Mas de que forma a regulamentação mensuraria critérios tão subjetivos como a qualidade do trabalho de quem fez o produto e a satisfação de quem recebeu o produto?
[quote=luistiagos]
Isso já ta parecendo o rent a code, cheio de indiano louco pedindo uma merreca e dizendo que fazem coisas absurdas em tempo absurdo, o pior que ta cheio de gente assim… Com isto nascem os softwares cheios de gambiarras e bugs, o valor de mercado do profissional vai lá em baixo, ou seja todos perdem, o profissional que é obrigado a trampar como escravo por uma mixaria e o cliente que recebe um produto de qualidade duvidosa… Talvez se tivesse regulamentação a coisa não seria neste patamar. [/quote]
Sei não, dar um lance mínimo e depois arrumar um jeito de enrolar o cliente pra aumentar o prazo e o valor é o típico procedimento que as consultorias Java aqui no Brasil usam.
Mas concordo com você, regulamentação acabaria com esse tipo de coisa.
[quote=JoseIgnacio][quote=luistiagos]
Isso já ta parecendo o rent a code, cheio de indiano louco pedindo uma merreca e dizendo que fazem coisas absurdas em tempo absurdo, o pior que ta cheio de gente assim… Com isto nascem os softwares cheios de gambiarras e bugs, o valor de mercado do profissional vai lá em baixo, ou seja todos perdem, o profissional que é obrigado a trampar como escravo por uma mixaria e o cliente que recebe um produto de qualidade duvidosa… Talvez se tivesse regulamentação a coisa não seria neste patamar. [/quote]
Sei não, dar um lance mínimo e depois arrumar um jeito de enrolar o cliente pra aumentar o prazo e o valor é o típico procedimento que as consultorias Java aqui no Brasil usam.
Mas concordo com você, regulamentação acabaria com esse tipo de coisa.[/quote]
Não é regulamentação que é necessária. É educação dos clientes e etica profissional.
Em mais nenhum ramo de atividade o cliente impõe o seu desejo ou não se preocupa com a qualidade. Em mais nenhum ramo os produtos são entregues sem qualidade ou garantia. Vai lá comprar um carro e propõe uma série de mudanças. O vendedor vai simplesmente responder : não fazemos isso. Ele não está preocupado em perder a venda. Ele sabe que não é o seu ramo. Se o cliente que rum carro tunado existem outras lojas. Mas em software não, “o cliente tem sempre razão”. O pior é que o cliente não sabe o que quer. Ai fica dificil.
Os clientes têm que saber procurar no lugar certo pela coisa certa. Se o cara quer um site e paga 700 reais feito por meia duzia de moleques, não dá para depois vir reclamar que o negócio é um lixo. Tem aquilo que paga.
O software não tem que necessáriamente ser caro. O preço tem que ser justo. Mas hoje em dia é um indicador de qualidade (infelizmente). Então os clientes acham que pagando mais têm melhores produtos - o que não é verdade. Mas no outro extremo pagar qualquer coisa também provoca receber qualquer coisa.
A necessidade está na padronização (não na regulamentação) da linguagem usada no ramo, em modelos de contratos (para que diferentes provedores possam ser comparados), nas metodologias e nas funcionalidades. Por exemplo, dizer que “o sistema deverá ter login” significa exactamente o quê ? Significa que terá um cadastro de usuários ou usará Open ID ? Será que no cadastro é usado CAPTCHA ou não ? Será que o usuário pode recuperar sua senha ou não ? será que senha está encriptada ou não ? Será que terá um modelo de perfis vs permissões ou não ? Será que integra com o Active Directory do windows , ou não ? Etc… uma coisa que parece muito simples em uma frase se pode desdobrar num absurdo de funcionalidade. Como padronizar para que em uma frase todo o mundo saiba a profundidade da funcionalidade ?
A resposta é que não tem como, então nos sobra padronizar as metodologias. Especialmente aqueles que são de preço e prazo fixo,mas com escopo variável. Por assim o cliente pode ir na profundidade que o orçamento permite. Nem mais, nem menos. E deixar livre para o cliente renegociar e aumentar o orçamento. Existe muitos modelo para isto.
O problema é apenas cultural, de ambas os lados e não tecnico.
Colegas,
Sinceramente não entendo a surpresa quando o nosso amigo diz que consegue entregar o sistema em 2 semanas.
Duas semanas é mais do que suficiente.
Deus não projetou e desenvolveu o universo completo e funcional em uma semana? (E veja a complexidade dos sub-sistemas envolvidos nessa empreitada!)
E se o nosso amigo fez uma parceria com o “Homem”?
Att,
Marques
[quote=sergiotaborda][quote=JoseIgnacio][quote=luistiagos]
Mas concordo com você, regulamentação acabaria com esse tipo de coisa.[/quote]
Não é regulamentação que é necessária. É educação dos clientes e etica profissional.
