Olá galera.
Estou com uma atividade sobre informação, e estou bolando o texto abaixo para apresentar, mas se tratando de leis não sei como funciona. Podem me ajudar?
Gostaria de saber o que acontece se uma empresa fraudar os dados que pertencem a um cliente.
Exemplo:
Uma empresa cuida de dados que envolvem movimentos financeiros (pagamento de boletos), e percebem que havia falhas no sistema de geração de duplicatas para um certo produto (pois era gerado manualmente, e agora implantam um plugin no sistema para gerar automaticamente), acontece que o cliente não sabe deste fato, e agora poderá ser prejudicado pois irão receber o mesmo produto para pagamento 2x.
Percebendo isso, a empresa informa aos funcionários que irá retirar do sistema um módulo em que é possível visualizar o extrato financeiro justamente para não passar informações para clientes (pois quando o cliente solicitava, era possível enviar parte deste extrato para o cliente acompanhar o andamento de seus pagamentos), agora, quando o cliente solicita o extrato não é possível apresentá-lo ao cliente e se caso o mesmo insistir muito, o funcionário terá que avisar ao adm do BD para que o mesmo altere dados e só assim, o cliente receberá o extrato solicitado.
Com o erro ocorrido, gerou um rombo na conta da empresa, e esta empresa irá fazer de tudo para recuperar o que foi perdido, sendo necessário até manipular os dados do financeiro de cada cliente.
Meus caros, o que me dizem sobre? Existem leis que proíbem esse tipo de coisa? Se o cliente entrar com ação contra a empresa, o que poderá acontecer? Existe proteção contra esse tipo de coisa, ou é comum em empresas com um server próprio?