A proposta desse tópico é o pessoal descrever quais são as ferramentas de gerenciamento de banco de dados utilizadas por todos.
Vou começar comigo:
Windows
:arrow: Firebird/Interbase: Uso o QuickDesk, acho ele muito bom, tem recursos interessantes, como exportar os dados de uma consulta para Excel, XSL, etc.
:arrow: mySQL: Usava o Mysql-Front, hoje estou usando o DbTools, acho ela legal, mas não como o QuickDesk do Firebird
:arrow: SqlServer: Usava o Próprio Enterprise Manager do SqlServer
:arrow: Oracle: Nunca Usei, quais vocês recomendam?
Linux
:arrow: Firebird: Nunca precisei gerenciar ele no Linux, eu geralmente instalo em Linux, mas gerencio em algum terminal windows.
:arrow: mySQL: Quando eu precisei gerenciar pelo Linux, usei o próprio prompt dele.
:arrow: PostgreeSQL: Tirando o seu Prompt, existe alguma ferramenta para gerenciamento no linux?
:arrow: Oracle: Nunca usei, então não sei se existe
Não seria bem para gerenciar, mas para fazer consultas SQL e alterar dados tem o excelente Aqua Data Studio (infelizmente agora não tenho como passar o link, google-it). Carinhosamente chamado por mim de Super TOAD :).
Ele é em java (run anywhere) e se conecta em qualquer banco. Muito bom, tem auto complete em tabelas e campos, um monte de teclas de atalho. Não é o mais completo, mas tem muita coisa que os melhores não tem.
O DBVisualizer é bom para gerenciar os dados, para gerenciar a base, iniciar e derrubar o banco e coisas assim, só usando a ferramenta do próprio banco.
O legal é a quantidade de variedade em ferramentas.
Eu não conhecia o Acqua e nem o DBVisualizer. Vou fazer o download deles e testar, mas como sou apaixonado pelo QuickDesk p/ o Firebird no Windows, dificilmente vou largar dele
Pra MySQL e PostgreSQL as melhores que eu conheço são as ferramentas da EMS, apesar de serem pagas vale a pena.
Pra Oracle eu uso aqui na empresa o SQL Navigator da Quest Software, que também é pago [e muito beeeem pago], é um excelente software. Esse eu não acho que vale tanta pena assim pagar.
[quote=“Luca”]Olá
O DBVisualizer é bom para gerenciar os dados, para gerenciar a base, iniciar e derrubar o banco e coisas assim, só usando a ferramenta do próprio banco.
[]s
Luca[/quote]
Eu tenho Oracle 9i e 8i aqui na empresa, mas não estou conseguindo achar onde baixar os JDBC Drivers…alguma dica?
[quote=“diego_sl”][quote=“Luca”]Olá
[]s
Luca[/quote]
Eu tenho Oracle 9i e 8i aqui na empresa, mas não estou conseguindo achar onde baixar os JDBC Drivers…alguma dica? :D[/quote]
O Fábio tem razão. Se você quer trabalhar com Oracle independente do sistema operacional (e ter X ou não instalado) aprenda a usar o SQLPlus que faz mais do que só com a interface gráfica.