Em mais nenhum ramo de atividade o cliente impõe o seu desejo ou não se preocupa com a qualidade. Em mais nenhum ramo os produtos são entregues sem qualidade ou garantia. Vai lá comprar um carro e propõe uma série de mudanças. O vendedor vai simplesmente responder : não fazemos isso. Ele não está preocupado em perder a venda. Ele sabe que não é o seu ramo. Se o cliente que rum carro tunado existem outras lojas. Mas em software não, “o cliente tem sempre razão”. O pior é que o cliente não sabe o que quer. Ai fica dificil.
Os clientes têm que saber procurar no lugar certo pela coisa certa. Se o cara quer um site e paga 700 reais feito por meia duzia de moleques, não dá para depois vir reclamar que o negócio é um lixo. Tem aquilo que paga.
O software não tem que necessáriamente ser caro. O preço tem que ser justo. Mas hoje em dia é um indicador de qualidade (infelizmente). Então os clientes acham que pagando mais têm melhores produtos - o que não é verdade. Mas no outro extremo pagar qualquer coisa também provoca receber qualquer coisa.
A necessidade está na padronização (não na regulamentação) da linguagem usada no ramo, em modelos de contratos (para que diferentes provedores possam ser comparados), nas metodologias e nas funcionalidades. Por exemplo, dizer que “o sistema deverá ter login” significa exactamente o quê ? Significa que terá um cadastro de usuários ou usará Open ID ? Será que no cadastro é usado CAPTCHA ou não ? Será que o usuário pode recuperar sua senha ou não ? será que senha está encriptada ou não ? Será que terá um modelo de perfis vs permissões ou não ? Será que integra com o Active Directory do windows , ou não ? Etc… uma coisa que parece muito simples em uma frase se pode desdobrar num absurdo de funcionalidade. Como padronizar para que em uma frase todo o mundo saiba a profundidade da funcionalidade ?
A resposta é que não tem como, então nos sobra padronizar as metodologias. Especialmente aqueles que são de preço e prazo fixo,mas com escopo variável. Por assim o cliente pode ir na profundidade que o orçamento permite. Nem mais, nem menos. E deixar livre para o cliente renegociar e aumentar o orçamento. Existe muitos modelo para isto.
O problema é apenas cultural, de ambas os lados e não tecnico.
[/quote]
Padronizar está mais pra regular do que educar, não acha?
Pra mim qualquer coisa que tornasse a vida das consultorias mais difícil seria ótimo.
[quote=JoseIgnacio][quote=sergiotaborda]
A necessidade está na padronização (não na regulamentação) (…)
[/quote]
Pra mim qualquer coisa que tornasse a vida das consultorias mais difícil seria ótimo.[/quote]
Regulamentar = lei
Padronizar = acordo , ajuste de expectativa.
Quando vc compra uma casa vc espera por um certo tipo de contrato cobrindo certos assuntos. Um contrato de leasing de um carro cobre outros assuntos.Mas ambos são padronizados. Procurando difernetes vendedores o conteudo será basicamente o mesmo salvo alguns detalhes finos que diferenciam cada vendedor. Em software, cada vendedor tem seu modelo e não ha dois iguais. Simplesmente porque não têm noção do que deveria constar de um contrato de software ( existem diferentes tipos. Um contrato de projeto para criação e um contrato para extensão, deveriam ser diferentes)
Mas concordo com vc que deveria ser mais dificil as consultorias enganarem os clientes. É este engano que diminui a ética profissional e mancha a imagem que os clientes têm sobre software. Constratar a construção de um software deferia ser tão transparente quanto contratar qualque outro serviço.
A unica possibilidade que vejo é ir mudando a cultura de quem chega agora neste mundo para que daqui a amanhã eles montem empresa que usam novas filosfias e provam aos clientes que são melhores que as tradicionais, levando as tradicionais a mudarem ou falirem. (a mutação é a única arma da evolução)
[quote=sergiotaborda][quote=JoseIgnacio][quote=sergiotaborda]
A necessidade está na padronização (não na regulamentação) (…)
[/quote]
Pra mim qualquer coisa que tornasse a vida das consultorias mais difícil seria ótimo.[/quote]
Regulamentar = lei
Padronizar = acordo , ajuste de expectativa.
Quando vc compra uma casa vc espera por um certo tipo de contrato cobrindo certos assuntos. Um contrato de leasing de um carro cobre outros assuntos.Mas ambos são padronizados. Procurando difernetes vendedores o conteudo será basicamente o mesmo salvo alguns detalhes finos que diferenciam cada vendedor. Em software, cada vendedor tem seu modelo e não ha dois iguais. Simplesmente porque não têm noção do que deveria constar de um contrato de software ( existem diferentes tipos. Um contrato de projeto para criação e um contrato para extensão, deveriam ser diferentes)
Mas concordo com vc que deveria ser mais dificil as consultorias enganarem os clientes. É este engano que diminui a ética profissional e mancha a imagem que os clientes têm sobre software. Constratar a construção de um software deferia ser tão transparente quanto contratar qualque outro serviço.
