Gerador de Aplicativo GENEXUS

Pessoal, boa tarde tudo bem,

Gostaria de saber se alguém aqui conhece ou já ouviu falar do Gerador de Aplicativos GENEXUS, que gera códido em Java, VB e .NET.

Gostaria de ouvi oipniões.

desde já agradeço.

Olha,
Eu fui em uma apresentação do GENEXUS, e baixei-o para teste, gostei bastante, é bem rápido e parece realmente ser bem eficaz, é muito facil de usar e para migrar de linguagem. Se você quiser fazer um sistema pra disponibilizar tanto Win quanto na internet, você não precisa ter dois trabalhos, você faz só uma vez, Acho que essa é a grande vantagem.

Super Gerador de Aplicativos Rápidos em Java
Olá depois de mais de 2 anos, mais de 1.000 horas de muita pesquisa e principalmente programação, está pronto a primeira versão desse super programa que gera aplicativos completos em java em poucos segundos. São 149 vídeo aulas em 5.5 gigabyte em vídeo aulas e arquivos fonte+instalação.
3 em 1 pois: 1) Você poderá usar o software para criar suas aplicações em segundos. 2) Poderá usar o código fonte para incrementar e personalizar ainda mais esse software (menos trocar o autor né). 3) Poderá usar as 149 vídeo aulas para ver, ouvir e aprender como desenvolvi esse software linha a linha, e aprender muito de java.
Usei o Netbeans 6.5 e Eclipse 3.4. Mas como usei somente código java puro (sem usar componentes das IDE`s), você poderá usar qualquer editor.
Obrigado
Prof Neri
www.informaticon.com.br ? videoaulasneri@gmail.com
Av Flores da Cunha, 1545, centro
Fone/Fax (0xx54)3330-1222
Carazinho-RS CEP.: 99500-000

http://guj.com.br/posts/list/104022.java

Genexus não é um gerador de aplicativos. Ele só ajuda a acelerar a carruagem.

Eu ja usei e gostei. É realmente bom pra quem ta com a corda no pescoço. Se nao estiver, esquece. Vai na maozona mesmo.

Eu já deu uma olhada no Genexus eu particulamente não Gostei. E como Sergio Figueras disse e para quem ta com a corda no pescoço

Eu trabalhei com Genexus por alguns anos. Ele agiliza bastante a criação de sistemas e a parte de geração de códigos em varias linguagens e bancos de dados é muito boa e funciona bem.

Do lado ruim, não existe ferramenta de colaboração, controle de versão, design patterns. A perfomance do seu software depende da qualidade do gerador, o código fonte que ele gera é impossível de manter na mão, voce fica preso a evolução da ferramenta e não a evolução do mercado. Algumas dessas características pode ter mudado porque tem alguns anos que não acompanho o mesmo.

Hoje em dia eu o utilizaria para disponibilizar servicos, mas não para produto ou como plataforma principal de desenvolvimento.

Genexus não passa de um gerador de gambiarra que gera um código intragável, ilegível e incompreensível com qualidade de lixão para o qual é quase impossível dar manutenção. Em caso de algo dar errado a melhor alternativa é rezar.

Boa!

Boa![/quote]

Logo vc que arrasta e solta em Genexus falando isso! rsss

Como o pessoal disse acima, o Genexus possui seus prós e contras.
Eu trabalho com Genexus a mais de 5 anos (não por opção, mas pelo acaso), e já estou na 2 empresa utilizando essa ferramenta.

Já desenvolvi software comercial, financeiro, produção, fiscal, frente de caixa, integração com ECFs, balança, TEF, impressora de etiquetas, leitores, (as integrações foram feitas na linguagem nativa, e não em Genexus). Para desenvolver software complexos somente utilizando Genexus você não consegue, precisa conhecer a linguagem para qual ele está gerando para fazer como exemplo, integração com periféricos. O Genexus é muito bom para independência de banco de dados, e desenvolvimento rápido, mas não pense que um sistema gerado em FoxPro para banco Oracle por exemplo, você mudando para Java-Web com banco DB2 tudo vai funcionar maravilhosamente bem, você terá problemas e terá que corrigi-los, claro que o trabalho é muito menor que ter que reescrever o software novamente.

Nesta empresa atual temos cerca de 80 clientes, e 200 estabelecimentos rodando um sistema ERP com banco Oracle, MS-Sql, DB2, Postgresql ou AS/200 com bases de até 200 GB de dados, e sistema gerados para FoxPro-Win, Java-WEB e também sistema para pocket e celulares gerados a partir do genexus. o Software principal compreende cerca de 1000 tabelas e mais de 15 mil objetos (Telas, procedimentos, relatórios, etc), posso dizer que não é um software para brincadeira.

É a melhor ferramenta?, depende do ponto de vista, hoje para esta empresa sim, porque todos os sistemas já estão em genexus. Se eu fosse criar uma empresa hoje de software comercial, eu usaria genexus, eu conheco a ferramenta sei do que ela é capaz e quais suas desvantagens, como disse, vai do ponto de vista.

Maior problema da ferramente? Dependência total da empresa que desenvolve, a Artech, se encontrou algum bug, abre um chamado, e reza para que eles lhe atendam rápido, e já vai tentando um Work Around para o problema encontrado. Até hoje nunca fiquei com um problema não resolvido, mas confesso que muitos teve uma solução mirabolante.

O Genexus não é tão facil de se programar quanto parece, uma pessoa pode até aprender em 2, 3 meses e já sair programando, mas o resultado final não é dos melhores, mas isto também é em qualquer linguagem. Já tive casos em que um relatório, passou de 12 horas a demora para gerar, para 5 minutos, apenas reestruturando a programação, ou seja você precisa conhecer a ferramenta, assim como qualquer outra linguagem ou case de desenvolvimento. Nesta empresa hoje, maior problema que temos é, a má programação e a falta de organização dos procedimentos, por parte dos desenvolvedores e analistas.

Se vc conhece a ferramenta e saber utilizar de forma correta, consegue desenvolver softwares excelentes de gestão, ERP, apoio a decisão, tanto windows quanto web.

"

Semana passada visitei uma empresa que utilizam a versão 10 Genexus para criar grandes aplicacoes .Net.
Onde trabalho desenvolvemos ERPs comerciais com Java, e DataFlex.
Super legal a idéia da ferramenta em criar um codigo fonte que pode ser usado para gerar outras linguagens.
Conversei direto com um programador (que veio do delphi para o Genexus), ele me mostrou como a IDE trabalha com o banco de dados e tal. Esta IDE tem a cara do Visual Studio, onde tudo voce clica e solta.
O que perguntei para ele e não soube me responder, se voce precisar implementar uma certa regra que talvez a linguagem destino nao implemente.
Como desenvolvo em java, não botei tanta fé nesta ferramenta, pois como todos sabem em java é possivel implementar praticamente qualquer coisa.
E essa ferramenta será tão inteligente para utilizar a melhor forma ? E a questao da versao do java que é utilizado, será que ela consegue aproveitar o máximo da linguagem ?
Sem falar no codigo fonte gerado, coitado do cliente se nao quiser mais trabalhar com voce e passar o fonte para outra empresa dar manutencao… rs, sem chance…

"