera 7, mas as versoes anteriores eram um caos qdo o assunto era css/dhml/javascript. Simplesmente nao funcionava direito. Estilos no IE muitas vezes funcionam de uma maneira diferente no Mozilla, como margens, por exemplo.

Sao varios detalhes que precisamos estar atentos. E, infelizmente, parece que programadores tem mais nocao da importancia disso do que desgners.

Rafael

O Opera continua ruinzinho quanto a JavaScript, mas pelo menos suporte a CSS2 e DOM ele tem :smiley:

Mas lembre-se que JavaScript tambem eh um padrao. Usando JavaScript com DOM, funciona em qualquer browser que suporte os padroes :wink:

O caso aqui eh: se vc quiser tornar seu site acessivel, JavaScript nao deveria ser um requisito pra que o usuario consiga usar seu site :wink: