Formação de Arquiteto de Sistemas Web

Olá pessoal,

Trabalho com desenvolvimento web (programação) há muitos anos, mas confesso que tenho sentido a necessidade de evoluir mais e alçar vôos maiores e gostaria de me especializar e me capacitar para almejar funções mais específicas, preferencialmente na linha de arquitetura de projetos web.

Por isso, gostaria de contar com a ajuda dos colegas no sentido de indicarem quais seriam os melhores caminhos a seguir, quais cursos fazer (presencial ou EAD), quais assuntos ler e me informar melhor etc.

Sei que são muitas coisas que talvez precise buscar para me capacitar, mas acho que tenho uma formação bem ampla (na linha full stack) mas que ainda precisa ser melhorada.

Conto com a ajuda de todos.

Abraços,
Marcelo.

@Marcelo_Oliveira2

Amigo, entendo sua necessidade em querer sempre se especializar, sei que não espera ler isso, mas em minha humilde opinião um Arquiteto é soma de: Teoria + Prática + Experiência.

Sem essas três coisinhas aí dificilmente vc se torna arquiteto em alguma coisa.
Não há cursos (pós/ead/seja oq for) que vai garantir isso, pois além disso é necessário a experiência do dia a dia que vai te tornar um profissional melhor e conhecedor das tecnologias e poder opinar/trabalhar com diversas arquiteturas.

Cito exemplo da equipe de arquitetura de onde trabalho, temos kras mto bons aqui, que só tem background de graduação, sem pós, sem especialização, sem certificação etc, mas a experiência/vivência os capacitaram.

Enfim, é importante cursos? É sim, claro. Faça todos que puder para dar um up em seu background, mas não se esqueça que isso só vem com o tempo e a maturidade.

Desculpe falar oq não quer ouvir, mas vc já está de parabéns por buscar se aperfeiçoar como profissional.

Existem os cursos da academia do arquiteto na Globalcode. Algumas turmas não são presenciais. Esses já fiz e recomendo.

Também tem o livro “Introdução à Arquitetura e Design de Software” (https://www.casadocodigo.com.br). Já li esse livre e recomendo.

Também tem o cursos avançados de arquitetura da Caelum.

Também tem esse curso: https://for-j.myedools.com/aqt-m1-introducao-a-arquitetura-de-software-com-java.

Sucesso.