Formulario

Criei um formulário em uma janela (Jframe) e depois criei outra janela para fazer a consulta pelo banco de dados mysql , tenho dúvidas ,se tem como eu clicar em um campo da janela de consulta(por exemplo,no nome da pessoa) e abrir a janela do formulario onde coloquei esses dados,para eu atualizar , sendo esse método parecido com um hiperlink , tem como fazer isso ???

Sim. O problema é que existem várias maneiras de se fazer isso. Algumas são legais e outras podem afetar o design do seu sistema.

Uma maneira bastante interessante é você criar 1 JFrame pra aplicação inteira. Depois disso, você usa JDialog ou JInternalFrame. Ou seja, pra inserção, usa JInternalFrame e pra consulta, outro. Coloca tudo isso dentro do JFrame principal.

Outra forma, beeem mais simples (e tão não-elegante), é criar um JFrame de cadastro quando clicar no usuário consultado. Algo como:

JFrameApresentacao jfrApresentacao = new JFrameApresentacao("Apresentando usuário");
// seta algumas propriedades
jfrApresentacao.setUsuarioParaApresentacao(getUsuarioDaConsulta());

Mas eu recomendo fortemente você ter um JFrame e várias janelas menores dentro dele. Dessa forma, fica tudo mais fácil de compartilhar os objetos.

entãoo os dados que estão em uma JTextArea na janela consulta , como eu faço pra clicar no dado que esta contido nessa jtextarea e voltar a janela de cadastro , se for o caso de eu atualizar , como eu faço isso ??

Você pega os dados que foram clicados e envia pro outro JFrame. Algo do tipo:

[code]nomeDoFrame.setDadoX(getDadoX());

// …

private String getDado() {
return “dado clicado”;
}[/code]

qual seria o outro jeito de eu mostrar meus dados sem ser em uma JtextArea , poderia colocar num JTable ou Grid ?? porque eu quero poder clicar em alguma informação contida no banco de dados e mostrar em outra janela para alterar ou atualizar se for preciso … Alguma ajudaa ???