Frameworks (demoiselle, grails, vraptor, etc.)

Olá pessoal,
Estou tentando melhorar a minha produtividade quanto ao desenvolvimento em java para a web. Por isso, andei procurando um framework que pudesse me auxiliar, para eu não ficar perdendo tempo com coisas do dia a dia.
O primeiro que vi foi o grails. Achei interessante a mandeira de desenvolvimento, de fato bastante rápida, permite fazer um CRUD rapidamente. Porém, não sei se sou eu que não sou um bom desenvolvedor (ainda), mas acho que o programador perde muito o controle sobre o desenvolvimento. Além disso, não estou acostumado a essa forma de trabalhar, acho muito estranha a sintaxe do Groovy.
Em seguida, vi o demoiselle, inclusive um livro bem interessante, chamado “INTRODUÇÃO AO DEMOISELLE FRAMEWORK - Uma abordagem comparativa de aplicações Web em Java orientada ao reuso”, o qual mostra o desenvolvimento, desde o início e depois as mesmas funcionalidades usando o framework, para que o usuário entenda qual a vantagem do framework. Porém, o livro foi lançado em 2010 e é da versão 1 do Framework.
Quanto ao Vraptor, vi muitas pessoas falando bem, inclusive em outros fóruns. Daí fui olhar o guia de 1 minuto e de 10 minutos, no site oficial. Confesso que foi o que mais se aproximou da minha realidade (como sempre a Caelum dá show…).
Enfim, minha pergunta é para o pessoal que é experiente quanto ao desenvolvimento: qual framework é mais utilizado hoje para desenvolvimento de aplicações java para web? Vraptor? E o demoiselle, é utilizado fora do âmbito governamental.

Desde já agradeço, pois tem muitos frameworks e estou ficando um pouco perdido :slight_smile:

Olá,

A minha sugestão é que veja esse material que está atualizado:
http://www.frameworkdemoiselle.gov.br/documentacaodoprojeto/manuais-e-tutoriais/tutorial-da-versao-2-2-3-0/
Assista os últimos vídeos do módulo 8, e verá que é muito simples e rápido criar um CRUD também.

O Demoiselle já é utilizado por muitas empresas privadas.
Algumas universidades como a UFPR, UFBA e UFSC usam em seus departamentos de TI. Outras como a UNOESC e UNIFEI adotam nos cursos de pós-graduação.
Entre os patrocinadores há uma empresa privada BankSystem, o TRE-PA e a PRODEPA.
A camara municipal de Curitiba também utiliza.
Assim, em termos de abrangẽncia, já existem usuários nos três poderes, na iniciativa privada e universidades.