Gerador de boleto bancario

Boa tarde ae

Tenho conhecimento em JAVA voltado para WEB. Recentemente meu chefe pediu para desenvolver uma aplicação que GERA BOLETO BANCARIO do ITAU em JAVA para desktop. Esse aplicativo já temos aqui só que foi feito em Delphi.
E precisamos dele para usa em LINUX, por isso a necessidade de migrar para JAVA.
O problema é que eu não tenho conhecimento em aplicação desktop com java.
Li algumas coisas sobre iREPORTS e JASPERREPORTS. Mas não consegui fazer nada.
Gostaria de saber se alguem pode me ajudar com isso, ou se tem algum script parecido. Uma luz por favoor

gratooo

Olá

Porque usa tantas letras maiúsculas? Usou algum mainframe da década de 70 para escrever a mensagem?

Em fóruns, nem todos usuários gostam de responder mensagens que usam maiúsculas. Às vezes, alguém pensa que quem escreveu se julga no direito de tentar fazer sua mensagem aparecer mais do que as outras.

[]s
Luca

Disculpas pelas letras maiusculas.

Mas será que você tem com me ajudar?

Já ouvir falar sobre o JBoleto, que gera boleto bancário para você, porém eu nunca o utilizei.
Mas de uma pesquisada sobre ele, com certeza com ele solucionará seus problemas.

Mas caso você queira construir o seu próprio gerador de boletos e queira utilizar iReport e JasperReports, existe um tutorial para iniciantes aqui mesmo no GUJ, na seção Artigos/Tutoriais.

Espero ter dado a luz que você queria :lol:

Qual a duvida mesmo?

A duas semanas estou dentro de um banco, estou desenvolvendo
a segunda-via do boleto para eles…

O que eu utilizei: iReport pra desenhar e gerar o .jasper
Depois passei os dados como parametro ( Map ) para o .jasper
e mandei exibir.

Na JavaMagazinne do mes passado se nao estou enganado tem
um tutorial de como gerar relatorios na web…

Bom se você nao conseguiu fazer N A D A com iReport + JasperReports
ainda , sugiro que comece por coisas mais basicas e depois va ao tao
sonhado boleto…

Boa sorte na empreitada… espero ter ajudado…
Até mais… :thumbup:

[quote=Luca]Olá

Porque usa tantas letras maiúsculas? Usou algum mainframe da década de 70 para escrever a mensagem?

Em fóruns, nem todos usuários gostam de responder mensagens que usam maiúsculas. Às vezes, alguém pensa que quem escreveu se julga no direito de tentar fazer sua mensagem aparecer mais do que as outras.

[]s
Luca[/quote]

O FILOSOFO MONTAIGNE FALAVA QUE “NINGUÉM ESTÁ LIVRE DE DIZER IDIOTIZES O GRAVÉ É DIZÉLAS COM ÊNFASE”. Luca não mistures a idiotez com a sobérbia que é mais grave ainda.

1 curtida

[quote=Ishkandar][quote=Luca]Olá

[]s
Luca[/quote]

O FILOSOFO MONTAIGNE FALAVA QUE “NINGUÉM ESTÁ LIVRE DE DIZER IDIOTIZES O GRAVÉ É DIZÉLAS COM ÊNFASE”. Luca não mistures a idiotez com a sobérbia que é mais grave ainda.[/quote]

E existem também em fóruns aqueles que são contra as ideias que pessoas tenha opnião de querer ou não responder um tópico apenas por ele estar em letra maiuscula.

E…
Sobre o topico…

O JBoleto cria o boleto pra voce…
Eu estava vendo sobre ele e estou planejando programar algo para criar os arquivos de remessa que os bancos precisam.

cara… eu sugiro não reinventar a roda… isso custa recurso, tempo e dinheiro… pegue algum framework open source e uso ou adapte se precisar…

por exemplo, um legalzinho eh o JBoleto… mas eh muito restrito, qdo usei num projeto grande tive q fazer varias adaptações… mas o bom eh q ele eh facil de modificar… o codigo fonte eh bem bagunçado e a arquitetura eh bem porca, mas por ter poucas classes esta simples de mecher.

um exemplo de limitação eh q por exemplo, pra determinado numero de carteira, ele não gera da forma correta… o banco itau por exemplo, soh gera correto pra alguns tipos de carteira.

eu sei que existem outros tambem, porem não posso opinar pois nunca usei… mas vale conferir o JRIMUM (jrimum.nordestefomento.com.br:8080/webjrimum/) e o STELLA, do pessoal da caelum…

o JRIMUM por exemplo qdo tentei utilizar os caras tinham feito a cagada de compilar ele em Java 6, ai deu merda pra usar no meu projeto java 5, e pra conseguir o fonte tem mta burocracia com os caras la

e o STELLA nem cheguei a olhar pois ja tinha achado facil adaptar o JBoleto.

espero ter ajudado

abss

Em relação ao Bopepo, que está em constante evolução, do projeto JRimum ,…

Se quiser saber mais sobre o negócio de geração de boletos, nesta página também tem um TCC sobre o universo de boletos e o Bopepo.

Além de gerar um boleto padrão sem esforço algum…

Se vc quiser personalizar o boleto, ele permite personalização através de templates PDFs.
Você pode usar o OpenOffice para desenhar o boleto e depois exportar para pdf. É simples.

Veja este vídeo de personalização de boletos com Bopepo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0kRa2wprDdQ[/youtube]

Este vídeo mostra como gerar boletos personalizados através do componente Bopepo do Projeto JRimum. O vídeo foca num dos recursos mais interessantes, que é como adicionar campos dinâmicos, ou seja, campos que podem ter seus valores fornecidos em tempo de execução.
Ver tutoriais.

http://www.jrimum.org/bopepo/wiki/Componente/Documentacao/Tutoriais

Na versão mais atual já são suportados 16 bancos, é o mais completo atualmente, estamos só aguardando mais feedback do pessoal para lançar a versão final.

http://www.jrimum.org/bopepo/ticket/47

• #13 - Banco Real
  • #14 - Itaú
  • #15 - Unibanco
  • #17 - Safra
  • #18 - Mercantil
  • #19 - HSBC
  • #21 - Banrisul
  • #22 - Nossa Caixa S.A.
  • #24 - Banestes
  • #25 - BANCO SANTANDER S.A.
  • #38 - Banco J. Safra
  • #39 - Banco SICREDI
  • #40 - CEF
  • #48 - Banco Rural
  • #56 - Banco Intermedium
  • #57 - Banco do Nordeste do Brasil (BNB)

Se precisar de ajuda e tiver dúvidas, chega lá no grupo que o pessoal te ajuda.

Mais informações sobre o andamento do Projeto Bopepo … vc pode ver no Timeline.[/quote]

Tem como saber se o boleto já foi pago na agencia, ou seja, existe algum serviço que verifica se tal boleto já foi pago, como funciona este serviço, caso não exista como você verificam se o boleto já foi pago.
Desde já agradeço pela atenção

Sim, o banco te manda um arquivo de retorno com o “nosso numero” e outros detalhes do pagamento. Aí é só vc verificar a quem pertence aquele boleto. Atenção! Você pode escolher trabalhar com boletos com ou sem registro. Se escolher trabalhar sem registro depois que o boleto for pago e vc baixar o arquivo de retorno o banco apaga aquele registro de pagamento. Assim, vc fica responsável por armazenar os boletos já pagos. No sistema com registro, o banco mantém o registro dos boletos pagos para vc. Lembrando que para cada sistema existe um custo por boleto que depende do banco em questão.

[quote=Ishkandar][quote=Luca]Olá

[]s
Luca[/quote]

O FILOSOFO MONTAIGNE FALAVA QUE “NINGUÉM ESTÁ LIVRE DE DIZER IDIOTIZES O GRAVÉ É DIZÉLAS COM ÊNFASE”. Luca não mistures a idiotez com a sobérbia que é mais grave ainda.[/quote]

Lucas, concordo que o titulo ou a mensagem inteira em maiusculas é até irritante mas destacar algumas palavras como o amigo ali fez… não vejo problema :B
E o pior foi o Ishkandar que a única mensagem que postou no GUJ foi pra implicar com ele xp e nenhum nem falou nada sobre o assunto…
Na minha opinião vocês são: um adm do qual o poder subiu a cabeça e um “troll” sem nada para fazer…

Bom mas voltando ao assunto, alguém tem um esqueleto de .jasper para boleto bancário? Também quero algo que eu possa moldar xD

Olá @Gerva,

Com o Bopepo vc pode moldar via OpenOffice, do mesmo jeito que no jasper. Essa forma não é interessante?

Realmente tem que ser em jasper?

Olá,

No projeto Bopepo existe também uma implementação em um branch que utiliza o Jasper Reports para a geração dos boletos.

Eu utilizo isso em produção e não tive problema algum com ele, o único detalhe é que o branch não tem release oficial e não está acompanhando as últimas alteracões do projeto.

Como não acompanhou as últimas alterações do projeto, deixei uma forma provisória que recebe um java.util.List<org.jrimum.bopepo.Boleto> e trocando apenas uma linha do uso convencional do Bopepo é possível obter o net.sf.jasperreports.engine.JasperPrint para ser passado como parâmetro no net.sf.jasperreports.engine.JasperPrintManager, por exemplo, ou qualquer outro uso que se possa fazer com o JasperPrint (gerar outros tipos de documentos ou até mesmo PDF). Ou seja, para usar o próprio Bopepo com Jasper basta ter este release e após criar a(s) instância(s) da classe Boleto somente passá-la(s) para o JasperViewer do Bopepo.

O link para navegar no src do branch:
http://www.jrimum.org/bopepo/browser/branches/0.3-Litio-FromHelio

O arquivo jrxml de template pode ser visualizado aqui (para baixá-lo só clicar, no final da página, em “Original Format”):
http://www.jrimum.org/bopepo/browser/branches/0.3-Litio-FromHelio/src/main/resources/jasper/BoletoTemplate.jrxml

Este template está desta forma (gerando dois boletos por página) pois foi assim que precisei dele, mas caso alguém defina algum outro layout ou implemente algo a mais baseado neste branch é muito interessante que contribua de volta para o projeto, assim todo mundo sai ganhando.

Abraços,
Renato Atilio.

Po valeu mano, muito bom o esqueleto (Y)

gilmatryx - obrigado também pela dica

interessante o assunto. em todo caso para emergencia para boleto bancario, vale apenas o numero da conta. hehe.

em web eu migrei para o php diríamos assim.

achei algo aqui, apesar de nao precisar no momento… (o link nao funcionou de fato…), mas tem coisa por aí.

aqui deu algo:
http://www.phpgratis.com.br/comercio/gerador-de-boleto-bancario-gratis/

fica estranho uma pagina em php, num sistema java… mas pode.

http://www.megaupload.com/?d=PONG1PON

olhei parece bem completo, pode dar a idéia de como fazer em java, pelo menos…

ajudei?