A unica possibilidade que vejo é ir mudando a cultura de quem chega agora neste mundo para que daqui a amanhã eles montem empresa que usam novas filosfias e provam aos clientes que são melhores que as tradicionais, levando as tradicionais a mudarem ou falirem. (a mutação é a única arma da evolução)[/quote]
+1
Gostaria de desenterrar esse tópico, aberto há 2 meses, para conferir o resultado.
O sistema ficou pronto?
Em 2 semanas?
[quote=AbelBueno]Gostaria de desenterrar esse tópico, aberto há 2 meses, para conferir o resultado.
O sistema ficou pronto?
Em 2 semanas?[/quote]
Acredito que o comprador do produto desistiu devido aos posts anteriores.
Entendi.
Uma pena… teria sido uma experiência interessante.
Eu coloquei até no meu google agenda a data de hoje pra vir aqui e perguntar: Que tal, ficou pronto ou está “nos finalmente”?
Foi exatamente o que eu fiz!
+1
Vai ver ele achou o que queria numa app store dessas que tem por ai.
Quem precisa de consultor 3 letrinhas hoje em dia?
Amigo, por favor, não sei se foi o que paraceu, mas não estou na torcida para que não tenha dado certo.
Dou aulas em faculdades e sempre os alunos me perguntam se esse modelo “free lancer” ainda funciona. Dai queria usar este “case” como exemplo, já que é real mesmo.
Por isso gostaria de saber o desfecho, seja qual tenha sido.
Abraços.
[quote=Marques]Colegas,
Sinceramente não entendo a surpresa quando o nosso amigo diz que consegue entregar o sistema em 2 semanas.
Deus não projetou e desenvolveu o universo completo e funcional em uma semana? (E veja a complexidade dos sub-sistemas envolvidos nessa empreitada!)
Att,
Marques
[/quote]
Huahuah ótima argumentação, só esqueceu de falar que ele também criou os Smurfs que são muito mais complexos, pequenos e azuis.
Tá mas também fiquei curioso, o mister F***ao conseguiu fazer o sistema em 2 semanas mesmo?
[quote=satangoss][quote=Marques]Colegas,
Att,
Marques
[/quote]
Huahuah ótima argumentação, só esqueceu de falar que ele também criou os Smurfs que são muito mais complexos, pequenos e azuis.
Tá mas também fiquei curioso, o mister F***ao conseguiu fazer o sistema em 2 semanas mesmo?[/quote]
Agora reli todos os posts e vi que o cara simplesmente desistiu do contrato ou simplesmente encontrou outra alternativa para o que ele queria.
Uma dica para o cara que diz que faz o sistema em 2 semanas com a mão nas costas:
Não fale demais. Como viu todos os outros que alertaram sobre o valor pelo tanto de trabalho do projeto. Não duvido da sua capacidade sobre-humana de programar mas procure saber mais sobre o projeto, como também disseram. Se o cliente tem todos os requisitos prontos, casos de usos, diagramas etc. Isso é primordial em um projeto que as vezes por falta de planejamento pode ter seu escopo totalmente mudado e por consequência retrabalho.
O custo é realmente baixo para um sistema desse porte, não importa se será reutilizado código ou se você já tem algum pronto, sempre tem que se fazer ajustes para que o software fique com a “cara” do cliente, e isso as vezes demanda mais tempo do que criar do zero.
Outra coisa que foi dito aqui foi a venda de código por comida, muitos comentaram sobre isso. Não sei qual é a sua situação financeira atual mas simplesmente se jogar na frente do cara não ajuda nem a você que está desvalorizando seu trabalho e prejudicando outros que fazem o mesmo.
Se está precisando muito de dinheiro, porque não pega esse projeto como exemplo e faz um sistema próprio e depois vende, tenho certeza absoluta que esse cara não é o único que precisa desse tipo de software e você receberá muito mais que 5K por esse trabalho com a (venda/aluguel) do seu produto.
E então? Será que o “silêncio” significa que sistema não foi concluido?
Gostaria de saber se ao menos começaram a fazer ou se decidiram comprar/alugar algum.
Pelo visto não deu certo e é simples entender o motivo. Eu mesmo estou já entrei num barco desses. O cliente diz que paga x e dá um prazo y. Como você é um desenvolvedor experiente, orgulhoso de seus feitos, quem sabe até um cara que gosta de desafios, vai e aceita. Daí analisa as dificuldades técnicas e coloca os requisitos no papel, percebendo que faltaram muitos detalhes para serem levantados. Só que aí o cliente que deixar o preço fixo e o escopo variável. Ao invés de um sistema de cadastros simples querem um sistema de comércio eletrônico “tipo o submarino”, com requisitos “a serem definidos”, dizendo “eu pago x”. E aí você vê o tempo que você perdeu… Acho que fica como aprendizado para as duas partes.
[EDIT]
Só pra acrescentar que não importa se você é um desenvolvedor experiente ou não. Pegar um freela é muito diferente de trabalhar dentro de uma empresa. Você tem que controlar tudo sozinho e pensar em coisas que não fazem parte da vida de um CLT, como por exemplo a emissão de nota fiscal e o trabalho noturno.
O cara ia fazer em duas semanas utilizando aquela sala do tempo do Dragon Ball Z.