Boa tarde!
Estou iniciando com o desenvolvimento em JQueryMobile, e estou fazendo uma aplicação simples, gostaria de saber o que usar na camada de controle e persistência, estou começando a estudar DAO (DataAccessObject) para desenvolver, não sei se seria viável utilizar alguma tecnologia mais robusta como Hibernate por exemplo, gostaria de uma opinião de alguém que já tenha ou esteja desenvolvendo uma aplicação com esta tecnologia.
obrigado!
O JQueryMobile é um framework para criação de interfaces gráficas em dispositivos móveis.
Você pretende armazenar estes dados em um servidor que estará disponível na internet, certo? Não tem como lhe sugerir quais frameworks utilizar sem saber o que você precisa. De qualquer maneira, você conhece bem servlets e jsp? Conexão a banco via JDBC? Você precisa entender bem isso pra aprender frameworks que rodam em cima destas tecnologias.
Isso, pretendo armazenar e recuperar dados em um servidor, e estava estudando justamente JSP e servlets, utilizando DAO´s para trabalhar com isso… quanto a conexão a classe por enquanto só tem as seguintes linhas (abaixo). consegui listar alguns dados mas não utilizando DAO, utilizando recursos do JSTL… e estou estudando DAO (Data Access Object) de agora em diante, gostaria de saber se este seria um caminho correto, ou tem alguma forma mais plausível para a situação?
Classe da conexão
Class.forName("com.ibm.db2.jcc.DB2Driver");
return DriverManager.getConnection("jdbc:db2://SRVDB2CQ:50000/TESTE", "dba", "123");
Você está no caminho correto. Como eu mencionei antes, existem diversos frameworks pra resolver diversos “problemas”. Mas primeiro você precisa entender a base, se não você nem vai entender pra que os frameworks servem.
Além do mais, a depender do que você está fazendo, nem é preciso ficar adicionando outros frameworks (se for muito simples, por exemplo).
O padrão DAO abstrai o mecanismo de persistência. Os teus dados podem estar num banco de dados, num arquivo txt, ou onde quer que esteja, o objetivo do DAO é tornar isto transparente. É um padrão muito comum em aplicações Java.