Antes de partir que nem um maluco desenvolvendo algo que depois ninguém vai usar, gostaria da opinião de vocês sobre um forum nos padrões abaixo.
Basicamente seria um fórum que manteria um ranking dos usuários de acordo com os pontos que eles fossem recebendo pelas perguntas e respostas. Daí quando o cara atinge um número mínimo de pontos ele fica “certificado” naquele assunto, ou seja, se eu respondo um monte de perguntas sobre Java e a comunidade clica em “Gostei dessa resposta” eu vou acumulando pontos até me tornar certificado em Java.
O ranking vai ser Geral, Últimos 30 dias e Últimos 7 dias.
Além disso será dividido em:
Ranking por pontos gerais
Ranking por tags, ex: Java: saoj (23k), bob (11k), fred (234)
Ranking por estado
Ranking por cidade
Na parte de pergunta e resposta, o cara ainda pode colocar várias respostas para a mesma pergunta, mas elas ficam agrupadas ao lado do seu nome como se fosse uma única resposta e a pontuação que ele vai recebendo é para todas as suas respostas.
Legal.
Quem seriam os usuário desse sistema? Administradores de Forum? Pode ser uma ferramenta para incentivar o uso do Forum, premiar participantes, identificar oportunidades…
Que tal perguntar aos Administradores de Forum sobre o que eles gostariam de ter?
Ou então, que tal um sistema que ajudasse na organização e pesquisa de conteúdo no Forum?
Quantos posts repetidos aparecem diariamente porque o resultado das buscas não ajudam a encontrar uma resposta?
[quote=mspereira]Legal.
Quem seriam os usuário desse sistema? Administradores de Forum? Pode ser uma ferramenta para incentivar o uso do Forum, premiar participantes, identificar oportunidades…
Que tal perguntar aos Administradores de Forum sobre o que eles gostariam de ter?
Ou então, que tal um sistema que ajudasse na organização e pesquisa de conteúdo no Forum?
Quantos posts repetidos aparecem diariamente porque o resultado das buscas não ajudam a encontrar uma resposta?
Abraço e boa sorte![/quote]
Seria um forum pra todo mundo usar… um stackoverflow da vida, mas focado em certificação e ranking.
A unica coisa que acho que naum vai funciona é a parte de depende do usuario clicar em gostei da resposta para que mando a resposta pontuar, pra ser sincero eu acho que poucos vao clicar nisso, alguns vao clicar so para clicar querendo avacalhar com a pontuação do site, e que merceia receber o gostei 90% de certeza que naum vai receber
[quote=mspereira]Legal.
Abraço e boa sorte![/quote]
Acho que os usuários seriam os próprios usuários do fórum, as pessoas que postam dúvidas, e as pessoas que respondem. gostou da resposta no seu tópico? dá um ponto pra quem respondeu, e por aí vai. Eu particularmente gosto da ideia.
Só acho um tanto complicado o fato dos usuários, se for ver no GUJ, quando uma dúvida é sanada raramente o autor do tópico responde alguma coisa, a maioria simplesmente desaparece até a próxima dúvida.
Mas não sei se isso vem a ser relevante à este tópico.
A idéia é boa, agora, a cultura é um fator complicado.
Existem aqueles que, ao terem seu problema resolvido, agradecem e os que simplesmente ignoram a coisa toda.
O que poderíamos criar, para evitar isto, um contra ranking, informando quem são os piores “qualificadores” ou mesmo, bloqueios, caso eu abra um tópico e não indique a resposta adequada.
Eu acho melhor deixar a comunidade decidier qual é a melhor via votação mesmo.
Seria que nem facebook. Só dá para dizer que gostou ou deixar quieto, para o cabra não ficar com a pontuacao negativa. :)[/quote]
Mesmo que o autor da pergunta suma do fórum, existirão pessoas com as mesmas dúvidas. Essas pessoas também podem votar em uma resposta. Mas eu acho que poderia existir pontuação negativa, como mecanismo anti-trollagem. Apesar de que uma outra maneira de contornar este problema seria simplesmente não criar um fórum off-topic;
Seria que nem facebook. Só dá para dizer que gostou ou deixar quieto, para o cabra não ficar com a pontuacao negativa. :)[/quote]
Mesmo que o autor da pergunta suma do fórum, existirão pessoas com as mesmas dúvidas. Essas pessoas também podem votar em uma resposta.[/quote]
A idéia é essa mesmo. Bom se alguém conseguir um designer para fazer o design / layout eu abro um projeto open source e começamos a programar agora mesmo.
Mesmo que o autor da pergunta suma do fórum, existirão pessoas com as mesmas dúvidas. Essas pessoas também podem votar em uma resposta.[/quote]
A idéia é essa mesmo. Bom se alguém conseguir um designer para fazer o design / layout eu abro um projeto open source e começamos a programar agora mesmo. [/quote]
Gosto de uma votação por níveis somente positiva, cada usuário só pode dar +1 para outo para cada resposta.
Level 1 - Vc inicia nesse level;
Level 2 - Precisa de 2³ positivações (fórmula exemplo) e zerasse o contador;
Level 3 - Precisa de 3³ positivações;
…
Level 100 - Precisa de 100³ (um milhão de votos para chegar nesse nível - por isso coloquei elevado ao cubo)
Quem achar um designer para fazer o layout vira automaticamente moderador além de level 100000 no tag partner. Essa é a parte difícil. Programar todo mundo aqui sabe e pode ajudar. Alguém participa de algum forum de designers? csseiros e photoshopeiros ?