Frameworks

Um frame em uma pagina e um framework?
qual a real definicao de um framework???

frame é coisa de HTML, utilizado para construir páginas web como esta.

http://www2.ufpa.br/dicas/htm/htm-fra.htm

framework falando um português bem claro é uma biblioteca. é um conjunto de classes Java que alguém fez e disponibilizou para você em um arquivo .jar (igual zip)

[quote=ricardolecheta]frame é coisa de HTML, utilizado para construir páginas web como esta.

framework falando um português bem claro é uma biblioteca. é um conjunto de classes Java que alguém fez e disponibilizou para você em um arquivo .jar (igual zip)[/quote]

O QUE ?!?!?!?!?!?! Quer dizer entao se eu criar uma classe “hello world” e criar um jar eh um framework ?

Na minha humilde opiniao (corrijam se eu estiver errado). Framework eh basicamente um conjunto de API’s que tem a intencao prover um software “mais simples” reutilizando-se de algo mais complexo. Um framework tambem pode adicionar funcionalidades extras.
Sendo assim, o desenvolvedor que utiliza um framework tera mais produtividade e facilidade no desenvolvimento de suas aplicacoes. Por exemplo aqui na minha empresa a gente tem um framework para Tibco.

Aproveitando, na opiniao de vcs um framework seria um “Decorator” ou “Facade” ou nenhum dos dois? :slight_smile:

//Daniel

Olá

Juro que não entendi essa pergunta. Como podem frameworks serem padrões de projeto? Ou talvez você tenha perguntado em um sentido figurado que não saquei…
Abraços

isto é um pattern…

obs:… vc está certo sobre a definição de framework… mas quando alguém que está começando faz uma pergunta simples, não precisa encher a resposta de viadagem para explicar algo

Segundo o Javapedia

Framework

http://wiki.java.net/bin/view/Javapedia?topic=framework

[quote=ricardolecheta]frame é coisa de HTML, utilizado para construir páginas web como esta.

framework falando um português bem claro é uma biblioteca. é um conjunto de classes Java que alguém fez e disponibilizou para você em um arquivo .jar (igual zip)[/quote]

Por isso que virou oba-oba essa historia de framework!

Frameworks sao criados para resolver problemas de um dominio especifico como mapeamento objeto relacional (ORM), para construir aplicacoes Web, desktop e varios outros. O objetivo é livrar o programador daquilo que não é o seu objetivo e permitir que ele foque na resolucao do seu problema.

Diferente de uma API um framework é melhor quanto menos intrusivo for, o que e dificil de se conseguir principalmente porque são criados geralmente usando a mesma estrutura OO das aplicacoes que o utilizam.

Ao contrario do que se imagina criar um framework é uma tarefa MUITO dificil porque é como desenvolver uma lingugem em cima de outra ja existente, ou seja, não é criar uma biblioteca.

[quote=ricardolecheta]
obs:… vc está certo sobre a definição de framework… mas quando alguém que está começando faz uma pergunta simples, não precisa encher a resposta de viadagem para explicar algo[/quote]

E quando nao sabemos explicar é uma ótima oportunidade de ficar calado!

[quote=André Fonseca]Segundo o Javapedia

Framework

http://wiki.java.net/bin/view/Javapedia?topic=framework[/quote]

“Design patterns can also form a framework when linked together to build a solution that meets a certain need”

Sim, por isso perguntei qual design pattern seria um framework.

Tenho uma tabela de design patterns aqui e pra Facade a definicao seria “Provide a unified interface to a set of interfaces in a subsystem. Defines a high-level interface that makes subsystem easier to use”

Pra Decorator diz “Attach additional responsibilities to an object dynamically. Provide a flexible alternative to sub-classing for extending functionality”

Por isso fiquei na duvida.

//Daniel

Design patterns podem ser aplicados na construcao de frameworks, assim como você pode usa-los pra criar o seu sistema especifico.

Ou seja, design patterns nao tem relacao direta com framework!

postei duas vezes

[quote=cmoscoso][quote=windsofhell]
"Design patterns can also form a framework when linked together to build a solution that meets a certain need"

Sim, por isso perguntei qual design pattern seria um framework.

Tenho uma tabela de design patterns aqui e pra Facade a definicao seria "Provide a unified interface to a set of interfaces in a subsystem. Defines a high-level interface that makes subsystem easier to use"

Pra Decorator diz "Attach additional responsibilities to an object dynamically. Provide a flexible alternative to sub-classing for extending functionality"

Por isso fiquei na duvida.

//Daniel

[/quote]

Design patterns podem ser aplicados na construcao de frameworks, assim como você pode usa-los pra criar o seu sistema especifico.

Ou seja, design patterns nao tem relacao direta com framework![/quote]

Saquei!

Eh que eu estava pensando numa camada mais alta, por exemplo:

f
              r-----------|<<<<<<<<<<<| 
client--------a
              m----------|<<<<<<<<<<<<|
              e
              w----------|<<<<<<<<<<<|
              o
              r-----------|<<<<<<<<<<<|
              k

Pensei que isso poderia ser um facade, sendo que o framework e responsavel pro fazer essa interface entre client que ta usando o framework com outros subsystemas e APIs.

ps : foda fazer isso em texto hahah :smiley: