Firebird ou MySQL? E os paths?

I aí galera?? Tudo tranquilo aí com todo mundo?!
Bom, como vida de estudante não é fácil, em pleno sabadão de feriado eu to aqui estudando e postando minha dúvida aqui no fórum, mesmo assim espero que todos estejam tendo um ótimo feriado aí.

Seguinte, eu estou lendo um livro “Java para Web com Servlets, JSP e EJB” … (alguém conhece?)…

Então, estou no começo do livro ainda, agora estou começando a ver JDBC e estou achando esse capítulo interessante.

Bom, vi algumas citações aqui e ele fala que existem 4 tipos de Bancos.
Tipo 1 (ODBC), Tipo 2 (Oraclo, Sybase, Informix, DB2 ou outros DBMS), Tipo 3 (não citou nenhum) e Tipo 4 (escritos em JAVA puro, segundo o livro).

E o lance é assim, quanto menor o tipo, mais lentidão apresenta e até recomenda para tentar não utilizar os ODBCs, a não ser que não reste alternativa.

Até aqui é conceitual, agora que vem a minha dúvida. Eu preciso criar um sistema e havia decidido fazê-lo usando o Firebird, por já utilizar o Firebird mas com o Delphi, e conhecer ferramentas para gerencia-lo de forma “legalzinha”… rs…

Só que mais a frente no livro ele fala de um Drive de MYSQL do tipo 4, ou seja, o melhor dos 4 tipos.

Gostaria de saber se isso realmente influe catastróficamente no sistema?!
Se o Firebird (JDBC: Jaybird) também é um tipo 4? O MySQL realmente é melhor que o Firebird? O MySQL é free como o firebird?

E outra coisa que eu queria saber, como ficariam os paths para o seguinte exemplo:
Supondo que eu tenha instalado o tomcat 5.5, e o nome da minha aplicação seja sistema. Meu banco está dentro de uma pasta chamada banco, tendo o seguinte path: C:\Arquivos de Programas\Apach…\webapps\sistema\banco\

Como ficaria isso no MYSQL ???

Porque, como ainda não comecei a implantar, já quero decidir entre o MYSQL ou o FIREBIRD.

No firebird, eu tenho que passar todo o caminho, certo?!

<%