Futuro do desenvolvimento ,sera que ainda vai existir nos próximos anos?!

Ainda que existam, eu não apostaria minha carreira em uma linguagem onde praticamente não há novos desenvolvimentos. Basta pegar o jornal e ver o número de vagas ofertadas para COBOL, Delphi e afins…

[quote=javaflex]
Quanto a backend com certeza ficou mais simples. Só não consegui entender essa colocação quanto a frontend, ainda mais pela sua resposta acima, pois quando algo não é projetado para tal coisa, traz dificuldades técnicas para que o resultado final seja bom. Você não acha que as interfaces gráficas web hoje exigem conhecimento de mais conceitos e recursos técnicos?[/quote]

Por que apps moveis são mais simples. frontend tende a ser mais focado em uma determinada tarefa, por isso possuem uma interface mais enxuta.

Obviamente estou falando de nativo. Sistemas web são mais complexos e tendem a cair no desuso.

Acho que é uma questão de opinião. Mas eu prefiro as interfaces web de 10 anos atras.

Quando entro em um site, eu quero acessar uma informação, não quero riqueza de gráficos ou de interações. Pra isso existem apps.

Mas se você pegar um jornal nem vagas em java e c# encontrará.

Mas se você pegar um jornal nem vagas em java e c# encontrará.[/quote]

Acho que o Vini disse jornal no sentido figurado …

Bom, eu comparei alguns termos no CEVIU, e de fato, as vagas para Java disparam para mais 1000, enquanto vagas para COBOL eu encontrei no máximo umas 10.

Sobre assunto, o 1o capítulo do livro Passionate Programmer traz um exercício bastante interessante.

[quote=lkbm][quote=javaflex]
Quanto a backend com certeza ficou mais simples. Só não consegui entender essa colocação quanto a frontend, ainda mais pela sua resposta acima, pois quando algo não é projetado para tal coisa, traz dificuldades técnicas para que o resultado final seja bom. Você não acha que as interfaces gráficas web hoje exigem conhecimento de mais conceitos e recursos técnicos?[/quote]

Por que apps moveis são mais simples. frontend tende a ser mais focado em uma determinada tarefa, por isso possuem uma interface mais enxuta.

Obviamente estou falando de nativo.
[/quote]
Se você estava falando de aplicação nativa poderia ter especificado, realmente não tem o que discutir que interface nativa é mais simples de programar. Mas esse tipo de aplicação não atende a maioria dos casos atuais.

Sistemas web cair em desuso? Eu só vejo o inverso na prática.

Lembre-se de quem vai investir na aquisição do sistema não é você. Se para o cliente vai ser importante seus usuários acessando o sistema de qualquer lugar (incluindo PC), com interações importantes para a experiência de uso, então ir contra a necessidade seria engessar o processo.

Bom, eu comparei alguns termos no CEVIU, e de fato, as vagas para Java disparam para mais 1000, enquanto vagas para COBOL eu encontrei no máximo umas 10.

Sobre assunto, o 1o capítulo do livro Passionate Programmer traz um exercício bastante interessante. [/quote]

eu sei, só quis bancar o bobo kk

Concordo.
Só citei o caso do Cobol para acalmar os alarmistas do fim do mundo, a “resiliência” do Cobol é impressionante.

[quote=javaflex]
Se você estava falando de aplicação nativa poderia ter especificado, realmente não tem o que discutir que interface nativa é mais simples de programar. Mas esse tipo de aplicação não atende a maioria dos casos atuais.[/quote]

Mas vai atender com o tempo. Quando a idéia do frontend ficar longe do backend se consolidar. Aí o próximo passo será reduzir a complexidade. Quando nativo vai se consolidar ainda mais.

Faz parte da tendência que você apontou. Nem vou entrar no mérito se isso é bom ou ruim, é apenas um fato conhecido pelo fato de tudo em TI funcionar em ciclos, e o ciclo atual é nativo.

[quote=javaflex]

Sistemas web cair em desuso? Eu só vejo o inverso na prática.[/quote]

Estou falando disso.

http://blog.flurry.com/bid/109749/Apps-Solidify-Leadership-Six-Years-into-the-Mobile-Revolution

Qualquer lugar roda aplicativos. Acho que só aquele chromebook do google que não roda, mas o mercado é tão pequeno que acho não faz diferença.

Bom, eu comparei alguns termos no CEVIU, e de fato, as vagas para Java disparam para mais 1000, enquanto vagas para COBOL eu encontrei no máximo umas 10.[/quote]

Conte ainda com o fato que COBOL apenas não serve pra muita coisa. O programador precisa ter familiaridade com o SO que seu programa COBOL vai rodar.

[quote=kicolobo][quote=lkbm]Exato. Um desenvolvedor moderno não tem mainframe em casa pra rodar programas em COBOL.
[/quote]

Este argumento é excelente: “nunca vi então não existe” :D[/quote]

Posta uma foto então.

[quote=lkbm][quote=javaflex]
Se você estava falando de aplicação nativa poderia ter especificado, realmente não tem o que discutir que interface nativa é mais simples de programar. Mas esse tipo de aplicação não atende a maioria dos casos atuais.[/quote]

Mas vai atender com o tempo. Quando a idéia do frontend ficar longe do backend se consolidar. Aí o próximo passo será reduzir a complexidade. Quando nativo vai se consolidar ainda mais.

Faz parte da tendência que você apontou. Nem vou entrar no mérito se isso é bom ou ruim, é apenas um fato conhecido pelo fato de tudo em TI funcionar em ciclos, e o ciclo atual é nativo.

[quote=javaflex]

Sistemas web cair em desuso? Eu só vejo o inverso na prática.[/quote]

Estou falando disso.

http://blog.flurry.com/bid/109749/Apps-Solidify-Leadership-Six-Years-into-the-Mobile-Revolution

Qualquer lugar roda aplicativos. Acho que só aquele chromebook do google que não roda, mas o mercado é tão pequeno que acho não faz diferença.[/quote]
Isso que você defende é só em relação a aplicações mobile. Tenho me referido a sistemas web rodando no browser, atendendo qualquer plataforma, seja PC clássico ou mobile.

Veja, não é defendendo, apenas apontando para onde a área de desenvolvimento está caminhando.

As empresas estão adotando tablets e smartphones em massa. A web vai ficar restrito apenas a interações simples, coisa que pode ser feito por um designer e um programador HTML.

não estou defendendo, apenas dizendo pra onde a área de desenvolvimento esta caminhando.

A tendência é as empresas adotarem tablets e smartphones em massa. A web vai ficar restrito apenas a interações simples, coisa que pode ser feito por um designer e um programador HTML/JS. Se você quer continuar apostando em javascript tudo bem, mas entenda que os trabalhos mais complexos (e com melhores salários) migrarão para desenvolvimento de aplicações usando SDK nativo.

[/quote]

Mas provavelmente teremos toda uma gama de serviços apoiando essas aplicações nativas não ?

ainda é MUITO mais produtivo utilizar computador comum que um smartphone, a onda mobile afetou muito pouco sistemas corporativos por esta razão, a maioria das pessoas trabalha de frente com o computador colocar um celular na mão somente atrasaria o desempenho.

Claro que em alguns casos há ganho, ter sistemas para pessoas que estão sempre se movimentando, que visitam bastante cliente, ai concordo que a versão mobile se destaca, mas em geral é nicho em ambiente corporativo