Ferramentas UML e afins que diminuem o trabalho

Olá pessoal,

Estou pegando alguns freela em Java, e gostaria de saber quais ferramentas de analíse e testes vocês usam, e quais as vantagens delas. O que eu queria, no final, é (o mais próximo disso que encontrar, e também, mais barata), uma ou mais ferramentas que eu desenhasse os diagramas (Classe, sequencia, estado, etc…), e ele me gerasse os MER (e permitisse editar), os DDL, as classes de negócio (claro, não precisa ter os métodos com as lógicas escritas, somente declarados), as classes DAO (de preferencia para Hibernate e JDBC, me permitindo escolher qual vou utilizar), as classes de VIEW, as classes de controle, etc… E se possível, os manuais, tutoriais, etc… que tiverem a respeito das ferramentas.

Obs: prefiro desenvolver código em eclipse, para projetos web (JSP e JSF), e em netbeans, para swing.

Andei olhando alguns, comentando com colegas de trabalho que trabalharam em outras empresas, e eles me recomendaram (já andei olhando um pouco sobre eles) o JCompany(Powerlogic), o Enterprise Architect, e o Astah (ao que me parece, desses, o Astah é o mais distante do que preciso, e o JCompany é o que mais se aproxima).

Pela faculdade, tenho um breve conhecimento do Visual Paradigma, e a parte, brinquei com o do Netbeans (que se não me engano, também é o visual paradigma).

Uma dúvida, para que serve o Maven (um colega me recomendou, disse que é muito bom para organizar as bibliotecas, mas ficou meio abstrata a explicação dele), e tem algum tutorial de uso dele?

Outra ferramenta que estou procurando, é uma de testes. Por enquanto só achei o Sonar, mas ainda não vi como ela funciona. Se tiverem alguma sugestão, ou algum tutorial/livro/etc… sobre ela, eu agradeço.

Outra coisa, gostaria de saber, tanto para o código fonte, como para os arquivos de modelos (os UML, MER, etc…) qual ferramenta de versionamento recomendam. Estou acostumado com o CVS, mas sei que o SVN possui melhores recursos (pretendo adotar esse).

E para finalizar, qual host vocês recomendam? Estou pensando em contratar a Kinghost, que possui planos de java, com 256MB e tomcat individual, além de base em MySQL, Postgre, MSSQL, Interbase e também possui um server SVN (que pretendo fazer um espelhamento)

Obrigado

Cara usa Enterprise Architect para UML, Erwin para a modelagem da bd, apesar do enterprise tbm trabalhar com bd eu nunca usei. o netbeans têm ferramentas para modelagem uml tbm se vc quiser.

Quanto ao hibernate: primeiro modela a base de dados e depois importa pelo netbeans - assim já sai tudo mapeado.

SVN é muito bom. Recomendo tortoise para server.

Valou.