Boa noite a todos. Nas últimas semanas tenho decidido entrar de cabeça no desenvolvimento de jogos (principalmente mobile). Tenho estudado um pouco a libgdx para desenvolvimento de jogos para android, desktop, html e Ios. Mas a própria libgdx é mais um framework, não um engine. Decidi dar uma olhada no unity e me pareceu um ótimo engine, mas o preço de uma licença me desanimou muito. Talvez valha a pena para uso profissional, este ainda não é o meu caso. Comecei a pesquisar por engines e descobri uma chamada godot e achei muito interessante. Também achei um editor de cenas chamado overlap2d que facilita e muito o desenvolvimento de cenas para quem vai desenvolver utilizando a libgdx. Estou pensando em focar nesses dois, mas gostaria de saber se alguém já os conhece, os recomenda ou tem alguma outra recomendação.
Não sei por que o preço da Unity te desanimou, já que ela é de graça
Mas não ficou claro seu objetivo. Por exemplo, você reclama que a libgdx é um framework, mas se anima a usar o overlap2d, que roda em cima da libgdx
O que você está querendo? Uma engine completa (como Unity e Unreal)? Um framework mais completo (como libgdx, cocos2d) ou uma biblioteca mais baixo nível para jogos (como a SDL, Allegro)?
Meu interesse é começar a desenvolver alguns jogos simples por hobby e colocá-los no google play e na appstore. A unity tem uma versão que é gratuita mas pelo que vi eu não posso usá-la para esta finalidade, seria apenas para estudo e mesmo que pudesse o game teria um splash da unity. Estou estudando-a pois parece ser um ótimo engine. No site a licença mínima é de US$75,00/mês mais US$75,00/mês por plataforma. Assim o valor mensal para Ios e android sai US$225,00. O problema é que é necessário ficar pelo menos 12 meses com a licença. Ou seja no final das contas considerando o dólar a R$4,00 mais os impostos (IOF e tal) o valor anual fica em mais de R$11.000,00. Talvez eu tenha entendido errado, se for o caso por favor me corrija.
Quanto ao libgdx eu estou lendo um livro a respeito e estou achando bastante interessante. O único problema é que tudo é feito no código. Eu não tenho um editor de cenários por exemplo. O que eu posso fazer é usar ferramentas a parte. O overlap2d é um editor externo que funciona com o libgdx e juntos parecem formar um grande time, pretendo prosseguir os estudos com os dois.
O godot engine promete ser um engine completo totalmente gratuito (licença MIT) e também me pareceu interessante. Posso programar numa linguagem especifica deles que se parece com python e posso escrever trechos de códigos em C++ caso necessitem de melhor desempenho.
Minha dúvida principal é: alguém já se aventurou por esses mares (libgdx + overlap2d, godot engine). Vale a pena insistir no unity mesmo se o custo dele for o que calculei? Alguém recomenda outro engine bom gratuito ou com um preço um pouco mais acessível? Estou considerando apenas a possibilidade de desenvolver independente, não estou cogitando estudar para entrar no mercado em uma empresa, se fosse esse caso eu com certeza estudaria o unity ou o unreal.
Fala Rodrigomelges, td bem?
Eu também tenho a mesma dúvida que você, quero desenvolver games mobile e não sei no que devo investir. Pelo jeito a melhor opção seria mesmo o libgdx. Vi que já passou algum tempo que você publicou está pergunta é talvez você já tenha tomado alguma decisão. Você recomenda o libgdx? Valeu abraço.
Eu comecei a estudar a libGDX, mas acabei desanimando por causa de algumas complicações. Uma das coisas que mais me motivaram a sair dela foi a necessidade de ter q fazer tudo no código. Eu até tentei usar a overlap2d para criar os cenários mas por ser uma ferramenta nova ela está cheia de bugs. Comecei então uma busca por novas engines. Comecei a estudar o CoronaSDK e agora estou usando a Unity mesmo. Mas nessa busca achei algumas engines interessantes como a defold (mantida pela King do candy crush) e a godot (uma engine nova, bastante funcional e totalmente gratuita.
Cara, Unity eh de graça sim… se seu jogo for gratis então vc nunca vai precisar pagar nda… ela deixa de ser gratis caso seu ganho anual ultrapasse $100k… da uma lidinha na faq q la fala isso…
Bom mesmo assim eu acredito que vou tentar o LIBGDX, existem dois cursos gratuitos no site da Udacity que parecem ser muito bons. Eu já esperava que seria tudo no código e para jogos 2D não muito complexos, pode ser uma boa. Na pior das hipóteses eu tento algo novo novamente.
Referente ao Unity, acho arriscado estudar, aprender e ter que viver apenas dos anúncios do jogo que desenvolveu, isto falando da versão gratis do Unity. A versão pro é cara e acho que não compensa, pelo menos para nós que queremos ser dono do nosso próprio negócio, começando pequeno e sem muitos recursos. Flw, abraço.