Pessoal…
estou iniciando em java e ainda estou boiando com esse negocio de Framework…heheh
alguem indica um framework para um iniciante “treinar”, a se adaptar a programar com auxilio de um framework?
Abraços…
t+
Pessoal…
estou iniciando em java e ainda estou boiando com esse negocio de Framework…heheh
alguem indica um framework para um iniciante “treinar”, a se adaptar a programar com auxilio de um framework?
Abraços…
t+
Framework MVC? Deve ser né…
Depois que você já souber JSE e JSP/Servlets, pegue um Framework como o Mentawai, que é bem facil de usar…
obs.: falei depois que você souber essas coisas aí porque antes de saber isso nem adianta pegar um framework.
Tambem sou iniciante, Optei por Struts por ser uma framework bem requisitada … apanhei bastante mas hoje após ter criado uma primeira aplicação, vejo que valeu a pena e que foi mais facil do que começar apenas com servets e Jsp o dificil vai ser abandonar struts, claro se for preciso.
Pena que o Struts tá caidinho né coitado… Mais ultrapassado que carro 1.0… Vamos ver se a fusão com o WebWork dá nova vida pra ele.
Jair,
na verdade sou iniciante mesmo e foi algum membro aqui do PJ que disse para não apostar muito em nenhuma framework pois elas podem desapontar o programador que investiu muito se ficarem utrapassadas, por isso usei o termo “abandonar struts”.
Não sei se esse cara falou besteira ou não, mas aproveitando a oportunidade peço desculpas pela minha ignorancia mas oque vc acha do struts hoje?
Estou investindo pra valer nele mas como sou iniciante fico meio perdido se estou indo pelo caminho certo…
Obrigado!!
Fica tranquilo. Ainda tem muita coisa sendo feita por aí com o Struts. Agora, se você tiver a opção de começar um projeto hoje e puder escolher outro framework, será ótimo.
O Struts é framework antigo, devido a isso ele “experimentou” muitas coisas que com o tempo ficaram invíaveis de se trabalhar. Há muitos fatores contra o Struts que te levam em direção a outro framework MVC.
O Struts hoje é usado basicamente em sistemas já existentes, ou por alguem que nao conhece outros…
Ele funciona bem, mas é extremamente burocratico e adiciona uma complexidade desnecessaria a tudo…
A vantagem de você saber trabalhar com Struts é que se você conseguiu aprender a mexer com ele, conseguirá aprender qualquer outro, porque eles são infinitamentes mais faceis que Struts…
Para um projeto novo eu nunca escolheria Struts, está sendo lançada a versão 2.0 que é uma fusão com o WebWork, aí temos que ver se o WebWork vai melhor o Struts, ou o Struts vai piorar o WebWork, mas acho que é a primeira opção, e se for, aí sim pode-se pensar em usa-lo…
Entendi… mas no meu caso se precisar iniciar um projeto com servlets e jsp não conseguiria sem o struts, pois me acostumei com o esquema de validação (FORM) acho que essa seria minha principal dificuldade e em segundo lugar colocar a action para entrada e saida de dados nas jsps usando as tags do struts…isso tambem pra mim se tornou algo facil que era um grande problema quando eu tentava estudar apenas jsp/servlets.
Eu estava pensando em estudar EJB mas é um pouco complicado… eu queria algo mais simples como struts para poder “arrumar um emprego”, e depois sim investir em EJB…Qual opnião de vc’s? e qual outra framework vale a pena investir? JSF talvez pois é parecida…
Eu tambem queria saber se é valido investir em HIBERNETE para tratar a camada de persistencia…será que vale a pena?
Obrigado!!
[quote=“rdo_marini”]Entendi… mas no meu caso se precisar iniciar um projeto com servlets e jsp não conseguiria sem o struts, pois me acostumei com o esquema de validação (FORM) acho que essa seria minha principal dificuldade e em segundo lugar colocar a action para entrada e saida de dados nas jsps usando as tags do struts…isso tambem pra mim se tornou algo facil que era um grande problema quando eu tentava estudar apenas jsp/servlets.
Eu estava pensando em estudar EJB mas é um pouco complicado… eu queria algo mais simples como struts para poder “arrumar um emprego”, e depois sim investir em EJB…Qual opnião de vc’s? e qual outra framework vale a pena investir? JSF talvez pois é parecida…
Eu tambem queria saber se é valido investir em HIBERNETE para tratar a camada de persistencia…será que vale a pena?
Obrigado!![/quote]
Se você domina JDBC e manja um pouco de SQL, você pode estudar o Hibernate na boa. Caso contrário, você pode encontrar alguns problemas que você não conseguirá resolver se não tiver uma boa base.
Mas e quanto ao MVC? qual framework é a mais usada atualmente já que o struts está devagar? e quanto a JSF, é uma boa opção com relação ao mercado de trabalho?
Alguns frameworks que estão em alta ultimamente são:
Mentawai ( http://www.mentaframework.org ) [projeto brasileiro]
WebWork ( http://www.opensymphony.com/webwork/ )
Spring MVC ( http://www.springframework.org )
O Struts 2.0 parecer tambem ser bom, ele é uma integração entre o Struts e o WebWork, mas ainda está em desenvolvimento: http://struts.apache.org/2.x/
O JSF começou meio devagar mas tem dado uma subida ultimamente, mas ainda está longe de ser o padrão que pretendia ser inicialmente.
Eu até ontem, estava querendo aprender um framework web, e estava optando pelo struts, mas fiz várias pesquisas e achei alguns depoimentos sobre o mentawaia e achei bem interessante e acabei optando pelo menta, tb pq sou iniciante.
Legal este tópico… com ele eu percebi que fiz a escolha mais apropriada…
Valeu pessoal…