[quote=faelcavalcanti]no eclipseplugincentral você encontrará 43.
mas qual o seu caso, o que voce necessita ? avaliar, exportar e publicar ou um trabalho preventido ?
apoio a métricas funcionam bem como um intermédio de uso avaliativo e preventivo para integração contínua.
editado: adição da palavra preventivo[/quote]
é que assim
to fazendo um tcc que é aplicação de métricas no metodo Scrum
e queria colocar um capitulo de ferramentas que podem facilitar essa busca de métricas
métricas em geral, podendo utilizar diversos métodos, até porque estou começando agora e to meio perdido
levante ao menos qual escopo você pretende atacar, pois existem vários espectros que poderiam ser contemplados como em métricas para gerenciamento de risco, produtividade, testes, arquitetura, etc.
Bom cara, Scrum e XP nasceram um pro outro (romântico naum? rsrsrs) Assim, a meu ver vc consegue ótimos resultados com SCRUM + XP + TDD. O próprio TDD lhe provê certas “metricas”, ae vc pode usar o MAVEN para gerar relatórios e dashBoards de métricas conhecidas através de plugins quase que plug n´play, digamos assim. Onde trabalho constumamos trabalhar assim. Vc não tem uma gama de ferramentas para todas as necessidades, mas consegue medir o quanto seu sistema está acoplado, medir a quantidade de dependências e quais são, ferramentas de code coverage, que lhe dizem a cobertura de seus testes na aplicação, etc, etc. Parte das outras métricas podem ser deduzidas das primeiras.
[quote=mateushim]ta sendo um pocuo dificil de encontrar…
tirando essas ai do link que me enviase, sabe algumas outras?? pode ser voltada para teste também
obrigado[/quote]
então, como você mencionou uso de métricas a partir do scrum, existem diversas ferramentas que atigem objetivos mais específicos como montagem do backlog de uma sprint e acompanhamento desta a partir de indicadores, como no caso do burndown chats, ilustrando uma forma de medir por exemplo o velocity do time.
você encontrará inúmeras aqui destacadas no delicious, mas destacaria o firescrum, pois achei simples, legal objetivo e intuitivo, que é foi desenvolvido por uma galera massa daqui de recife, com algumas colaborações.
não sei quais indicadores você quer, mas como você mencionou apenas ferramentas no modismo do scrum se resume a mais ou menos isto. outras métricas a partir de cobertura de testes e auditoria de estilo de código por exemplo não caracterizam o uso do scrum.
scrum não substitui gerencia de projetos, apenas complementa.