Vou dar um exemplo do sistema que tenho pra mercearias/lojinhas, tinha uma namorada que os pais dela tinha uma mercearia e ela pediu se eu tinha como ajudar de alguma forma o controle de estoque e vendas ser mais consistente, pois achavam que um funcionário poderia estar roubando
Na época o que sabia era C e Java, então fiz em java, um sistema simples, cadastro de produtos, tudo que entra dão entrada no estoque, ao realizar a venda entram com os produtos, quantidade da venda, calcula ali o valor a ser cobrado e tal, nada demais, e baixa os produtos do estoque
Quando quer gera um relatório das vendas por período, só o gerente pode corrigir possíveis erros no processo e este gera log (Mais tarde coloquei controle de usuário, assim gera log das vendas realizadas por cada usuário)
Implantei na mercearia dele em troca de um credito de 50 reais mensais em consumo na mercearia
Meu próximo cliente foi um amigo dele a quem ele mesmo indicou, também cobrei 50 reais, depois tendo um case de sucesso para demonstrar, sai oferecendo, cheguei a ter mais de 30 clientes na região, ou seja, mais de R$ 1500,00 por mês com um sistema desse, que mesmo na época começando na programação levei um mês para fazer, og ainda tenho 8 ativos o que ainda me da R$ 400,00 ao mês (R$ 150,00 tem que ser em consumo, 100 em duas mercearias e 50 em uma lojinha de 1,99 kkkkkkkkk mas é lucro)
Ah mais tem várias soluções melhores e free, só te digo, COMODISMO, depois que se acostumam com um sistema não querem trocar