Firebird ou MySQL? E os paths?

I aí galera?? Tudo tranquilo aí com todo mundo?!
Bom, como vida de estudante não é fácil, em pleno sabadão de feriado eu to aqui estudando e postando minha dúvida aqui no fórum, mesmo assim espero que todos estejam tendo um ótimo feriado aí.

Seguinte, eu estou lendo um livro “Java para Web com Servlets, JSP e EJB” … (alguém conhece?)…

Então, estou no começo do livro ainda, agora estou começando a ver JDBC e estou achando esse capítulo interessante.

Bom, vi algumas citações aqui e ele fala que existem 4 tipos de Bancos.
Tipo 1 (ODBC), Tipo 2 (Oraclo, Sybase, Informix, DB2 ou outros DBMS), Tipo 3 (não citou nenhum) e Tipo 4 (escritos em JAVA puro, segundo o livro).

E o lance é assim, quanto menor o tipo, mais lentidão apresenta e até recomenda para tentar não utilizar os ODBCs, a não ser que não reste alternativa.

Até aqui é conceitual, agora que vem a minha dúvida. Eu preciso criar um sistema e havia decidido fazê-lo usando o Firebird, por já utilizar o Firebird mas com o Delphi, e conhecer ferramentas para gerencia-lo de forma “legalzinha”… rs…

Só que mais a frente no livro ele fala de um Drive de MYSQL do tipo 4, ou seja, o melhor dos 4 tipos.

Gostaria de saber se isso realmente influe catastróficamente no sistema?!
Se o Firebird (JDBC: Jaybird) também é um tipo 4? O MySQL realmente é melhor que o Firebird? O MySQL é free como o firebird?

E outra coisa que eu queria saber, como ficariam os paths para o seguinte exemplo:
Supondo que eu tenha instalado o tomcat 5.5, e o nome da minha aplicação seja sistema. Meu banco está dentro de uma pasta chamada banco, tendo o seguinte path: C:\Arquivos de Programas\Apach…\webapps\sistema\banco\

Como ficaria isso no MYSQL ???

Porque, como ainda não comecei a implantar, já quero decidir entre o MYSQL ou o FIREBIRD.

No firebird, eu tenho que passar todo o caminho, certo?!

<%
String DataBaseAddr ="jdbc:firebirdsql:localhost/3050:C:/Arquivos de programas/Apache Software Foundation/Tomcat 5.5/webapps/sistema/banco/projeto.gdb";
String UserName ="SYSDBA";
String Password ="masterkey";
Class.forName("org.firebirdsql.jdbc.FBDriver");
aConnection = DriverManager.getConnection(DataBaseAddr,UserName,Password);
%> 

Queria saber se não tem como não passar o caminho completo no firebird… sem ficar especificando “C:\Arqui…etc\etc\etc”…

Como seria em MYSQL?

Galera, valeu mesmo aí pela atenção!

Sou grato a todos e antecipadamente agradeço aí pela paciência…

VAlue… e bom feriado aí pra todo mundo!

Júnior

Só vou conseguir fazer comentários sobre os bancos e os drivers JDBC, mas vamos lá.

1 - independente de qual banco você use, é fato que os drivers tipo 4 são mesmo os melhores. A conexão via ODBC sempre apresenta o desempenho mais fraco.

2 - o MYSql tem a fama de ser o banco mais rápido, só que isso também depende de como você cria a estrutura da sua base. É que ele te possibilita escolher o engine pra trabalhar. Pesquise sobre InnoDB e MYISAM (ou MYSAM).

3 - em termos de escolher entre um e outro, tenho uma opinião polígama (de tecnólogo em banco de dados): procure sempre aprender um pouco de cada. Inclua também em sua lista o PostgreSQL. O que vai dizer qual é o mais apropriado na verdade é a aplicação que você vai construir; mas todos possuem seus pontos fortes e fracos, é claro.

4 - quanto à gratuidade, o MYSql é free, mas se você comercializar uma aplicação usando ele, tem que disponibilizar também o fonte da tua aplicação. Se não quiser isto, tem que usar uma licença de desenvolvimento e esta é paga. O Firebird, como você já conhece, é free total, sem nenhuma restrição.

5 - nunca testei, mas já vi por aí que o jaybird atual não é 100% compatível com o Java 5. Talvez com a chegada do Firebird 2.0 apareça alguma novidade também nesse sentido.