Folha de Rosto - JasperReports

Tenho uma aplicação Java que gera relatórios no JasperReports.

Gostaria de saber se alguém sabe como montar uma “folha de rosto” no JasperReports.

Na verdade, eu preciso que na primeira folha venha os “parametros” digitados pelo usuário e a partir da segunda venha o relatório propriamente dito.

Se alguém puder me ajudar…

Obrigado!

report header = cabeçalho do relatório (aparece 1 única vez)

page header = cabeçalho da página (repete em cada pagina)

Beleza! Obrigado Ricardo.

Essa parte eu entendi.

Title - (aparece 1 única vez).

pageHeader - (repete em cada pagina).

Já estava “caminhando” por esse lado. Acontece que eu preciso que apareça uma página com os parâmetros escolhidos pelo usuário. E na segunda, vem o título (title) e o relatório.

Tipo

Página 1
{Dados escolhidos pelo usuário}

Página 2…
{Title} - Aparece apenas uma vez…
{Restate do Relatório}…

Não sei se fui claro.

Mais uma vez… Se alguém puder me ajudar…

Obrigado!

Tenta assim… não sei se vai dar certo…
Cria um relatorio com a parte do titulo em TITLE

Ai no seu relatorio atual. coloque os campos dos parametros do usuario e em baixo o subrelatorio TITLE ambos dentro da parte TITLE do subrelatorio.
e desmarque a opcao quebra de pagina de Title.
Com isso eu acho q ele irá escrever os parametros… ai como verá que não irá caber o subrelatorio title ele ira pular uma pagina e irá escrever na outra pagina.
Só vai testando.
Vlw

Obrigado Ricardo e Thiago pela ajuda.

Consegui fazer usando um groups e foi até mais fácil do pensava.

O procedimento foi o seguinte:

1. Criar um group.
  2. Incluir nesse group todos os elementos desejados no layout.
  3. Incluir uma quebra de página.

eu to com a mesma dúvida q vc tava, só q to começando agora em relatórios :stuck_out_tongue:

e2s, do jeito que voce fez, voce inseriu um grupo antes do title? como faço isso?

eu tentei fazer aqui da seguinte forma: criei 2 grupos… 1 que seria a folha de rosto e outro que seria o pageHeader (já que eu tirei o pageHeader pro grupo da folha de rosto ficar primeiro)… aí nos 2 grupos eu marquei a opção de “Start on a new Page”… n teria q colocar numa página separada?
o que eu fiz de errado será?

valeu…

ah… consegui eu acho :stuck_out_tongue:

usando Title mesmo… no Title faço a folha de rosto, e depois usarei o page header normalmente… valeu! :slight_smile:

Olá,

Também estou começando…

Eu também tive que criar dois groups.

Sim. No XML, o group fica antes do TITLE.

No primeiro group que vai funcionar como folha de rosto e coloquei uma quebra de página e funcionou para os casos até então. No meu caso, eu mantive o pageHeader esse deve aparecer também na folha de rosto.

Nos primeiros casos, funcionou para mim.

Só que agora tenho campos que varia, e podem aparecer ou não na folha de rosto… ainda não consegui achar uma resposta… Então se conseguir “melhorar a solução” posta aí.

Assim que conseguir algo mais completo vou postar também.

Opa… respondemos quase junto… auhauha

mas então kra… eu n tava dando conta de colocar o group antes do title :shock:…
ai eu usei o Title mesmo… ta dando certo aqui…

Pesquisei por este mesmo motivo.

Utilizei o Group Header como mencionado e deu certo também. Até melhor que usando somente o Title.

Obrigado.